Saiba quais são os 7 menores países da Europa

Saber quais são os menores países da Europa pode ser uma informação importante para quem tem curiosidades sobre lugares incríveis para viajar. Assim sendo, dá para conhecer culturas diferenciadas dentro da Europa e estar em países “apertados” por grandes nações.

Talvez você não saiba, mas Luxemburgo, Andorra e Malta, que estão na lista, sempre são usados como base para filmes e séries. O que prova que tamanho não é documento. A lista abaixo tem a ver com o tamanho territorial e também com o número de pessoas que habitam esses espaços.

Ao passo que a lista está invertida. E o país número 7 que citamos é o menor dos países europeus que você pode visitar nos próximos meses ou anos. E se você está curioso para saber qual é o menor país europeu, o ideal é continuar lendo com muita atenção!

1 – Luxemburgo

Luxemburgo é um daqueles países que você tem vontade de viver para sempre, sabe? E não porque está entre os menores países da Europa. Mas, porque é um Gran-Ducado, sendo um dos países que ficam no topo dos destinos turísticos europeus.

Uma das atrações mais conhecidas é o Castelo de Conto de Fadas Medieval de Vianden. Outra curiosidade é que a capital do país é a cidade de Luxemburgo, com o mesmo nome. Ela é bem antiga e meio desorganizada, porém, é charmosa.

Para quem nunca foi ou está estudando ir para Luxemburgo, saiba que o prato mais famoso de lá é o judd mat gaardebounen. E se você achou o nome complicado demais, considere que é um joelho de porco defumado com molho de creme leite. Gostou?

2 – Andorra

Andorra faz fronteira com a Espanha e a França. Ela atrai milhões de turistas anualmente, sendo que a sua fama está no day-tripping. Esse é um estilo de viajantes que curtem viagens rápidas, o que varia de algumas horas ou um único dia.

Agora, o que não é uma curiosidade muito legal é o fato de que o país é conhecido por ser o paraíso fiscal de muita gente. Além do fato de ser ótimo para compras, especialmente, bebidas, cigarros, eletrônicos e tudo com preços bem em conta.

O que fazer em Andorra? Agora, se você não sabe o que fazer lá, considere os esportes de inverno, as caminhadas matutinas nas montanhas e os chocolates importantes, que dão água na boca.

3 – Malta

Malta também está crescendo como principal destino do mundo, ainda mais depois que se tornou cenário de muitos filmes e séries. Só que o que pouca gente sabe é que também está na lista dos menores países da Europa.

A República de Malta é formada por três ilhas: Malta, Gozo e Comino. Elas ficam no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia. O lugar costuma ter verões bem quentes e o inverno é ameno, o que se torna um lugar incrível para conhecer em qualquer época do ano.

Além disso, dá para encontrar sítios pré-históricos em Malta, como o complexo de Ggantija. Além das praias de lá, que são incríveis e paradisíacas. Ah, e tem uma última coisa: tem sido um destino ótimo e barato para intercâmbios de brasileiros.

4 – Liechtenstein

O país pequeno fica entre a Áustria e a Suíça. Sendo que tem destaque mundial por ter a menor dívida externa do mundo.

Agora, outra coisa é que é um dos destinos exóticos no mundo, né. Sendo altamente indicado para práticas de esportes de inverno. Isso porque fica nos Alpes.

A capital do país é Vaduz, muito conhecida por ser um paraíso fiscal. Mais ainda do que é um destino turísticos. Aqui mesmo, no Brasil, a gente pouco houve falar sobre o país.

5 – San Marino

A República de San Marino é considerado o Estado Soberano mais antigo do mundo. Sendo que foi fundada em 3 de setembro de 301. Assim sendo, quem vai para San Marino costuma fazer uma viagem no tempo da história da Itália.

Um dos pontos turísticos conhecidos em San Marino é o Castello Della Cesta. E de lá dá para pegar várias lembranças do lugar. Inclusive, o país é bem famoso por ter grupos internacionais de futebol.

6 – Mônaco

Mônaco é o segundo menor país da Europa. Sendo que é um principiado. E o que tem de mais famoso por lá são os bares. E o lugar fica rodeado pela França e também pelo mar.

Agora, considere aqui esses números bem legais de Mônaco. O país tem a maior densidade populacional da Europa, que é de 16,4 mil pessoas por cada Km². E tem também a menor taxa de desemprego do mundo, que é de 0%.

Agora, o que ninguém acredita é que o país é muito luxuoso e deixa os turistas de queixo caído. Por isso, por lá existem iates em portos e cassinos espalhados por todo canto. Por isso, se for para lá, leve dinheiro contigo.

5 motivos para você fazer uma viagem de trem na Europa

7 – Cidade do Vaticano

Aquele que está entre os menores países da Europa é a Cidade do Vaticano. É um enclave murado e não necessariamente um país. Ainda assim dá para considerar como Cidade-Estado Soberano. Sendo governado pelo Papa.

Ao todo, são 900 habitantes, sendo que é o menor estado independente do mundo. Assim sendo, se você vai visitar Roma deveria passar por lá. E não esqueça de passar pela Basílica de São Pedro. Explore os Museus do Vaticano também e tire foto com a Guarda Suíça.