5 dicas para deixar o medo de altura de lado e viajar de avião tranquilamente

Quem tem medo de altura, sabe que uma viagem de avião pode ser um problema. Mas, existem técnicas que auxiliam nesse combate à fobia.

Sim, mesmo quem tem medo de altura pode ter uma viagem tranquila. E nós separamos as 5 melhores dicas para você saber como fazer isso. Acompanhe.

1 – Evita as janelas

Para quem tem medo de altura e vai viajar de avião, uma boa ideia é evitar ficar perto das janelas.

O motivo é bastante óbvio: olhar pela janela pode aumentar a sua fobia e isso remete os pensamentos mais negativos, alçando o medo.

A situação é parecida com quando você está em um lugar alto: se você olhar para baixo pode ter o medo aguçado. Então, evite as janelas do avião.

Agora, se estiver ao lado das janelas, feche-as.

2 – Evite os pensamentos negativos

Se por um lado evitar as janelas é bom para evitar pensamentos negativos, de outro lado, saiba que evitar esses pensamentos já é, por si só, uma ótima técnica.

O medo de altura está ligado, sempre, ao medo de cair do lugar alto.

E o que se acrescenta à isso não é apenas o medo da altura, mas o medo de que a avião possa ter uma pane elétrica ou problemas quaisquer e cair. Certo?

Mas, isso não vai acontecer.

O pensamento é falho, muitas vezes. E nem sempre o que pensamos acontece, certo? Ainda não há estudos que comprovem a vidência que algumas pessoas acham que tem. Então, para que pensar coisas negativas?

A dica é reverter os pensamentos.

Resgate lembranças boas da sua família, da sua última viagem, de festas e de coisas que você gosta e ama. Isso vai te tranquilizar.

3 – Encontre maneiras para se distrair

Junto com o fato de não estar próximo à janela e evitar pensamentos negativos, uma técnica que ajuda muito é a distração.

Você pode abusar dos joguinhos de celular, dos livros e até mesmo dos filmes ou séries. Hoje em dia há tecnologia para tudo isso dentro de um avião.

Esse pode ser o gatilho que faltava para você não pensar no pior e ter uma viagem mais tranquila.

4 – Tenha organização para a viagem

A organização para a sua viagem é um fator que pode colaborar muito com o seu medo de altura porque o contrário causa estresse.

Então, se você está estressado, nervoso ou com problemas pessoais vai ver que o seu medo se tornará um transtorno ainda pior.

Se você se organizar para a viagem, usar checklist e fazer tudo no tempo certo, vai ter um passeio mais tranquilo, mesmo que tenha essa fobia.

Evite chegar atrasado no aeroporto, arrume a mala com antecedência e deixe a bagagem dentro do peso permitido, por exemplo. Isso tudo ajuda. E muito.

5 – Combata a sua fobia

Uma boa dica é entender o motivo da sua fobia de altura.

Isso porque as vezes criamos a imagem negativa do voo de avião devido ao número de acidentes que são citados na TV.

Mas, você pode buscar na literatura que os acidentes aéreos são bem menores do que os terrestres, por exemplo. Então, o voo se torna algo até mais seguro, por exemplo.

Procure sempre ajuda e informação oficial, de profissionais e fuja um pouco do que a mídia está passando na TV. Mesmo porque o foco da mídia é ter público, mesmo que as notícias não sejam aquelas com mais qualidade.