Descubra tudo sobre o intercâmbio gratuito na Espanha

O que você quer saber sobre o intercâmbio gratuito na Espanha? Se de fato, isso é real. Não é mesmo? Então, saiba que sim. Existem sim formas de ter esse período de estudo gratuito em solos espanhóis.

De fato, a ideia desse conteúdo é falar sobre algumas opções e formas de estudar de graça na Espanha, no que é chamado de intercâmbio. Porém, vamos precisar pontuar algumas questões importantes antes disso. Como sobre o ano letivo, as férias, etc.

O que saber sobre fazer intercâmbio na Espanha

Como mencionamos acima, agora vamos falar, muito rapidamente, sobre alguns pontos importantes que tem a ver com morar na Espanha e estudar nesse país. Por exemplo, o ano letivo de lá começa em setembro.

Então, você que é brasileiro pode estranhar um pouco isso. Mas, com o tempo, a gente se adapta. Outra coisa bem legal é saber que o Ensino Secundário Obrigatório vai de 12 a 16 anos e isso já mostra que o sistema de lá é diferente do daqui.

Tem a questão das férias também. Geralmente, muitas empresas oferecem cursos gratuitos para fazer na Espanha no período que as escolas de lá estão de férias. Assim, essa acaba sendo uma forma legal de estudar no meio período e conhecer o país em outro.

ANÚNCIO

Curiosamente, mas o que não é de impressionar, é saber que a Espanha é o melhor lugar do mundo para aprender espanhol. Isso porque você vai vivenciar a cultura e conhecer as particularidades de uma ou outra região, que é bem diferente da América.

As cidades mais procuradas

E, para fechar o tópico inicial, saiba que as cidades mais procuradas para intercâmbio na Espanha, por brasileiros, são: Madrid, Barcelona, Málaga e Sevilha.

E há explicações. As duas primeiras são cidades grandes e com muitas escolas. Málaga tem um custo de vida menor e Sevilha é ótimo para quem quer mergulhar na cultura espanhola.

O intercâmbio gratuito na Espanha

Agora, vamos focar mais nesse tema central do artigo, que é sobre o estudo gratuito. Para isso, a gente chega na expressão mais conhecida dos brasileiros, que é “bolsa de estudos”. Atualmente, há duas formas de conseguir essas bolsas. E vamos mencionar elas agora mesmo.

I – A bolsa de estudos do Santander

Essa talvez seja a forma mais conhecida de estudar de graça na Espanha. O Santander é um banco espanhol famoso aqui no Brasil que oferece bolsas para os brasileiros. No entanto, saiba que estamos falando de um curso de aperfeiçoamento em espanhol.

Geralmente, ele dura 3 semanas e acontece na Universidade de Salamanca. No ano de 2020 houveram mais de 100 bolsas distribuídas com uma ajuda de custo. Portanto, não é uma bolsa integral e o estudante terá que arcar com parte da viagem.

Para isso, é preciso que o brasileiro seja estudante de uma universidade parceira. E que tenha conhecimento em espanhol, obviamente. Você pode saber mais no site do Santander.

II – A bolsa de estudos no Instituto Miguel de Cervantes

A próxima alternativa de intercâmbio gratuito na Espanha é nesse Instituto. Ele também divulga bolsas para estudantes brasileiros. Nesse caso, o interesse tem que estar em aperfeiçoar a linguagem. E o Instituto cobre o custo do curso parcialmente ou integralmente.

No ano de 2020, por conta da pandemia, não foram abertas vagas de estudo. De qualquer modo, o interessado pode procurar mais oportunidades na página do Facebook.

O intercâmbio quase gratuito

A gente também achou interessante falar aqui que dá para buscar outra alternativa, além dessas duas citadas até aqui. A gente está falando sobre a possibilidade de estudar na Espanha por conta própria ou através e agências de intercâmbios.

Dá para pensar em intercâmbio na pós-pandemia? Saiba tudo

Claro que isso tem um custo. Mas, dá para considerar como opção. Ainda mais porque as empresas têm possibilitado o pagamento em vários meses. E sem contar que há bancos que oferecem financiamentos estudantis, também.

Para resumir a conversa, saiba que pode ser uma boa ideia procurar essas agências. Geralmente, elas oferecem intercâmbios para estudo do idioma, com hospedagem em hotéis ou até mesmo opções para quem quer trabalhar lá. Um exemplo é o Au Pair – saiba mais abaixo.

Só para encerrarmos o tópico, considere que recentemente encontramos algumas notícias na internet que avaliam que um curso de intercâmbio na Espanha, através de agências, pode custar a partir dos R$ 3,8 mil – com acomodação. Isso para um curso de 3 semanas.

O que é o Au Pair

Para quem se interessou por essa forma de estudar em outro país, saiba que ela é bem comum na Europa toda. Na tradução mais simples, a gente tem algo como “família anfitriã”. Logo, é uma forma de viver, por um período, cuidando das crianças da casa.

intercâmbio gratuito na Espanha

Em troca, você recebe a hospedagem. Assim, a hospedagem acaba saindo mais barata – já que é uma troca de serviços. No entanto, há regras para participar desses programas. Por exemplo, ter entre 18 e 30 anos, seguro de vida, experiência, dinheiro para viagem.

O visto para a Espanha

Agora sim, para terminar essa matéria sobre intercâmbio gratuito na Espanha, leve em conta que será preciso ter um visto de estudante. Ele pode ser conseguido no site da Embaixada, que vai indicar o consulado mais perto de você para fazer o pedido do documento.

Saiba que além do custo, você precisará enviar um monte de documentos, como solicitação de visto, fotos, cartas de aceites das universidades, passaporte, atestado médico, diploma de graduação, comprovante de pagamento de taxas, certidão criminal, etc.

ANÚNCIO