Saiba onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca – e o que fazer por lá

Vamos fazer um rápido estudo de imaginação. Pense em um lugar tranquilo, para relaxar, em meio a natureza, com banho de cachoeira e comida gostosa. Pensou? Mesmo sem conhecer, você deve ter chego bem próximo de onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca.

O lugar exato é Minas Gerais. Sendo que a vila é como um distrito de Lima Duarte. O lugar também fica perto de Bias Fortes, Olaria, Bom Jardim de Minas. Para quem ainda não se localizou, saiba que é próximo de Juiz de Fora ou Barbacena.

O fato é que essa vila entra naquela busca que a gente faz na internet com as expressões de “lugares baratos para viajar” ou “lugares no interior para descansar”. Se você ainda não conhece muito da vila, saiba que esse artigo foi pensado em você.

A Vila de Conceição de Ibitipoca

Você já viu, ao menos mais ou menos, onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca. Agora, vamos falar um pouco mais de como é esse lugar. Lá moram 2 mil pessoas. Curiosamente, fica na zona da mata mineira, bem perto do Parque Estadual de Ibitipoca, com várias cachoeiras e clima de interior.

A vila fica no meio de montanhas. Então, saiba que tem muitas subidas e descidas. Além disso, existem ruas com chão de paralelepípedos. E nem sempre se vê carros circulando por lá. Mas, por todo canto há árvores, com jardins e poucos prédios. Aliás, tem igrejinhas também, como é comum nas cidades pequenas de Minas.

É uma cidade muito simples. Com casas baixas, coloridas e lojas de artesanatos. Tem restaurantes para os turistas que estão por lá. Mas, nada de estadias chiques ou luxuosas. Por isso, o preço é bem mais em conta do que viajar para outros cantos das Minas Gerais.

O que fazer na Vila?

Agora, vamos falar de uma das coisas mais legais que podemos: os pontos turísticos de Conceição de Ibitipoca. E não tem como começar se não for para falar do parque estadual.

1 – O parque estadual

O parque fica a 3 quilômetros da vila. E tem uma altitude de 1.500 metros. A fundação se deu em 1973 e está aberto ao público diariamente, a partir das 7 horas. Desse modo, o lugar tem uma ótima infraestrutura, com trilhas sinalizadas, áreas limpas e informações na portaria.

Dentro do parque tem cachoeiras, piscinas naturais, grutas, cavernas, mirantes, picos, etc.

2 – O roteiro das águas

Dentro do parque tem o roteiro das águas, que é uma trilha inicial, mais simples. É a partir dela que se conhece o parque todo. Ela tem 5 quilômetros de extensão e passa por tudo o que há de bom por lá: cachoeiras, paredões de rochas, grutas. Não tem muita subida.

3 – A janela do céu

O nome é esse mesmo, mas saiba que é outra trilha disponível no parque. Porém, é uma trilha bem mais extensa, com mais de 15 quilômetros do início ao fim. É de nível médio para o avançado e duração de mais de 3 horas de ida. Obviamente, o esforço vale a pena porque a chegada é uma cachoeira muito alta formada por vegetação.

Conheça 4 das cidades do circuito das águas de Minas Gerais

4 – O pico do pião

Agora temos uma próxima trilha que também tem o nível médio na sua assinatura. Ela permite chegar até o pico do pião, que dá vista para as montanhas de minas.

5 – O Festival Ibitipoca Blues

Fugindo da parte dos passeios naturais e indo para os festivais de música, temos o de blues. Ele é bastante conhecido na região e acontece há mais de 15 anos, sempre no mês de agosto. Curiosamente, a vila tem vários bares com músicas desse gênero durante o ano todo.

Inclusive, dá para citar aqui o Bar do Firma, que é de rock e parece um navio pirata encalhada no meio do mato. Aliás, lá tem comida boa.

6 – A Cerveja Artesanal

Como você sabe onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca, agora vamos considerar uma ida até a Ibit Beer, que é a cerveja artesanal feita na vila.

Assim, atualmente, são 6 sabores diferentes, que são bem falados pelos apreciadores da bebida. Inclusive, na vila há uma lojinha que vende a garrafa por um preço de R$ 10.

7 – As lojinhas de artesanato

E como mencionamos acima, na vila tem diversas casas que foram transformadas em lojinhas de artesanato. Saiba que por lá dá para ver de tudo, mas sem fugir dos tradicionais: bijuterias, artigos exotéricos, roupas, costura.

Quando ir, onde ficar e como chegar

Aqui temos respostas bastante simples. Por exemplo, para quem quer ver o Jazz Festival, a ida é em julho. Para o Ibitipoca Blues em agosto. Nessas épocas, a vila fica bem cheia. Agora para trilhas, o melhor é ir no verão, no calor.

onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca

Sobre onde ficar, dá para pensar nas hospedagens disponíveis por lá. Por exemplo, tem a Casa do Gavião, a Reserva Canto da Vida e até mesmo o camping do Parque Estadual ou do Tô em Casa ou do Céu de Estrelas. Ou seja, são muitas as opções, todas baratas e simples.

Para responder à pergunta sobre chegar, agora que você sabe onde fica a Vila de Conceição de Ibitipoca, parece não haver dúvidas, não é mesmo? Mas, dá para considerar que dá para pegar a BR 040 (do Rio de Janeiro para Juiz de Fora), por exemplo.

Hotel Buhler – conheça esse hotel alemão em Visconde de Mauá (MG)

Para quem tem dúvidas, no site de turismo da vila há informações sobre tudo isso. Inclusive, sobre os roteiros e melhores caminhos para se chegar até lá.