Localizada a menos de 100 quilômetros das históricas e conhecidas São João del-Rei, Tiradentes e Lavras, a pacata Carrancas, tem se tornado famosa pelo grande número de cachoeiras, nascentes, poços, grutas e piscinas naturais.
A pequena cidade de quase 4 mil habitantes vem ganhando espaço no circuito turístico dos viajantes, principalmente pelos amantes do ecoturismo. Carrancas foi eleita pela Revista Encontro de Belo Horizonte, em 2008, como a 4ª Maravilha de Minas Gerais.
Com objetivo de facilitar a vida dos visitantes na terra das cachoeiras, o local foi dividido em 7 setores, entre eles o Complexo da Vargem Grande, onde se encontra a memorável Poço da Esmeralda.
As aparências enganam
O Complexo da Vargem Grande está localizado a 9 quilômetros do centro de Carrancas.
É uma das regiões com menos atrativos naturais, mas em compensação, é um dos mais lindos.
Por não possuir transporte público é necessário ter meio de locomoção para chegar no local.
A estrada possui placas de sinalização, o que facilita bastante para achar a entrada.
Por estar localizado em um terreno particular é cobrado apenas um valor simbólico. Sendo disponibilizado grande estacionamento e um bar com opções de lanches e refeições.
Para chegar aos Poços da Vargem Grande e Cachoeira da Esmeralda é necessário seguir uma trilha bem tranquila, com apenas 1,5 quilômetros de caminhada.
No percurso, o aventureiro tem a oportunidade de apreciar piscinas, duchas naturais e cascatas, também.
Os Poços da Vargem Grande
Uma série de corredeiras com pequenas quedas d’água geram belas piscinas naturais, formando um agrupamento de poços.
A fim de encontrá-los, siga pela trilha a margem do riacho e com apenas alguns metros já avistará as primeiras águas para banho.
No topo do primeiro morro, é possível contemplar o Poço Três Irmãos, um ótimo lugar para se mergulhar, além de possuir uma vista maravilhosa do Complexo.
Seguindo a trilha pelo lado esquerdo, você passará por duas entradas em direção as piscinas, Poço Beija-Flor e Poço louva Deus
Mais adiante, está um dos pontos mais famoso do complexo: O Poço da Esmeralda.
Cachoeira da Esmeralda
A grande atração do Complexo da Vargem Grande é sem dúvidas a Cachoeira da Esmeralda, formada por um poço de água cristalina, com uma tonalidade verde impressionante, que faz jus ao nome.
Como a cor esverdeada tem mais destaque no período de 11 horas às 14 horas, quando o sol está a pino, após esse horário, a vegetação fechada encobre os raios solares.
Ao redor possui uma área com volumosa vegetação, deixando o cenário bastante encantador.
Por conta disso, a piscina natural vive muito a sombra, o que a torna bem gelada, típico de águas entre matas.
É possível nadar tranquilamente já que a queda d’água não é grande, pois o poço formado possui bastante espaço para poder mergulhar e brincar.
Alguns pontos são bem fundos, o que acaba necessitando de uma atenção redobrada para quem não sabe nadar.