O esqui não é um esporte comum no Brasil. Um dos motivos é que estamos em um país tropical, com muito sol e calor. Mas, se você gosta dessa atividade pode querer saber onde estão os melhores destinos para o esqui, não é mesmo? E nós os encontramos.
A verdade é que é difícil falar com tanta precisão sobre os melhores porque isso varia de gosto para gosto. Mas, de qualquer modo, com certeza, você vai ver que esses lugares são incríveis e altamente recomendados para a prática desse esporte de inverno.
A lista abaixo não segue indicações prontas. Sendo que fizemos uma busca na internet sobre a opinião das pessoas que já foram até tais lugares e sobre as notas que elas dão para os lugares e ainda sobre as curiosidades que existem lá. Há lugares na Europa e nos Estados Unidos.
1 – Courchevel (França)
Há um bom motivo para esse lugar estar aqui no primeiro tópico: esse é o lugar preferido dos milionários russos. E não é qualquer lugar. Courchevel é um resort que existe desde 1946 e é considerado o mais luxuoso do mundo todo para a prática do esqui.
Por lá você encontra também as lojas de grife e as baladas mais caras do mundo. Ao todo, existem 96 pistas de esqui disponíveis para turistas.
2 – Innsbruck (Áustria)
Você já ouviu falar da rua Maria-Theresien? Lá temos a 2ª maior cidade dos Alpes e que concentra o melhor comércio moderno do mundo. Se você pretende esquiar na Europa, deveria conhecer esse lugar, que é uma verdadeira vida urbana, só que com esqui.
3 – Aspen (Estados Unidos)
Aqui no Brasil, nas principais plataformas de buscas online (especialmente, o Google), o que os brasileiros mais buscam sobre os melhores destinos para o esqui é justamente Aspen. Por isso, esse lugar não poderia estar fora desse top 3 desse conteúdo.
O lugar fica nos Estados Unidos e tem um resort de esqui perfeito para quem não quer ir muito longe para esquiar. Assim, você encontrará quadras simétricas, prédios baixos e até mesmo um comércio local muito interessante para conhecer.
O que pouca gente sabe é que lá você encontra uma curiosidade, a qual ainda não estamos habituados aqui no Brasil: a maconha é legalizada.
4 – Vail (Estados Unidos)
E já que citamos os Estados Unidos, vamos continuar nesse mesmo lugar. Agora, para falar sobre Vail, que é uma pista preparada para turistas. É chamada de Groomed (se você leu a nossa matéria que explica os termos do esqui, você vai saber o que é isso).
Sendo assim, o lugar é marcante para quem vai esquiar pela primeira vez. Vail fica no Colorado e parece uma filial da Disney para muita gente.
5 – Chamonix (França)
É outro resort de esqui. Só que diferente do Francês que citamos lá no primeiro tópico, esse aqui é muito mais root – ou seja, nada de luxo, viu. Ele também fica nos Alpes Europeus e tem o diferencial que permite fazer trilhas nas florestas – além do esqui nas montanhas.
Um atrativo é o lago Cheserys, que é um espelho dos Alpes.
6 – Zermatt (Suíça)
A próxima indicação que não vai fazer você se arrepender é na Suíça. E mesmo que o nome não lhe pareça algo comum, saiba que estamos falando da região do Matterhorn, que é uma montanha piramidal. Ela é murada pelos Alpes e traz uma vida de luxo aos visitantes.
7 – Moritz (Suíça)
Como citamos a Suíça acima, como um dos melhores destinos para o esqui do mundo, agora vamos falar de outro lugar nesse mesmo país. Moritz, anote aí que esse destino é de arrepiar – literalmente, porque lá é bem frio.
Esse não é um resort, mas sim uma estação de esqui completa. E uma das mais chiques do mundo. Ela funciona há mais de 150 anos e foi responsável por levar os primeiros esquiadores para as montanhas geladas do país. Há bondinhos bem bonitinhos para te levar até o topo.
8 – Cortina DAmpezzo (Itália)
Pode não parecer, mas a Itália também tem seu lado para esqui. Se você olhar pela noite esse lugar vai ver uma luz quente da vila. No entanto, não se engane. A fria paisagem é destacada pelas construções históricas que existem por lá.
9 – Jackson Hole (Estados Unidos)
Mais um destino americano aqui é o Jackson Hole. O que muda para os outros destinos dos Estados Unidos é o clima. Mas, não o clima frio, de neve. E sim o clima do Velho Oeste que parece ter por lá.
10 – Park City (Estados Unidos)
E assim, fechamos a lista com mais um destino americano para quem quer esquiar. A cidade de Utah temo Park City, que recebe anualmente o festival de Sundance, você conhece? É quando os teleféricos sobrevoam a Orange Bubble Express e os Canyons.
Curiosidade sobre os Estados Unidos
Se você leu o conteúdo até aqui, você viu que quase metade dos lugares indicados como melhores destinos para o esqui são americanos. E uma curiosidade sobre esse país, que é ótimo para esquiar, é que lá os dias são mais longos. Aliás, as estações são mais longas.
Isso quer dizer que você terá a percepção de que aproveitou mais o passeio. Por outro lado, na Europa há atrações incríveis, sem contar que é uma cultura diferente da nossa. A gastronomia acaba entrando como diferencial e dá a sensação de exclusividade.
O fato é que não há motivos para você deixar de ir para a Europa ou para os Estados Unidos para esquiar. Afinal, ambos são altamente recomendados para quem gosta desse esporte de inverno que não temos aqui – ou se temos, ainda não é tão conhecido.