Veja 7 pontos turísticos em Barcelos (AM)

Barcelos é um município que fica a 500 quilômetros da capital do Amazonas, Manaus. O lugar é considerado com ótima localização para o turismo da pesca e o contato com a natureza. Se você vai para lá, conheça alguns pontos turísticos em Barcelos.

A cidade tem uma vegetação exuberante, com formações de rochas, cachoeiras, praias e correntezas. Barcelos é chamado por muitos como o lugar mais incrível do ponto de vista fluvial: é um cenário paradisíaco. A área total é de mais de 120 mil quilômetros quadrados e isso faz de Barcelos a maior cidade do país e a segunda maior do mundo.

Mesmo que ainda não seja tão conhecida como Manaus, Barcelos tem um aeroporto próprio, a 370 quilômetros da capital e comporta vários tipos de aviões. A cidade tem 26 mil habitantes e os pontos turísticos impressionam. Saiba mais sobre eles!

1 – PESCA ESPORTIVA

A primeira coisa que a gente tem que falar é sobre a pesca esportiva. É, sem sombra de dúvidas, o principal atrativo de Barcelos. A cidade tem espécies raras de peixes ornamentais, sendo um lugar de encontro para quem gosta da atividade.

Por lá, a pesca acontece nas águas do Rio Negro. E um dos peixes mais buscados por turistas brasileiros e internacionais é o tucunaré-açu, que pode ter até 1 metro de comprimento.

2 – CACHOEIRA DO ELDORADO

Outro dos pontos turísticos em Barcelos para conhecer é a Cachoeira do Eldorado. Ela fica dentro do parque da Serra do Aracá e é a mais alta queda d’água do Brasil. Só isso já coloca a cidade como lugar incrível para visitar, né. Ainda mais se você curte a natureza.

Por lá dá para ver a água que despenca em linha reta em uma altura de mais de 360 metros, o que dá um prédio de 126 andares. E, no solo, a água forma uma piscina natural rodeada de paredões rochosos e verdes.

3 – PASSEIOS DE BARCO

Também para quem gosta de água, saiba que dá para fazer muitos passeios de barco em Barcelos. Inclusive, tem muita gente que faz isso para passar um dia todo em uma praia ou ilha. E, depois, retornam de barco também.

Aliás, anote aí alguns nomes. Os bandeirinhas são aqueles que dirigem as voadeiras. Elas são como barcos que transitam pelos afluentes e pelas margens do Rio. O ideal é fazer o passeio com alguém que conheça o lugar.

4 – PRAIA GRANDE

A Praia Grande é uma cidade do interior paulista. Mas, no Amazonas todo mundo lembra de uma área de lazer que fica à beira do Rio Negro. Ela é muito procurada pelos turistas que querem o refresco das águas escuras do Rio.

O Rio Negro tem o nome por conta de ter a água mais escuras mesmo e isso não é sinal de sujeira. Quando ele está em baixa, as pessoas podem encontrar quiosques e barraquinhas que vendem petiscos e bebidas.

5 – PRAIA DO GOVERNADOR

Como Barcelos é considerado o maior arquipélago fluvial do mundo, a gente não tem como não destacar outras praias como principais pontos turísticos em Barcelos, né. Então, vamos falar um pouco da Praia do Governador agora.

Fica na Ilha do Governador mesmo. E é ótima para quem quer passar em família. Dá para fazer churrasco e tudo mais. A dica é sempre combinar com os bandeirinhas porque eles cobram valores maiores já que a distância é mais longa do que a Praia Grande.

6 – PARQUE ESTADUAL DO ARACÁ

O Parque Estadual do Aracá é a tradução de tudo o que se pode encontrar em Barcelos. Tem uma natureza incrível, com vistas imperdíveis e cenários para as melhores fotos da sua vida. Inclusive, é uma boa ideia para quem precisa atualizar o álbum de fotos.

Outro detalhe é que por lá dá para encontrar animais silvestres, como os pássaros.

7 – FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL

Para fechar a nossa lista de pontos turísticos em Barcelos, saiba que por lá tem o Festiva do Peixe Ornamental. Ele sempre acontece no último fim de semana de janeiro. E é quando a cidade fica mais cheia de gente e alegria.

Nesse festival existem competições de dança, de jogos, de apresentações, de músicas e todo tipo de entretenimento que você imagina.

Conheça o Festival de Parintins, que acontece no Amazonas

Por que visitar Barcelos?

Se você leu todos esses pontos turísticos em Barcelos e ainda ficou em dúvida, saiba que a sua visita vale a pena. A cidade é maior do país, a segunda do mundo, tem a maior queda d’água do Brasil e é o maior arquipélago fluvial do mundo.

Por isso, é um destino de viagem incrível para se fazer no Brasil. Por lá, você também deve saber que vai ouvir falar dos peixes ornamentais, dos passeios ecológicos, das ilhas, cachoeiras, etc.

Sendo que há trajetos fluviais que chegam de barco de várias regiões próximas. Por outro lado, para quem quer menos aventura, dá para chegar de avião também, especialmente vindo de Manaus, a capital do estado.

Mais uma dica sobre viajar para Barcelos é sobre o clima. Por lá, como estamos falando de uma região amazônica, considere que o clima é predominantemente tropical. Assim, as temperaturas são bem altas, variando de 28º C até 38º C. A noite a temperatura é mais agradável.

Assim sendo, prepare a sua mala com roupas leves, curtas, confortáveis e que permitem passeios, caminhadas e o sol. E não se esqueça dos óculos de sol, dos bonés, do protetor solar e do biquinho.