7 lugares turísticos bíblicos para conhecer na Jordânia

A Jordânia é um país incrível de vários pontos de vistas. Inclusive, do lado religioso. O país tem lugares citados na Bíblia o tempo todo e isso pode ser uma boa ideia para quem está pensando em fazer um tour por lá.

Vale dizer que mais de 90% de todos os jordanianos são muçulmanos sunitas e apenas 6% são católicos. Mas, o que não muda é que o lugar é incrível para ser visto, visitado e admirado.

1 – Amã

Amã é a capital da Jordânia e não teria como estar fora dessa lista. Vários dos arredores da capital está na Bíblia, como Ammom e o Reino dos Amonitas.

O episódio bíblico mais conhecido que tem a ver com Amã é de David e Golias, que todo mundo conhece. As fortificações narradas ainda estão de pé e valem a pena ser vistas.

2 – Anjara

Os católicos acreditam que Jesus Cristos e todos os seus discípulos, além da Virgem Maria, passaram por Anjara.

A cidade serviu de base para um descanso em uma caverna durante uma jornada que foi narrada e que fica entre o Mar da Galileia, Decápolis, Betânia, Jordão e Jerusalém.

A caverna é um lugar sagrado até hoje para os peregrinos. Hoje é um santuário moderno, chamado de Igreja de Nossa Senhora da Montanha.

3 – Madaba

Também está no Antigo Testamento. O lugar foi narrado em Moisés e Êxodo, durante a guerra de David, além da rebelião do Rei Mesa de Moabe contra toda a Israel.

Aí, entra a cultura também. O centro eclesiástico de Madaba tem uma coleção de mosaicos bizantinos, que estão bem conservados. Há nos chãos das igrejas ou em locais protegidos.

4 – Pella

Jacó e Esaú são filhos de Isaac, também muito conhecidos pelos religiosos. A história deles se passaram na Jordânia Antiga, atualmente chamada de Pella.

O lugar era chamado também de Penuel, nome que significa a Face de Deus e foi dado por Jacó, após luta com Deus sobre a forma de um homem ou de um anjo, como está em Gênesis.

O templo da Idade do Bronze foi descoberto por lá e é o bem mais preservado de todo Testamento em Terra Santa.

5 – Umm Qays

Esse é o lugar onde Jesus fez o seu milagre chamado de milagre dos porcos de Gadara.

Para quem não se lembra, ele encontrou um homem louco que vivia em túmulos e expulsou todos os maus espíritos do seu corpo passando para um rebanho de porcos.

Trazendo isso para a história mais recente, o que se sabe é que o lugar foi base para uma basílica única sobre um túmulo romano-bizantino.

6 – Mar Morto

É um lugar incrível, para falar a verdade. Como ambiente natural, como paisagem natural, por exemplo, é surpreendente. Já do lado espiritual e religioso, também tem o seu valor.

Lá se passaram várias histórias do Antigo Testamento, como a história de Ló, uma mulher que se transformou em estátua de sal por desobedecer Deus.

7 – Estrada do Rei

É uma rota antiga e talvez a mais usada no mundo. Ela liga Bashan, Giliad e Ammom com Moabe, Edom, Paran, Midiam. É de norte ao sul, literalmente.

Abraão passou por lá também e usou o caminho para chegar da Mesopotâmia até Canaã.