Veja 5 praias tranquilas no Nordeste brasileiro para viajar com a família

Viajar com a família e com crianças sempre nos faz pensar em destinos mais calmos. E quando falamos em praias, quase sempre, acabamos lembrando do Nordeste. Então, se a gente juntar isso tudo em uma conta só, a gente acaba buscando pelas praias tranquilas no Nordeste brasileiro. Certo?

Se esse é o seu pensamento, saiba que está no lugar certo. A gente acabou de preparar uma matéria muito bacana para falar de 5 praias de lá que são paradisíacas e, ao mesmo tempo, desconhecidas. Logo, pode ser o lugar ideal para quem quer descansar e curtir a família. Mas, cuidado porque nem todo mar é calmo, viu.

1 – Vila do Preá (CE)

A primeira das praias tranquilas no Nordeste que trouxemos aqui fica no Ceará. A Vila do Preá é uma aldeia de pescadores que está localizada no sertão nordestino. Logo, o que você vai encontrar lá é um verdadeiro cenário que muita gente só vê em filmes.

Ou seja, ruas de terra, casinhas humildes, mas muita gente animada o tempo todo. Inclusive, a maioria dos moradores de lá sempre estão disponíveis para uma boa conversa. O povoado fica a pouco mais do que 20 quilômetros de Jericoacoara.

Entre os diferenciais, a gente pode falar da beleza natural mesmo, sem deixar de lado a simplicidade de um povo alegre. Tem coqueiros, lagoas, mar, dunas. E você ainda poderá degustar peixes, camarões, lagostas e frutos do mar.

2 – Tamandaré (PE)

Agora temos um paraíso perdido em Pernambuco. Logo, quem quer um lugar pouco conhecido nesse estado deve considerar Tamandaré. Então, se você procura por “sossego”, “descanso” e “silêncio”, saiba que esse pode ser o lugar ideal para você passar as próximas férias.

Em termos de beleza natural, considere que as praias são sempre pano de fundo para produções de novelas e cinemas. O mar tem aquele azul turquesa, com coqueiros e corais, que formam as piscinas naturais quando a maré baixa.

Já entre os pontos turísticos de Tamandaré, a gente pode falar da Praia dos Carneiros, da Capela de São Benedito, da Igreja de São José e também da Bulha D’água, que é uma cachoeira de 10 metros de altura no meio da Mata Atlântica.

3 – Luís Correia (PI)

No Piauí, a gente tem a cidade de Luís Correia, que é a região que concentra o maior número de praias de todo estado. Mas, calma. Mesmo assim, estamos falando de mais uma das praias tranquilas no Nordeste, viu. Inclusive, algumas áreas são consideradas “intocadas”.

Por exemplo, se você está por perto procure a Praia do Arrombado, que tem esse nome devido as ondas que batem forte na areia. Obviamente, o mar é agitado, sendo que o lugar acaba sendo um dos preferidos dos praticantes de esportes aquáticos.

Já entre os meses de fevereiro e abril é muito comum ver as tartarugas de pente, que aparecem para a desova. Ah, por lá você também poderá ver os Peixes-Boi.

4 – Barra de Camaratuba (PB)

Também no Nordeste brasileiro, temos a Paraíba. E na Paraíba podemos falar da Barra de Camaratuba, que é uma ótima alternativa para o Carnaval ou Ano Novo. Isso se você está em busca das praias tranquilas no Nordeste, obviamente.

Imagine só um lugar onde as horas passam devagar, onde não há um bom sinal de internet e ao mesmo tempo se encontra a paisagem da Mata Atlântica. Assim é esse lugar que citamos agora. Inclusive, sem falar ainda das dunas, lagoas e dos manguezais.

Durante a maré baixa, você também poderá ver o cruzamento da foz do rio Camaratuba. Já durante o ano todo dá para conhecer as aldeias indígenas Potiguaras. Por fim, saiba que o mar tem ótimas ondas para a prática do surfe, inclusive, o lugar é sede de campeonatos.

5 – Porto de Pedras (AL)

Será que existe alguma possibilidade de citar as praias nordestinas sem falar de Alagoas? Obviamente, não. Isso porque o lugar é um dos mais belos do país todo. Assim, Porto de Pedras acaba sendo um verdadeiro refúgio para muita gente que busca praias reservadas.

Mas, outro ponto interessante é que além das praias você vai encontrar também muitas construções coloniais além de uma gastronomia muito rica. Também acaba sendo alternativa para fugir das badaladas praias do Carnaval e do Ano Novo. Por lá, o mar é calmo e morno.

Por isso, acaba sendo um dos melhores destinos para viajar com a família e com crianças. Se você for para lá, lembre-se de passar pelo Santuário do Peixe-Boi, de onde dá para ver os animais em seus ambientes naturais.

Sobre viajar no verão

Para terminar a matéria sobre as praias tranquilas no Nordeste, considere que temos uma próxima indicação de leitura. Recentemente, a gente falou sobre as opções de praias que existem para quem vai viajar no verão. Assim, pensamos no Nordeste e no Litoral Paulista.

praias tranquilas no Nordeste brasileiro

Logo, a matéria acaba falando um pouco mais sobre cada uma das regiões, que possuem ótimas praias, mas há diferenças também. Por exemplo, em São Paulo, a gente tem nomes como de Ilhabela, Guarujá e Santos. Ótimas para quem busca badalação e agito.

Já no Nordeste, temos tudo o que falamos aqui e mais, como Salvador e Fortaleza. Os grandes diferenciais estão na cultura, nas comidas típicas e na diversificação das paisagens. Inclusive, falamos um pouco disso tudo acima.

Se você quiser saber mais sobre as viagens de verão pode ler a matéria que fizemos e está indicada acima, com o título de “litoral paulista ou nordeste brasileiro”.