Pacote de Viagens – 5 cuidados para você não perder dinheiro

A internet possibilitou diversas vantagens aos consumidores. Uma delas é a chance de comprar passagens aéreas online ou mesmo pacotes de viagens, que costumam ter valores promocionais em várias épocas do ano.

Mas, por se tratar de um assunto novo, nem todo mundo está acostumado com isso. Assim sendo, listamos alguns cuidados que se deve ter durante a compra e até mesmo após ela. Confira!

1 – Instruções do Pacote de Viagens

A primeira dica é sobre ficar atento á todas as instruções do pacote de viagens já que nem sempre temos tempo hábil para uma leitura completa ou programação.

Mas, é demais importante que se saiba ao menos o que se está comprando. Por exemplo, saiba que no pacote é ofertado pacotes internacionais, nacionais, individuais, coletivos, com seguro, etc.

Além disso, considere que é preciso efetivar o pacote. Se não, ao chegar no local marcado pode ser que você acabe tendo surpresas nada agradáveis.

2 – Arquive as Informações da Viagem

Uma boa dica é manter em sigilo e arquivadas as informações que foram passadas pela empresa sobre a sua viagem.

Por exemplo, você pode guardar os materiais publicitários relacionados à compra do pacote de viagem ou da passagem aérea. Isso vale para recortes de jornais, revistas, prints de telas de computador, de celular e até mesmo e-mails.

E, antes de tudo, leve em conta consultar sobre a agência de turismo no Ministério do Turismo.

3 – Saiba os Detalhes do Produto e Serviço

Antes mesmo de sair de casa você tem que ter tudo anotado e guardado, como as informações da reserva, da passagem e dos demais serviços, que devem estar por escrito e nunca apenas na fala.

É muito importante que se tenha em mãos detalhes, como check-in e taxas, para que caso haja descumprimento das informações, o material seja usado para reclamações ou reivindicações junto ao Procon ou outros órgãos.

Uma boa recomendação é verificar se o site da empresa está de acordo com as normas de privacidade e segurança para usuários online. Isso pode ser feito através do Certificado Digital SSL.

4 – O Contrato e a Nota Fiscal

São 2 documentos dos mais importantes quando se fala em comércio, compras, vendas, pacotes, serviços. É preciso ter isso para comprovar qualquer coisa. A Nota Fiscal, por exemplo, sempre é esquecida, mas nunca deveria.

Além disso, o contrato deve estar em fácil acesso, para o caso de ser necessário.

Em caso de cancelamento, de pedidos novos, de acordos, de valores… tudo pode ser visto no contrato, assim como o pagamento de multas ou reembolsos. Então, tenha esses documentos sempre com você, em fácil acesso.

5 – Planejamento para Evitar Problemas

Por fim, considere que somente um bom planejamento é importante para evitar confusões ou pagamento de multas. Muitas vezes, os pacotes incluem diárias, mas não considera horários de chegadas ou saída, por exemplo.

Assim, é preciso chegar no lugar entre um variável de horas, sendo que se for antes ou após isso, o consumidor terá que aguardar, já que os serviços podem estar indisponíveis.