Grávidas – 7 cuidados ao viajar de avião

Com a popularização dos voos de aviões em todo o mundo, surgiram dúvidas. Uma delas é a seguinte: grávida pode viajar de avião? A resposta é sim. Mulheres grávidas podem viajar de avião. Só que, apesar disso, existem cuidados a tomar!

E mais do que isso, muitas mulheres têm dúvidas se podem viajar com mais de 7 meses ou se estiverem grávidas de gêmeos. Assim como em terra firme, existem certos limites que as gestantes devem respeitar.

Além destas dicas que vamos citar, é bom ficar atenta nas questões legais. Cada companhia aérea possui políticas próprias para as gestantes.  Na maioria dela, até a 28ª semana não é necessária a apresentação de nenhum documento para embarcar.

Documentos exigidos das grávidas por companhias

Da 28ª até a 36ª semana de gestação, a Azul torna necessária a apresentação de um atestado médico emitido no máximo 10 dias antes da viagem. E a Latam pede o atestado médico com as mesmas indicações.

Diferente dessas companhias, a Gol diz que a gestante deve preencher a Declaração de Responsabilidade disponível no site da companhia.

Já para o período de 36ª até a 39ª semana de gestação, a Azul diz que junto ao atestado, a gravida deve preencher a Declaração de Responsabilidade. A partir da 38ª semana, contudo, a viagem só será autorizada se acompanhada de um médico responsável.

Na Latam, além do atestado, é preciso preencher o formulário MEDIF, disponível no site da Latam, para análise da equipe médica aeroespacial da empresa. O documento preenchido deverá ser apresentado no balcão de atendimento junto aos demais documentos da viagem.

E, na Gol é permitido o embarque apenas em situações de extrema necessidade e com a Declaração de Responsabilidade preenchida, além do acompanhamento de um médico obstetra.

7 cuidados que gestantes devem ter ao viajar de avião

Abaixo, listamos 7 dicas para as mamães viajarem sem sustos durante esse período tão importante da vida, que é a gestão de um filho.

1 – A escolha dos assentos

As mulheres grávidas tendem a urinar com mais frequência. É aconselhável que escolham assentos no corredor para terem mais comodidade ao irem ao banheiro.

2 – Período da gestação

É aconselhável que mulheres grávidas viagem de avião entre o 3º e o 7º mês, preferencialmente até a 32º semana. Antes disso, há risco de parto prematuro.

3 – Grávidas de gêmeos

Para mulheres que estão em uma gestação múltipla, grávida de 2 ou mais bebês é recomendável que não viagem a partir da 28ª semana.

4 – Quando vai voltar da viagem?

Aliás, um período ideal para se viajar é entre a 14ª e a 27ª semana, além de estar dentro de um prazo seguro, há menos riscos de enjoo. Por isso, antes de viajar é necessário calcular em quantas semanas estará de volta em casa.  

5 – Movimente-se

O inchaço natural das mulheres grávidas pode piorar durante um voo. Durante a gravidez, a quantidade de sangue circulando pelo corpo aumenta em torno de 50%.  Por isso, não é aconselhável ficar muito tempo na mesma posição.

6 – Aviões pressurizados

Evite aviões pequenos e não pressurizados. Como a pressão do ar na cabine é menor do que em terra firme, a pressão arterial da futura mamãe tende a subir para que ela possa absorver mais oxigênio.

7 – Orientação médica

Independentemente do tempo de gestação, sempre busque a orientação de um médico antes de viajar.