Nunca cometa esse erro se quiser acumular milhas aéreas

Tem gente que logo pensa em acumular milhas aéreas para viajar de graça. E realmente isso pode acontecer de forma bastante simples e didática. Se você tem um cartão de crédito já vai poder participar dos programas para que isso aconteça.

Agora, como é que funciona o programa de pontos e milhas aéreas das principais companhias aéreas do mundo? Aliás, o que é preciso fazer, além de solicitar o cartão de crédito, para acumular milhas?

Entre tantos detalhes, tem um erro que você não pode cometer. Saiba qual é.

Qual é o erro que não pode ser cometido?

O maior erro de uma pessoa que está em busca de milhas aéreas é justamente não fazer o uso do cartão de crédito, que é principal componente da geração dos pontos. O erro é clássico, apesar de ser bem simples de ser revertido.

O uso do cartão de crédito é um assunto muito polêmico aqui no Brasil porque muita gente acaba ficando endividada devido ao mal uso dessa forma de pagamento. E com o uso incorreto, as pessoas pagam juros e o cartão se torna um vilão.

Mas, para quem tem controle financeiro, o uso dele pode ser bom e totalmente positivo, especialmente na geração de pontos e milhas aéreas. Então, considere usar o seu cartão corretamente para ter mais pontuação a partir de agora.

Além do mais, dá para estudar o pagamento com cartão de crédito para compras maiores, já que torna possível o parcelamento dos produtos em vários meses. Agora, há uma outra recomendação importante sobre o cartão de crédito.

Participar de vários programas de fidelidade

Esse também é um erro clássico de quem quer acumular milhas aéreas e, no desespero, acaba optando por vários programas de pontos. O erro acontece porque o consumidor acaba não juntando nada em nenhum programa, no fim das contas.

O que é importante de saber é que várias companhias aéreas tem programa de pontos, chamados de fidelidade. Então, o ideal é que o usuário escolha um que ache melhor, mais vantajoso, mais confiável.

Todos são gratuitos e permitem o acúmulo de milhas. No entanto, eles são diferentes em condições, como a do prazo para resgatar as milhas, por exemplo.

Bom, e aí, imagina que você tenha 10 mil pontos no seu cartão de crédito. Se você tem só um programa de pontos de uma companhia, ótimo, vai ter 10 mil pontos lá. Mas, se divide isso em várias companhias, vai ter menos pontos.

Os programas de pontos das companhias

O ideal é que antes de começar a acumular os pontos se escolha um programa de pontos de uma companhia aérea. Para se ter uma ideia, a Smiles é parceira da Gol sempre oferece bônus aos clientes para a transferência de pontos. E ela ainda tem parceria com empresas internacionais, como KLM e Delta Airlines.

Outro programa é o Multiplus, que é parceiro da Latam, da American Airlines e da Iberia, por exemplo. O ideal é você saber com qual companhia cada programa de pontos tem parceria e como funciona cada um deles.