Saiba qual é o melhor tipo de cartão para usar no exterior

Quando a gente vai fazer uma viagem para outro país, a gente sempre fica com algumas dúvidas na cabeça. Ainda mais quando fazemos isso pelas primeiras vezes. Uma das dúvidas mais comuns é sobre qual o melhor tipo de cartão para usar no exterior.

É bem provável que você tenha ouvido falar do cartão de crédito internacional, né. Aliás, é ainda mais provável que você tenha considerado que o cartão é um dos meios de pagamentos mais usados por ser um dos mais seguros também. Agora, será que é o melhor?

Para chegarmos à conclusão dessa dúvida, a gente optou por estudar as vantagens e desvantagens de alguns cartões. Por exemplo, além do cartão de crédito, a gente também pode usar o cartão de débito e o cartão pré-pago. E a gente quer saber qual é o melhor deles.

E a gente vai começar pelo mais conhecido, o de crédito. Vamos lá!

CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL

A maioria dos cartões de crédito de hoje em dia são internacionais. Isso quer dizer que eles podem ser ativados para o uso em compras em sites gringos ou em outros países. Mas, vale lembrar que nem todos são internacionais. O Nubank e o do banco Inter são.

Bom, o fato é que se o seu cartão estiver escrito “valid only in Brazil” é porque ele não é internacional. Ok? Se não tem nada no seu cartão, nem uma mensagem “internacional”, o ideal é ligar na operadora para saber sobre isso.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem é que o cartão de crédito internacional permite ao turista concentrar todas as compras em um mesmo lugar. E pagar em uma única data, até o vencimento da fatura. Por isso, ele pode ser o melhor tipo de cartão para usar no exterior.

Outra coisa é que quase todos têm os programas de pontos. Com eles, dá para juntar e trocar por milhas, descontos, passagens, etc.

Só que temos as desvantagens também. Assim, a principal delas é a conversão da moeda estrangeira de onde você comprou ou pagou as contas. E essa conversão só vai acontecer no dia do fechamento da fatura, sendo que o cliente fica à mercê da cotação do dia.

Outra coisa negativa tem a ver com o IOF. Esse é o Imposto sobre Operações Financeiros. Como regra, o valor é de 6,38% em cada pagamento que é feito. E sim, esse é um valor bem alto, por isso, o ponto é negativo.

Por último, vale dizer ainda que a maioria dos cartões internacionais têm anuidades altas. Mas, toda regra tem exceção e você encontra cartões internacionais sem anuidade também.

Descubra 5 vantagens do Seguro Viagem do Cartão de Crédito

CARTÃO DE DÉBITO INTERNACIONAL

O cartão de débito também tem função internacional, na maioria dos casos. Assim sendo, como no caso citado acima, você pode ir até o banco ou na operadora pedir a ativação da função. E dá para saber até mesmo sobre o limite disso. Mas, vai depender de quanto você tem na sua conta, obviamente.

Vantagens e Desvantagens

Entre as vantagens, a que podemos destacar é que no débito você não tem a surpresa da cotação. Isso porque você vai pagar a conversão da moeda na hora, já que o pagamento é feito em débito em conta. Portanto, você evita surpresas como no caso do crédito.

Agora, isso seria um bom motivo para esse ser o melhor tipo de cartão para usar no exterior. Porém, há desvantagens. E uma delas é o fato de que não oferece a opção de “jogar” o pagamento para o mês seguinte. Inclusive, nem dá para parcelar as compras, né. Do mesmo modo, tem o IOF, além de não ter programa de pontos.

Saiba qual é o melhor tipo de cartão para usar no exterior

CARTÃO PRÉ-PAGO

A nossa última opção de cartão para usar em compras feitas em outros países é o pré-pago. Ele é melhor do que levar dinheiro em espécie também por ser mais seguro. E é indicado para quem quer ter mais controle dos gastos nas viagens.

Inclusive, a ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) recomenda esse cartão para usar no exterior. De modo geral, ele permite ser recarregado antes e usar lá no outro país. E isso permite o melhor controle financeiro.

Vantagens e Desvantagens

Do lado das vantagens, temos justamente o melhor controle dos gastos em viagens internacionais. Além disso, ele permite fazer saques em dinheiro, transferências online e até mesmo depósitos. Outra coisa é que dá para solicitar o cartão sem precisar comprovar renda.

Do lado das desvantagens, o que a gente tem é o fato de ter o IOF de 6,38% como nas outras opções. Ele também não tem programa de pontos e nem de milhas. E pode cobrar taxas mais altas para alguns serviços, como mesmo o de saque, aqui citado.

Qual é o melhor tipo de cartão para usar no exterior?

Saiba qual é o melhor tipo de cartão para usar no exterior

Agora que você conhece os vários tipos de cartões que podem ser usados em outros países, resta descobrir qual é o melhor para você. De modo geral, as pessoas têm feito análises sobre os custos-benefícios, o que é ótimo.

Assim, dá para ver que nem todo cartão de crédito será ruim mesmo que tenha anuidade. Já que ele pode oferecer até mesmo o seguro viagem. Por outro lado, para quem não quer gastar com o cartão, dá para ter um cartão internacional como do Nubank, que é gratuito.

E a ideia do pré-pago é sempre muito bem vista por quem gosta de ter um bom controle sobre os gastos em outros países. Isso porque se o dinheiro que foi creditado acabar, quer dizer que não se tem mais para gastar. Assim, dá para ir controlando tudo pelo app, o que facilita muito.

E aí, qual é o melhor tipo de cartão para usar no exterior para você?

Sobre as taxas e informações gerais

Como citamos o cartão de crédito Nubank neste conteúdo, é importante trazermos as informações gerais dele para que você não fique com dúvidas. O cartão é gratuito e isso vale para custos como da anuidade, mensalidade, etc.

Por outro lado, quem for participar do programa de pontos, chamado de Rewards, terá um custo anual de R$ 190. E no caso de parcelamentos da fatura ou atrasos, saiba que os juros do rotativo têm valor de até 14% ao mês e mais 2% de multa.

Você pode ver toda a tabela de tarifas no site da Nubank.

Já para entrar em contato com a empresa, além do aplicativo gratuito para celulares, você também pode mandar uma correspondência para a Rua Capote Valente, 39, em Pinheiros, São Paulo (SP). O CEP de lá é o 05409-000. A Nubank está inscrita no CNPJ 18.236.120/0001-58.