Planejamento de viagem de ônibus para a praia – tudo o que você tem que saber

Para qualquer viagem que vamos fazer, a recomendação é ter um bom planejamento. O motivo é simples: isso permite uma melhor organização das malas e até mesmo dos passeios ou atividades. Hoje, falaremos sobre o planejamento de viagem de ônibus para a praia.

Até mesmo porque planejar uma viagem pode parecer um processo único. No entanto, muita coisa muda quando se considera as variações. Por exemplo, quantas pessoas vão, em qual meio de transporte, quando e com qual orçamento? A gente vai ver um pouco disso tudo.

E isso porque nem falamos da hospedagem. Então, vamos com calma. A gente vai estudar ideias para que você consiga formar o seu melhor orçamento da viagem. Até mesmo porque se você está lendo essa matéria é porque se preocupa com o bem-estar de todos os viajantes.

O que é comum em todo planejamento

Se a gente deixar um pouco de lado a questão estarmos estudando um planejamento de viagem de ônibus para a praia e pensarmos apenas em uma viagem qualquer, o que vamos pensar primeiramente? Nos pontos comuns que citamos acima.

Logo, você tem que saber sobre a sua partida e destino. Depois, sobre o transporte e hospedagem. E também entra a alimentação e os passeios. Tudo isso passa ainda pelo orçamento que será preciso ter e as formas de pagamento.

Aliás, quando você vai viajar mesmo? Com quem? Essas perguntas também importam, de fato. E tudo isso ajuda na hora de realizar uma viagem mais segura. Inclusive, se surgir imprevistos você estará mais preparado para contorna-los.

O que não é comum para todas as viagens

Como você deve ter notado, nós estamos falando sobre uma viagem de busão, correto? Esse é um ponto diferencial a ser estudado ponto a ponto. E pode ser que a sua resposta seja simples: “uma viagem de ônibus é sempre uma viagem de ônibus”.

Obviamente que sim. No entanto, é preciso considerar que existem vários tipos de ônibus, os preços das passagens, as rotas, as acomodações e até mesmo as opções de alimentações durante a viagem. Então, esse é um ponto não comum para todas as viagens.

No seu planner de viagem, você pode criar uma parte separada para estudar essas especificações. Por exemplo, veja a importância: se for uma viagem muito longa, o ideal é pensar em um ônibus bastante confortável. E ter TV e ar-condicionado podem ser diferenciais.

Sendo assim, nós listamos abaixo alguns tópicos que não entram na lista do que é comum em um planejamento de viagem qualquer. Assim, a ideia é que você consiga pensar mais detalhadamente na sua viagem de ônibus para a praia, ok?

O roteiro

O que queremos dizer com o roteiro é o seguinte: para onde você vai e como vai se locomover por lá? Esse é um dos primeiros e mais importantes passos para fazer o planejamento de viagem de ônibus para a praia.

Aqui não temos respostas únicas, está bem? Saiba que dá para sair da capital de São Paulo e ir para o Guarujá ou Bertioga, por exemplo, sem problemas. Ou dá para sair do interior do estado para o mesmo destino.

O legal é pensar onde você estará hospedado e como vai chegar até o hotel e depois até a praia. Geralmente, a gente tem opções baratas, como ir a pé (quando a distância é curta) ou de Uber (para distâncias maiores).

As passagens

O próximo ponto é sobre comprar as passagens de ônibus. Você sabia que hoje em dia dá para fazer isso sem sair de casa e usando o celular? Sim, há muitos sites confiáveis para comprar passagens de ônibus – assim como acontece como as passagens aéreas.

Melhores sites para comprar passagens de ônibus online? Confira os 5 principais

Um ponto a ser estudado é saber se vale a pena comprar assentos diferenciados ou não. Se dá para escolher empresas ou não. Se vale a pena comprar a passagem de volta também ou não. Há vários pontos a serem observados.

Lembrando que quase sempre dá para dividir a compra das passagens no cartão. Ah, e comprar pela internet dá a vantagem de poder escolher o assento, além do melhor dia e horário também.

As roupas

Sim, sim, sim. As roupas também é um ponto importante a ser observado. Assim como as malas. Elas precisam ser “adequadas” ao tipo de transporte que você fará. E tudo vai depender da sua cidade de partida e chegada, também.

Mas, de modo geral, os ônibus que vão para lugares mais distantes costumam ter ar-condicionado instalado. Assim, uma roupa mais leve é viável e não é necessário ir com roupas de frio. De qualquer modo, vale a pena estudar sobre isso antes.

Planejamento de viagem de ônibus para a praia

Já sobre as malas, considere que a viagem de ônibus permite uma maior flexibilidade – se comparado com as viagens aéreas de avião. Mesmo assim, não se recomenda ficar com muita bagagem para evitar problemas, confusão e o carregamento de peso desnecessário.

O entretenimento

E para fechar o assunto do dia, sobre o planejamento de viagem de ônibus para a praia, considere que você deve pensar na opção de entretenimento também. Como assim? Se for uma viagem bem curtinha, de minutos, isso não é tão importante.

No entanto, uma viagem do interior para a praia pode levar mais do que horas. Logo, dá para pensar em formas de passar o tempo. Você até pode gostar de dormir na viagem e isso é bem legal. Mas, nem sempre vai ter “sono”. Assim, busque alternativas.

Entre elas têm os games e eletrônicos, mas eles podem ficar sem bateria. Então, pense também em livros físicos, que podem ser bem interessantes nesse momento.