Confira 5 dicas para tornar o local de trabalho home office mais produtivo

Se você é daquele tipo de viajante que adora estar em lugares diferentes o tempo todo, talvez você tenha nascido para ser um nômade digital. Ou, simplesmente, você ter a sorte de trabalhar de casa. Nesse caso, aprenda como ter um local de trabalho home office produtivo.

Até mesmo porque o fato de trabalhar de casa vai te permitir trabalhar também da pousada onde você está, do hotel, do resort, da hostel e qualquer lugar do mundo – sem que você tenha que ter, necessariamente, uma casa, né.

Agora, tem mais uma coisa: o home office tem sido permitido, aceito e procurado por muita gente há bastante tempo. Afinal, é uma forma mais flexível de trabalhar, sem que você tenha que ser menos produtivo por isso. Ao contrário, ele pode aumentar a produtividade.

As dicas para o seu local de trabalho

Sendo assim, o que você tem que considerar, para que o seu ambiente de trabalho seja propício a uma entrega de resultado que a sua empresa ou o seu contratante espera, tem a ver com diversos itens, acessórios e detalhes. Acredite: eles fazem a diferença.

1 – Iluminação

Por exemplo, no caso da iluminação, a recomendação é que você aproveita ao máximo da luz natural, que vem do sol. Isso tem a ver com a economia de energia, mas não somente isso. Também é uma forma de você se inspirar e se manter concentrado.

Boas dicas, nesse caso, são: monte o home office perto de uma janela, tenha uma cortina para controlar a intensidade e lembre-se de pensar em um lugar que bata sol em algum horário do dia – independente se estiver em uma casa, apartamento, chalé, etc.

Ainda sobre a iluminação, se você não puder usar a luz natural do dia, considere pensar na luz de lâmpada de led, que são aquelas brancas. Elas são mais indicadas para o ambiente de trabalho porque esquentam menos – e são mais econômicas.

Já se você for ter um cantinho da leitura, aí a luza amarela pode ser melhor ideal porque ela é ótima para relaxamento e concentração.

2 – Área

Aqui, o seu grande desafio vai estar em conseguir montar um escritório em casa que tenha boa iluminação e, ao mesmo tempo, uma área delimitada. Isso vai ser importante para que o seu local de trabalho home office tenha a ideia de trabalho mesmo – e não um canto da bagunça.

Assim sendo, pense em delimitá-lo com móveis ou paredes ou até mesmo o uso de tapetes pode ajudar. A ideia central é que você não sofra interferências quando estiver no seu trabalho, entende? Afinal, é um lugar que vai exigir da sua concentração.

3 – Móveis

Quanto aos móveis, os principais são cadeira, mesa de trabalho, computador. No caso das cadeiras, é ideal que você tenha uma que seja confortável o suficiente para você ficar lá o tempo que for preciso sem sentir dores nas costas, nas pernas, na lombar.

Além disso, pense em uma que seja ergonômica. De modo simples, ela deve ter braços, assentos confortáveis e encostos reguláveis. A boa postura é importante. Por isso, lembre-se também que o seu computador ou notebook deve estar na altura dos olhos.

Inclusive, o uso de computadores no trabalho home office é imprescindível. E, por isso mesmo, a posição dele é tão importante. Para ajudar, use suportes ou improvise.

Por último, a mesa. O mais recomendado é que ela esteja a mais ou menos 75 centímetros do chão – sendo esse o padrão para servir para qualquer cadeira. Mas, você também tem que considerar a profundidade e largura. Aí, vai do seu gosto e exigência.

4 – Organizadores

Ainda que você possa usar um dicionário online, um tradutor digital e vários aplicativos de celulares para te ajudar a produzir o seu conteúdo na internet, saiba que ainda assim você vai ter que ter alguns espaços a mais para guardar itens físicos.

Por exemplo, mouse, teclado, mouse pad, caixas de som, carregadores, cabos, fios, canetas, blocos de notas, post-its, celular, documentos. Então, uma boa ideia é pensar nos organizadores, que podem ser caixotes, nichos ou outros.

local de trabalho home office

5 – Cor

A última dica para que o seu local de trabalho home office seja totalmente produtivo para você é pensar na cor. É óbvio que se você estiver em um hotel, por exemplo, isso será mais complicado. No entanto, as vezes dá para alterar com um papel de parede ou cortina.

Os especialistas recomendam que você use cores neutras, já que as escuras podem cansar as vistas mais rapidamente. Além disso, verde e azul, nos tons claros, são ótimos para a concentração. Enquanto amarelo e laranja estimula a criatividade.

Bônus – paredes, muros, murais

Com base no seu cantinho do trabalho, também dá para pensar em ter paredes ou murais que sejam produtivos. Por exemplo, publicitários adoram aquelas paredes no formato de lousas, onde dá para escrever e apagar o cronograma da semana.

Conheça 7 aplicativos para fazer intercâmbio sem sair de casa

Tem ainda quem opte por frases motivacionais ou pelo logo da empresa. Há ainda quem faça lembretes com post-it de senhas, de dicas, de sites, de pastas. Ah, tem os pegboards também, que são painéis de madeira com furinhos que permitem vários acessórios.