O primeiro passo para poder fazer uma viagem internacional é retirada do passaporte, já que alguns países esse documento é obrigatório para a entrada no território.
Em 2017 fizeram alguns ajustes no processo de solicitação que simplificou ainda mais a retirada desse documento e nesse passo a passo iremos explicar como solicitar e emitir o passaporte brasileiro junto a Polícia Federal.
Documentação necessária para requerimento
A primeira coisa é ter em mente que são necessários muitos documentos para fazer o pedido. Então, anote aí.
O Documento de Identidade (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, etc.) e o CPF (Caso o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original).
Também é preciso ter a Certidão de Casamento (se houve alteração no seu nome), o Passaporte anterior, se houver e o Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU.
Já a consulta à situação eleitoral e ao serviço militar será feita online no momento do atendimento.
Por último, ainda tem o Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
Lembrando que todos os registros deverão ser originais.
Preencha a solicitação no site da Polícia Federal
O site da Policia Federal possui preenchimento de formulário bem simples.
São 4 telas que devem ser adicionados os dados pessoais, documentos, informações complementares (profissão, e-mail e endereço) e revisão dos dados informados.
Na última tela do formulário, o site dará a opção para escolher a cidade e o posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) em que deseja ser atendido para entregar a papelada pessoalmente e receber o passaporte em mãos.
Por fim, será gerado um número de protocolo e um boleto com a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.
Pague a taxa da emissão
Atualmente a taxa é de R$ 257,25 e o pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancaria ou correspondentes.
Lembrando que é necessário o pagamento para emissão do passaporte brasileiro.
O agendamento na polícia Federal só poderá ser feito após o pagamento do boleto e a compensação do mesmo. Esse processo pode levar até 3 dias úteis após o pagamento
Leve os documentos para o atendimento presencial
Munido dos documentos exigidos (etapa 1), compareça ao posto da DPF escolhido, no dia e horário agendados (com 15 minutos de antecedência).
Por segurança, leve também o boleto, o comprovante de pagamento, o número do protocolo e o comprovante de agendamento.
Ao ser atendido, irão conferir os dados preenchidos no formulário e serão coletadas as impressões digitais, assim como assinatura.
Também será feito obrigatoriamente uma fotografia facial, sendo assim não é preciso levar uma fotografia 3×4.
Comparecer ao posto para receber passaporte
Após o atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após seis dias úteis e só será entregue pessoalmente e somente ao seu titular.
A retirada será no mesmo local da solicitação e nos horários indicados pelo atendente, sendo necessário a apresentação de um documento de identificação, de preferência o mesmo usado no dia do requerimento.