Veja o que fazer na ilha de Boipeba, na Bahia – 7 passeios imperdíveis

Você vai para a Bahia, mas ainda não sabe o que fazer na ilha de Boipeba? Fique tranquilo porque a gente vai te ajudar a criar um roteiro de viagens bem legal. Afinal, esse é um destino baiano que vale a pena e atrações, por lá, não faltam!

A gente fez uma seleção muito interessante que parte dos mergulhos feitos em águas cristalinas e vai até os passeios em manguezais. E claro que não é só isso: tem também as Baleias Jubartes e o passeio em praias incríveis.

o-que-fazer-na-ilha-de-Boipeba

Falando sério, se você não sabe o que fazer na ilha de Boipeba, vai descobrir 7 motivos. E são motivos que te farão repensar a sua próxima viagem.

1 – Mergulhar nas águas cristalinas de Moreré

A primeira dica para quem não sabe o que fazer na ilha de Boipeba é muito simples. A ideia é mergulhar nas águas cristalinas das piscinas naturais de Moreré. O motivo disso é que por lá você vai poder admirar os vários recifes que existem.

Agora, cuidado! É preciso planejar a viagem porque existem os dias e horários das marés. Aí, já sabe, né: o passeio não vai rolar.

Aliás, se você ainda não sabe onde fica ou o que é Moreré, anote aí. Fica bem no meio do caminho entre a Boca da Barra e Bainema. E vamos falar mais sobre esses lugares no decorrer do artigo.

Aliás, se você não é do tipo de turista de gosta de andar, saiba que tem como ir de trator.

Descubra quais são as 9 melhores praias do sul da Bahia

2 – Passear de caiaque nos Manguezais

A dica número 2 vem aqui e com força, ein. Um passeio de caiaque nos manguezais é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Boipeba.

Os caiaques, durante esse passeio, partem da praia da Boca da Barra, que vamos citar mais abaixo, e vão até o Rio do Inferno. O nome assusta, mas o lugar é lindo.

O fato é que durante todo o trajeto, o turista vai poder ver, bem de pertinho, as espécies raras que estão pela região. E aqui se incluem as plantas, as flores e também os animais. Só isso já torna a viagem incrível.

E tem uma última dica para esse passeio. Se o caminho for traçado durante o final da tarde, o turista ainda vai poder ver o pôr do sol. Imagine só a visão disso!

3 – Praticar Stand up Paddle

Se você acha que mergulhar nos recifes ou passear de caiaque está muito calmo, temos os stand ups também.

Esse é um dos esportes mais populares em toda a ilha de Boipeba. Portanto, é um dos passeios imperdíveis para se fazer por lá, né. E é bem comum ver as pranchas colorindo o mar e os manguezais da região toda.

Bom, o que fazer na ilha de Boipeba? Anote aí a prática de Stand up Paddle. E mesmo que você nunca tenha feito isso antes, saiba que dá para aprender. É simples: você aluga a sua prancha e pode usar por 1 hora. Tem instrutores em toda a praia para te ajudar.

4 – Ver o pôr do sol na Boca da Barra

E já que falamos muito da Boca da Barra, vamos citá-la agora mesmo. Essa é a praia mais movimentada e mais conhecida de toda ilha. Agora, o que torna isso imperdível vem junto com o pôr do sol, que é de admirar muito.

Uma boa dica de se considerar é que o local também é bom para a gastronomia local. Por lá dá para encontrar aperitivos e até mesmo drinks regionais. Mesmo porque tem muitos restaurantes em vários trechos da praia.

5 – Fazer uma caminhada até Bainema

E como também já citamos Bainema, vamos falar dessa praia agora. Lembrando que entra a Boca da Barra e Bainema, nós temos Moreré, que permite mergulhos incríveis, né.

E porque essa caminhada é uma das respostas sobre o que fazer na ilha de Boipeba? Porque é super indicada para quem gosta de praticar um exercício físico em meio as paisagens praianas.

Lembrando que quem gosta só de paisagens e não de exercícios físicos também tem alternativas. Dá para fazer o trajeto de trator ou de cavalo.

Já sobre Bainema, saiba que por lá dá para encontrar lanchas e fazer mergulhos nas piscinas naturais.

6 – Admirar (de bem perto) as Baleias Jubartes

Essa é uma atividade muito legal, mas que exige, também, planejamento. Isso porque o período que as baleias aparecem mais é entre julho e novembro. Isso porque elas passam por todo litoral da Bahia, inclusive, na ilha.

Portanto, se você curte as baleias e também acha elas incríveis, vale a admiração. E isso pode ser feito com um passeio de barco, que é feito por empresas credenciadas e especializadas.

A ideia do turismo tem que ser agradável. Por isso, o percurso é feito junto com o Instituto Jubarte e guiado por biólogos. Inclusive, eles vão falar sobre várias curiosidades das baleias. Vale muito a pena, sério!

7 – Passear até a Ponta dos Castelhanos

O nome, por si só, já causa uma certa curiosidade. E vamos explicar: a Ponta dos Castelhanos tem o nome porque foi lugar de um naufrágio de um navio espanhol. Ele era chamado de Madre Dios e aconteceu bem ali, depois de chocar com os corais.

Essa é uma das praias mais lindas de toda Boipeba. E na maré baixa dá para fazer mergulhos nas piscinas naturais também. E fica bem no centro da ilha, o que torna o lugar bem pouco movimentado. Ótimo para quem busca calmaria.