Saiba quais são os 7 principais pontos turísticos de Atenas, na Grécia

Todas as vezes que formos falar da história da sociedade e da civilização ocidental vamos acabar chegando, alguma hora, até a cidade de Atenas. Isso porque a cidade grega tem um acervo muito grande de cultura e história. Por isso, listamos os pontos turísticos de Atenas que você deveria conhecer na sua próxima viagem ao país.

Aliás, leve em conta que estamos falando de uma região que foi berço para conceitos que conhecemos e usamos até hoje, como: democracia. Além do mais, usamos muitas palavras que vem do grego e são traduzidas para o nosso idioma. Atenas é uma cidade milenar que merece a sua visita, inclusive, por conta desses pontos turísticos que vamos citar.

1 – Jardim Nacional de Atenas

De verdade, não dá para ir para Atenas e não conhecer o Jardim Nacional de lá. Apesar de aqui no Brasil termos ótimos jardins, saiba que o de Atenas tem os seus diferenciais. Como o fato de estar ao lado do Parlamento Grego, na praça Syntagma.

Para quem gosta de história, o lugar foi fundado no século 19 pela primeira rainha grega, Amalia. É um lugar muito indicado para quem gosta de paz, natureza e até mesmo tartarugas.

2 – Plaka

Outra boa ideia de ponto turístico na Grécia que temos é Plaka. O lugar ateniense é daqueles que vão render ótimas fotografias da sua viagem. É para quem gosta de casinhas floridas, ruas apertadas e a simbologia de uma vila.

Atualmente, a região tem muitos restaurantes focados em uma gastronomia de qualidade e alto padrão. Ótimos para quem quer conhecer a culinária grega. Afinal, a comida de lá vai além do arroz à grega, que a gente conhece por aqui.

3 – Museu Nacional de Arqueologia

Mais um dos pontos turísticos de Atenas que é para quem gosta de história e cultura. O Museu Nacional de Arqueologia é um dos mais importantes do planeta todo. O motivo é que ele tem por lá a história das antigas civilizações, que foram uma das primeiras a existirem no mundo.

Os vestígios contam histórias de milhares de anos e vão além da Grécia Clássica. Por lá, você vai encontrar também um pouco do período neolítico.

pontos turísticos de Atenas

Aqui também vale citar o Museu de Benaki, que é um dos principais da cidade. Ele é do século 19, sendo que tem 3 andares e um acervo de tesouros que são da Era do Bronze chegando até a Segunda Guerra Mundial. Tem itens bizantinos também, além de ferramentas gerais.

4 – Ágora Antiga

Quem já estudou ao menos um pouco da história antiga da Grécia já ouviu falar das ágoras, certo? Isso porque esses lugares são como o coração de uma região grega. E também faz parte da cultura ateniense.

Se você não sabe, considere que eram nesses lugares que ficavam os “administradores” da cidade, na época clássica. Por lá também acontecia todo convívio social dos moradores locais e não apenas dos políticos.

Atualmente, o lugar está em ruínas. Mas, dá para ver um museu, igrejas bizantinas e até o Templo de Hefesto, que é um dos mais bem-preservados do mundo.

5 – Templo de Poseidon

Também é muito provável que você tenha conhecido um pouco da mitologia grega quando ainda estava na escola. Por isso mesmo, sabe que isso é de suma importância para entender vários acontecimentos históricos mundiais.

Mas, para encurtar a conversa, saiba que em Atenas tem o Templo de Poseidon, que é um dos principais monumentos da idade de ouro do lugar. Ele fica bem localizado no Cabo Sounion. Poseidon é o Deus dos mares e o templo fica a 60 metros de altitude.

6 – Acrópole de Atenas

O próximo dos pontos turísticos de Atenas que trouxemos aqui é justamente a Acrópole, também muito falada nos livros de história. Ela foi construída em 450 antes de Cristo e é um patrimônio mundial da Unesco hoje em dia.

Além de ser a acrópole mais antiga do mundo, ela envolve o Parthenon e o Museu de Acrópole. Para quem não sabe, o termo se refere a uma parte da cidade ateniense que foi construída no ponto mais alto da região. Durante mais de 1.000 anos, o lugar foi o centro político e militar de Atenas.

Conheça 6 pacotes de viagens para a Europa baratos – abaixo dos R$ 4 mil

7 – Licabeto

Imagine só um monte que fica acima da capital da Grécia. Isso daria uma ótima visão geral da cidade, não acha? Assim é o Licabeto, que tem um clima muito ameno no verão. Aliás, para chegar até lá só de teleférico, viu. Mas, isso não leva mais do que 3 minutos.

Hoje em dia, também está sendo possível fazer o caminho em uma trilha, o que tem sido a opção de escolha de muitos turistas, que querem aproveitar melhor a paisagem. Lá em cima você poderá encontrar a Capela de São Jorge, que é do século 19.