Por que o avião é um dos meios de transporte mais seguros de todos? 3 motivos!

Sempre que um acidente aéreo acontece, a maioria das pessoas fica aterrorizada e a sensação de insegurança em viajar de avião aumenta. Contudo, você sabia que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo?

E você sabia que a chance de um avião cair é de 1 em 8 milhões? Segundo dados e estatísticas, é mais seguro viajar de avião do que atravessar uma rua! Mas, se pra você os  números e dados não dizem nada, trouxemos no artigo de hoje uma série de motivos que vão te convencer da segurança em voar. Acompanhe!

1 – Tecnologia de ponta

Grande parte da enorme segurança em se viajar de avião vem da tecnologia. Presente em todos os componentes dos aviões, é ela quem permite que essas gigantes latas de metal saiam do chão, voem e pousem no aeroporto de destino sem nenhum problema.

Os sistemas de navegação, por exemplo, permitem que cada um, dos milhões de aviões cruzando os céus ao mesmo tempo, sejam localizados com precisão e informados caso algo saia do comum e alguma medida tenha que ser tomada.

Quanto a questão clima, todos os aviões são equipados com radares meteorológicos que indicam as condições do tempo e emitem alertas caso haja a probabilidade de precipitação(chuva), indicando, inclusive, se há a possibilidade de turbulência.

Além disso, sistemas anti-ice impedem que haja a geração de gelo na estrutura dos aviões e sistemas de backup garantem controle dos motores mesmo em situações gravíssimas. Assim, não importa as condições, a tecnologia garante máxima segurança.

2 – Controle severo

Mas, a segurança dos aviões não depende apenas da tecnologia. Por trás dela existe um controle severo que já começa na fabricação e permeia o dia a dia de pousos e decolagens das gigantes caixas de metal.

Para se ter uma ideia, antes de ser efetivamente utilizado, cada avião e cada uma das suas poltronas, sistemas, motores, tudo… É testado e retestado, passando por um minucioso processo de certificação que exige que cada um dos componentes estejam dentro de normas severas.

No dia a dia, antes de cada decolagem e depois de cada pouso, tudo é novamente testado e conferido por uma equipe especializada. Se qualquer componente apresentar problemas, o voo é atrasado ou até mesmo cancelado, mas um avião jamais deixa o solo sem que tudo esteja funcionando normalmente.

Enquanto no ar, uma equipe controladora em solo acompanha o voo, prestando todo o auxílio necessário e pronta para agir em caso de qualquer imprevisto.

3 – Treinamento rigoroso

Se você pensa que, para se tornar um piloto, basta passar pelo processo convencional de retirada da carteira de habilitação, está completamente enganado.

Antes de assumirem o controle de um avião, os pilotos passam por anos de treinamento que incluem sistemas de simulação ultra realistas e algumas companhias aéreas ainda exigem que o piloto passe por uma graduação de, no mínimo, dois anos.

Mas além do piloto, todos os tripulantes em um avião passaram por um processo de treinamento e certificação rigoroso antes de chegaram ali. As equipes em terra, que incluem os controladores de voo, mecânicos, etc, também são extremamente bem treinados.

Dessa forma, unindo tecnologia de ponta e controle e treinamento rigorosos, o avião conquistou o seu título de meio de transporte mais seguro de todos.