Anote esses 7 passeios para crianças em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha

Viajar com a família é tudo de bom. No entanto, muitos pais têm sofrido com a falta de opções para crianças. Sendo assim, hoje seremos bastante assertivos: conheça alguns dos melhores passeios para crianças em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Lembrando que essa região fica na famosa Serra Gaúcha, que tem paisagens maravilhosas e passeios indicados para todo tipo de criança, das mais aventureiras até mesmo aquelas que não gostam tanto assim de passeios com emoção.

Por exemplo, dá para passear em 4×4, degustar biscoitos amanteigados e até mesmo amamentar as ovelhas. Viu que incrível? Então, saiba mais sobre essas opções de passeios.

1 – Trem do Vinho

Na verdade, essa primeira dica não é apenas para crianças, obviamente. Tem muito adulto que sempre quis fazer um passeio de Maria Fumaça, não é mesmo? Saiba que lá em Bento Gonçalves dá para fazer isso no trajeto da Serra Gaúcha.

Há várias empresas de turismo que fazem tal passeio se tornar real. O trajeto vai de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa e com direito à volta para o mesmo lugar de partida. Dessa forma, os viajantes passam por lugares incríveis, sendo que dentro há uma verdadeira festa – com degustações.

Geralmente, os passeios acontecem o dia todo, em 5 horários alternativos. Os preços variam conforme a época do ano e o número de pessoas. Além disso, recomenda-se falar com a agência de turismo local para saber mais.

2 – Casa das Ovelhas

Se você em alguns dos passeios para crianças em Bento Gonçalves que seja focado em aventura e aprendizagem, saiba que a Casa das Ovelhas não pode ficar de fora. Sendo assim, saiba que ela fica na rota chamada de Caminhos de Pedra, que tem muito encanto e atrativos.

O lugar é uma fazenda, com um casarão original de 1971. Por lá tem a produção de laticínios e os parques de vivencia. Também dá para participar de eventos de degustação dos produtos feitos lá. Com isso, as crianças se divertem com o pastoreio e a amamentação das ovelhas.

As atrações são diárias e sempre acompanhadas por guias, tutores e monitores. O primeiro horário parte das 9 horas e tem duração de pouco mais do que 1 hora.

3 – Colheita da Uva

Outra atração muito educativa para os pequenos pode ser feita em várias vinícolas da região. Uma delas é a Cainelli, que é bastante indicada para famílias. Ali, os donos contam histórias antigas, desde aquelas das chegadas dos imigrantes.

O mais legal é que lá tem um Museu com peças da época. E o diferencial mesmo vem do coral de senhoras italianas que cantam músicas tradicionais. Dessa forma, o visitante ainda poderá passar pelas parreiras, fazer passeios de tuk tuk e participar da colheita e da pisa da uva.

Geralmente, as atividades acontecem entre janeiro e março, na época da Vindima. Em outras épocas do ano há outras atrações, como a Festa do Pinhão.

4 – Ecomuseu da Cultura do Vinho

O Ecomuseu da Cultura do Vinho Dal Pizzol é um dos lugares mais atrativos para as crianças de toda a Serra Gaúcha. Ele fica na Rota das Cantinas Históricas e tem uma grande área, com lago e animais soltos, para as crianças se divertirem.

Tem um parquinho de madeira e conta um pouco sobre a história do vinho, das vinícolas da região e até mesmo do Vinhedo do Mundo, que é um parreiral com 400 variedades de uvas de mais de 25 países. Curiosamente, essa é uma das 3 principais propriedades privadas da América Latina.

O parque abre todos os dias, inclusive, aos domingos.

5 – Parque de Aventuras Gasper

Ainda se tratando de passeios para crianças em Bento Gonçalves não podemos deixar de falar desse parque de aventuras. Ele é um complexo com muitas atividades para crianças de todas as idades e adultos também. Inclusive, é para quem gosta de adrenalina.

Por exemplo, por lá há o Paredão da Eulália para escalar. Tem ainda opções de rapel, tirolesa, arvorismo, quadriciclos, bungee jump e muito mais.

E mesmo quem não queira praticar atividades, considere que há paisagens incríveis para conhecer, com cenários de tirar o folego. A infraestrutura é completa para o turista, com banheiros, churrasqueiras e cantinas.

6 – Biscotteria Itallini

A gente não precisa de muita explicação para dizer porque esse lugar é um dos queridinhos dos pequenos, não é mesmo? Ele fica na Rota dos Vinhedos. Assim, a casa centenária tem um estilo romântico por dentro e com muitas histórias e receitas de família.

Dá para fazer a degustação de biscoitinhos amanteigados e até mesmo participar das oficinas de biscoitos, vendo as máquinas que fazem as tirinhas de massa e depois aprendendo a fazer as bolinhas com as mãos.

7 – Passeio de 4×4 nos parreirais

Por último, mais uma dica para as crianças aventureiras, nós temos os passeios de 4×4 que são permitidos em vários parreirais. Um desses lugares é a Vinícola Cave Geisse, que fica em Pinto Bandeira. Além do mais, lá é conhecido pela produção de espumante.

Veja quais são os 5 melhores hotéis para crianças em Gramado (RS)

Assim, os passeios nesses carros duram 1h30 e permitem passagens por riachos, paisagens, espaços zen e até mesmo cachoeiras. Logico que, ao final, você poderá degustar os espumantes locais.

Outros atrativos em Bento Gonçalves

passeios para crianças em Bento Gonçalves

Se você está à procura de outros atrativos turísticos em Bento Gonçalves, saiba que há uma página na internet, que é da prefeitura da cidade que indica diversos pontos para conhecer. Inclusive, lá você vai encontrar informações sobre a Cooperativa Vinícola Aurora, Epopeia Italiana, Museu do Imigrante e mais.