Inverno é ótima oportunidade para ver baleias, ipês e neve no Brasil

O inverno no hemisfério sul se iniciou em 21 de junho e vai até 22 de setembro. E o que você se lembra quando falamos em inverno? Frio, não é mesmo? Mas, saiba que a época do ano é ótima para ver as floradas de ipês e também as baleiras jubartes.

Além disso, também dá para ver outros tipos de animais e neve. Saiba mais.

Baleias Jubartes

As baleiras jubartes aparecem sempre entre os meses de julho e novembro no litoral brasileiro.

“Durante o inverno, as baleiras migram para as águas tropicais e subtropicais. Aí, elas se aproximam da costa do país para a reprodução”, conta Janaina Bumbeer, especialista em projetos ambientais.

Dessa forma, esses mamíferos podem ser feitos em vários pontos, mas, especialmente no litoral baiano. Isso porque no inverno, a região de torna um “berçário” de baleias jubarte.

Já as baleias francas também podem ser vistas por aqui, mas na região sul, em Santa Catarina.

“Tanto no norte quanto no sul dá para ver as baleiras. Mas, a observação deve ser feita sem interferir nos animais, para não impactar no desenvolvimento da espécie”, diz Janaina.

Florada de Ipês

Um fenômeno que chama muita a atenção nessa época do ano é a florada de ipês, uma árvore típica do Cerrado.

“Os ipês roxos, amarelos e rosas florescem nos meses de agosto e setembro. Eles indicam a chegada das tesourinhas também, que indicam que o período seco está chegando ao fim”.

Os Animais do Pantanal

Se por um lado o Cerrado se esconde no inverno – porque os animais, como répteis e anfíbios, aguardam a volta da chuva para se reproduzirem – por outro, o Pantanal tem o nível dos rios mais baixos.

Com isso, os animais da região ficam mais visíveis aos olhos humanos. Por isso, vai ser mais comum ver as capivaras, os jacarés, as aves, os macacos e até mesmo as onças pintadas.

Agora, leve em conta que como o volume dos rios está mais baixo, as pessoas podem fazer passeios de barco para ver a fauna e a flora desse bioma tão rico.

Passeios na Amazônia

E como estamos falando de fauna e flora, vale uma dica sobre a região do Amazonas.

A região da Amazônia fica ao norte do país. E recebe energia solar durante todo o ano. Por isso, não se sente tanto o inverno. Mas, entre os meses de junho e setembro chove menos, só que o período vem após uma sequencia boa de chuvas dos meses anteriores.

O que quer dizer que dá para ter um ótimo turismo por lá também. Ainda mais em regiões onde o clima é seco e favorece o aumento da temperatura.

Neve no Brasil?

Ainda que seja raro, saiba que sim, dá para ver Neve no Brasil nessa época do ano.

Isso é bem mais frequente em países da América do Norte e da Europa, no entanto, alguns flocos de gelo podem ser encontrados por aqui, em lugares que tem temperaturas baixas, próximas do zero grau.

Portanto, estamos falando mais especificamente do sul do país. Por lá, o cenário é lindo e favorável às grandes altitudes, como a parte serrana do Paraná, de Santa Catarina e até mesmo do Rio Grande do Sul.