Motorhome ou trailer? Entenda a diferença

Na hora de fazer uma viagem incrível sobre rodas, o que você considera? A primeira boa resposta pode ser sobre alugar um motorhome. Mas, seria melhor um motorhome ou trailer? Se você não sabe a diferença, a gente explicará nas próximas linhas.

Outra coisa bem legal é saber que também existem as campervans. O termo é novo, mas essa também pode ser uma boa ideia para quem quer fazer aquelas viagens sobre rodas, podendo parar e dormir em qualquer canto da sua cidade destino.

Portanto, esse artigo é focado em responder à pergunta sobre o que é um motorhome, o que é um trailer e o que é uma campervan. Depois, para terminar, a gente ainda vai falar sobre como saber qual é a melhor opção para você. Continue lendo e descubra tudo sobre isso.

O que é um motorhome

O motorhome é um dos meios mais conhecidos por quem quer viajar sobre rodas. É aquele tipo de automóvel que a gente vê em filmes, sabe? Como se fosse um mini caminhão, com vários cômodos internos.

As principais instalações são cozinhas e lugares para dormir. Portanto, o nome faz jus, né: motorhome é algo como casa sobre rodas ou uma casa com motor. Ah, você entendeu. Então, resumidamente, é um dos meios mais práticos para fazer esse tipo de viagem.

Do lado dos pontos positivos, nós temos mais espaço interno e mais conforto. Inclusive, há reservatórios grandes, que torna possível os banhos. Além de que são para grupos de famílias ou casais – mantendo o conforto.

Do lado dos pontos negativos, a gente pode fazer que é um tipo de automóvel extremamente grande, o que pode tornar menos prático o estacionamento em determinados lugares. Além do que o valor do aluguel é mais caro que os dos outros veículos que vamos citar.

O que é um trailer

A próxima pergunta é sobre o que é um trailer. Nesse caso, a gente pode definir como moradia móvel. Então, o principal diferencial é que ele só se movimenta se for acoplado à um carro – como um guincho, mesmo.

Em alguns estados, eles são chamados de Caravan. Diferente do motorhome, ele não tem energia elétrica própria. Mas, você poderá usar geradores ou baterias. Eles possuem camas, espaços para refeições e banheiros com chuveiros.

O lado positivo é o carro rebocador possui autonomia. Então, é como se você não precisasse levar a sua casa até o supermercado, por exemplo. Ele não exige cuidados mecânicos e o preço é bem mais acessível que o motorhome.

O lado negativo é que ele não se movimenta sem que esteja ligado a outro motor. E nem todos os carros podem rebocar um trailer.

O que é uma campervan

Agora vem aquele tópico bônus, que é para explicar algo que não fala do motorhome ou trailer, mas é uma 3ª alternativa para quem quer viajar sobre rodas para qualquer lugar ou país. A campervan são como carros adaptados para se tornarem casas móveis.

A explicação pode parecer complicada, mas entender esse conceito é bem simples. É uma espécie de motorhome pequeno. Geralmente, usa-se carros específicos para fazer essas adaptações, como Kombis, Spin, Doblô e outros.

O ponto positivo é que ele é mais fácil de dirigir, permite a escolha de vários modelos, tem um custo-benefício diferenciado, um formato mais compacto, é mais econômico do ponto de vista do combustível.

O ponto negativo é que não tem tanta independência como as outras opções. Por exemplo, ele não tem banheiros internos, o que obriga você a fazer paradas periódicas durante a viagem – seja em lojas de conveniência ou supermercados.

Qual é a melhor opção para você

Agora, como vimos no decorrer desse texto sobre motorhome ou trailer ou campervans, cada um deles possuem pontos positivos e pontos negativos. Logo, o ideal é analisar cada um para saber qual será o melhor para você. Vamos resumir eles em algumas características.

Motorhome – é ótimo para quem busca conforto e comodidade. Porém, não é prático para estacionar e nem para viagens de muita movimentação. Acaba sendo uma opção mais luxuosa e para viagens mais longas.

Motorhome ou trailer

Trailer – é uma ótima opção para quem quer ter independência para morar em qualquer lugar do mundo e sem ter que gastar muito. Porém, não é uma boa ideia para quem não quer ter que tomar conta de dois veículos.

Campervan – é indicado para quem gosta de modificar e customizar automóveis e quer ter uma mobilidade bem grande. No entanto, pode não permitir toda liberdade que você gostaria de ter, como ir ao banheiro quando quiser.

Sobre a habilitação necessária e camping

Por fim, saiba que ainda temos que analisar outros pontos, como a habilitação necessária para cada veículo. A carteira de motorista tipo B serve para carros comuns e campervans. Mas, a regra é que o veículo tenha peso de 6.000 quilos no total.

Já se você tem uma carteira de motorista tipo C, então, dá para levar acima de 6.000 quilos e até 8 pessoas na sua casa. Para um veículo que vá levar mais de 8 pessoas, então, será necessária ter a carteira de motorista tipo D.

Inclusive, sobre os campings, saiba que eles variam conforme o lugar, o tamanho do veículo e o número de pessoas também. Logo, há lugares onde os motorhomes podem não ser aceitos em determinados lugares – o que pode ser um ponto negativo.