Passo a passo para tirar um passaporte brasileiro

O primeiro passo para poder fazer uma viagem internacional é retirada do passaporte, já que alguns países esse documento é obrigatório para a entrada no território.

Em 2017 fizeram alguns ajustes no processo de solicitação que simplificou ainda mais a retirada desse documento e nesse passo a passo iremos explicar como solicitar e emitir o passaporte brasileiro junto a Polícia Federal.

Documentação necessária para requerimento

A primeira coisa é ter em mente que são necessários muitos documentos para fazer o pedido. Então, anote aí.

O Documento de Identidade (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, etc.) e o  CPF (Caso o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original).

Também é preciso ter a Certidão de Casamento (se houve alteração no seu nome), o Passaporte anterior, se houver e o Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU.

Já a consulta à situação eleitoral e ao serviço militar será feita online no momento do atendimento.

Por último, ainda tem o Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Lembrando que todos os registros deverão ser originais.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

O site da Policia Federal possui preenchimento de formulário bem simples.

São 4 telas que devem ser adicionados os dados pessoais, documentos, informações complementares (profissão, e-mail e endereço) e revisão dos dados informados.

Na última tela do formulário, o site dará a opção para escolher a cidade e o posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) em que deseja ser atendido para entregar a papelada pessoalmente e receber o passaporte em mãos.

Por fim, será gerado um número de protocolo e um boleto com a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

Pague a taxa da emissão

Atualmente a taxa é de R$ 257,25 e o pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancaria ou correspondentes.

Lembrando que é necessário o pagamento para emissão do passaporte brasileiro.

O agendamento na polícia Federal só poderá ser feito após o pagamento do boleto e a compensação do mesmo. Esse processo pode levar até 3 dias úteis após o pagamento

Leve os documentos para o atendimento presencial

Munido dos documentos exigidos (etapa 1), compareça ao posto da DPF escolhido, no dia e horário agendados (com 15 minutos de antecedência).

Por segurança, leve também o boleto, o comprovante de pagamento, o número do protocolo e o comprovante de agendamento.

Ao ser atendido, irão conferir os dados preenchidos no formulário e serão coletadas as impressões digitais, assim como assinatura.

Também será feito obrigatoriamente uma fotografia facial, sendo assim não é preciso levar uma fotografia 3×4.

Comparecer ao posto para receber passaporte

Após o atendimento, o passaporte estará disponível para entrega após seis dias úteis e só será entregue pessoalmente e somente ao seu titular.

A retirada será no mesmo local da solicitação e nos horários indicados pelo atendente, sendo necessário a apresentação de um documento de identificação, de preferência o mesmo usado no dia do requerimento.