Passagens de Avião estão mais caras em todo país – saiba como economizar!

Em meados do ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que a tarifa média paga pelos brasileiros para voos em todo país aumenta em mais de R$ 360 em comparação com 2015.

E os motivos para esse aumento são justificados de várias maneiras diferentes, como com a alta do preço do dólar ou o aumento da demanda. O fato é que todo consumidor precisa encontrar formas de comprar passagens mais baratas na próxima viagem.

Descubra de que maneira isso é possível e saiba como fazer pesquisas online para cotar o preço das passagens e garantir uma viagem mais tranquila e mais econômica também.

Os motivos para os aumentos

A alta no preço dos últimos meses teve acréscimo de 3% e isso quer dizer que as passagens ficaram mais caras a cada mês que passou. O motivo principal é a valorização do dólar e da alta do preço no combustível do avião (querosene).

Para os especialistas, o combustível passou a representar mais de 31% do custo operacional total de uma companhia aérea.

Outra coisa é que os técnicos afirmaram que não é possível saber sobre a cobrança das bagagens despachadas em voos nacionais… Será que isso impactou o preço das passagens também?

Para a Anac, as mudanças no valor das bagagens vai demorar para surgir efeito. Mas, o que se sabe é que essa autorização para que as empresas cobrem pelos itens despachados em voos domésticos vai encarecer ainda mais para o passageiro.

Como economizar na passagem

E se o preço da passagem já aumentou e se as bagagens também terão seus custos, fica claro que o consumidor que vai viajar para qualquer lugar do país vai ter que reaver sua viagem ou, ao menos, cotar melhor os seus gastos.

Uma forma inteligente de fazer isso é começando a planejar a viagem. Sendo que até mesmo a compra das passagens aéreas pode ser determinante na economia de dinheiro ou no gasto maior dos preços delas.

Por exemplo, comprar de última hora vai garantir pagar um preço maior – exceto em casos de sorte ou de sorteios ou de promoções relâmpagos. Mas, no geral, isso vai custar mais caro do que comprar antecipadamente.

Agora, quem planeja a viagem consegue encontrar passagens aéreas mais baratas, seja de diversas formas e durante diversos dias de pesquisa. O ideal é buscar alternativas para que essa compra seja vantajosa.

Plataformas para comprar passagens

Uma das dicas para quem quer economizar na passagem, mesmo sabendo que ela está mais cara, é buscar sites que são confiáveis e disponibilizam possibilidades de cotar o preço das passagens em várias companhias aéreas.

Então, ao optar por esses sites, o cliente pode incluir o seu lugar de destino ou de partida, o dia ou a hora e a partir disso saber qual é a companhia que está com promoção mais considerável para a compra de passagens.

Outra forma de economizar é participar de programa de pontos que podem gerar descontos em passagens, como a Multiplus.