Saiba o que fazer em Palmas (TO) – a capital mais nova do Brasil

O Jalapão é o principal ponto turístico do Tocantins. Porém, hoje não vamos falar dele. Além do Jalapão, você sabe o que fazer no estado? Palmas fica no interior do Tocantins é considerada a capital mais nova do país e foi desenhada para ser cidade grande.

Sendo assim, apesar de nova, já existem algumas ótimas ideias de atividades que podem ser feitas por lá, desde praias até cachoeiras, shoppings, feiras e mais. Continue lendo para descobrir quais os pontos turísticos mais conhecidos de Palmas.

Sobre Palmas

Palmas é uma cidade planejada. Assim como é Brasília. Porém, ela não tem a mesma maturidade. Como assim? Palmas é a capital do Tocantins e foi criada em 1989. Por isso, é como se estivesse na “adolescência”. Logo, é a capital mais nova do país.

Por exemplo, a cidade foi planejada para ter ruas e avenidas largas e compridas. Tudo pensando em virar uma cidade grande e organizada. Porém, ela ainda não se tornou uma grande cidade. Mas, quem passa por lá garante que será uma ótima cidade no futuro.

Bom, mas quem quiser conhecer Palmas pode. E, por isso, nós temos aqui algumas respostas para quem quer saber o que fazer em Palmas. Bora lá conhecer essas atividades?

1 – As praias

Em Palmas tem praias? Tem sim. Calma que a gente explica. Ainda que Palmas está longe do mar, saiba que dá para pensar na água doce, que fica a margem do lago na Usina de Lajeado, que é uma hidrelétrica importante para a cidade toda.

Assim, dá para considerar a praia da Graciosa, com ótima infraestrutura e a praia do Prata, além da praia Arnos, que possuem quiosques ótimos para se proteger do sol e curtir o passeio. Aliás, dessas praias dá para pegar um barco e ir para a Ilha Canela, que é uma vila inundada.

Sem dúvidas, Canela é um dos melhores lugares para conhecer no Tocantins. Tem águas mornas e ela é protegida por uma rede para piranhas, que protegem os banhistas.

2 – As feiras

Sobre o que fazer em Palmas, também podemos citar aqui as feiras. Como assim? Vamos dar exemplo para tudo ficar bem mais simples de ser entendido. Tem a feira da 304 Sul, por exemplo, que acontece todas as sextas-feiras, do meio-dia até meia-noite.

Ela fica no Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, no centro da cidade. É muito popular entre os feirantes e vende frutas do cerrado, doces, castanhas e todo tipo de especiaria da região norte do nosso país. Inclusive, pastéis com variados tipos de recheios.

Já ouviu falar da paçoca salgada? É um alimento a ser experimentado porque vale a pena. Bom, além das comidas com ótimos preços, saiba que também tem barraquinhas de artesanato e roupas.

3 – Os bares

Sobre os bares, saiba que nessa cidade turística tem de tudo um pouco. Para quem não acredita, saiba que tem rock também. Além do sertanejo e do pagode, que são gêneros que fazem ainda mais sucesso por lá.

Curiosamente, entre os lugares que tocam rock, que são poucos, temos o Tendencies Rock Music Bar, que é um bar de rock, na 73 da Avenida LO 3. Sempre tem festa por lá, toda semana. Dá para ouvir Raimundos, por exemplo. A bebida tem preço justo.

Se você ficou curioso sobre esse bar, especifico, saiba que dá para ligar e saber mais. O número é o 63-3215-5773. Ele abre a partir das 22h30 aos finais de semana.

4 – Parque Cesamar

Para quem gosta de caminhadas, esse parque é o lugar mais recomendado de toda cidade. Ele tem até equipamentos que servem para a prática desse esporte – tanto para adultos como para crianças.

Há quem recomenda também o lugar para a corrida matinal ou para um piquenique com a família. A pista de corrida tem 3 quilômetros e os gramados são arborizados.

5 – Cachoeiras

E para fechar a lista, a gente tem duas cachoeiras famosas em Palmas. A primeira é a do Roncador e a outra é do Evilson. Ambas possuem trilhas acessíveis, com escadas e uma visão incrível na chegada.

No entanto, como o forte da cidade não são as cachoeiras, para tantas pessoas elas acabam sendo “pequenas demais”. Ainda assim, há de se considerar que o período da viagem também influencia, já que em épocas de seca, elas ficam menores, de fato.

As construções e futuras construções

A gente não citou esse tópico como um dos itens do que fazer em Palmas. No entanto, ele vale a pena para nos trazer uma reflexão. Como a gente pode notar, Palmas ainda vai crescer muito. Logo, ainda há muito espaço para novas construções, com muito mato e verde.

Saiba mais sobre como comprar passagens para Palmas

Algumas construções já foram feitas. Por exemplo, dá para encontrar a Praça dos Girassóis, que tem o Monumento aos 18 do Forte e o Memorial da Colunas Prestes. Lá, você encontra objetos de Luiz Carlos Prestes.

o que fazer em Palmas

E ainda sobre as construções, dá para falar do Shopping Capim Dourado, que fica em Palmas. Ele é o principal caminho para quem quer fazer compras na cidade. Assim, é resumido como “um shopping onde você encontra de tudo, de roupas até supermercados”.