Golpe da Passagem Aérea – 3 cuidados imediatos

Com a crescente da internet, muita coisa boa aconteceu. Mas, os ladrões tornaram cibernéticos e começaram a aplicar golpes online. Eles fazem ofertas de passagens aéreas e vendem, sem que isso seja realmente verdade.

A ideia desse site é trazer as verdadeiras promoções de passagens aéreas que se pode encontrar no mercado, especialmente das companhias aéreas e também das plataformas que são reais, verdadeiras e confiáveis.

Portanto, trouxemos também algumas dicas para que você evite cair nesses golpes e, ao invés de economizar dinheiro, acabe por perder dinheiro.

1 – A Pesquisa

A pesquisa online é sempre um fator importante e determinante para quem vai comprar uma passagem aérea. No entanto, ela é muito válida quando se sabe em qual plataforma isso está sendo feito.

Existem programas e empresas que são certificadas e corretas, o que faz com que a pesquisa, a cotação e a compra sejam eficazes. Por isso, leve em conta fazer tudo isso em sites oficiais e conhecidos. Hoje existem muitas opções no Brasil.

Dá para encontrar o CNPJ da empresa, por exemplo, e saber se ela está de acordo com a legislação. Também é possível buscar informações na Receita Federal ou mesmo na Embratur e sites que mostram a confiabilidade dela, como o Reclame Aqui.

2 – A Desconfiança

As promoções de passagens aéreas realmente acontecem. Muitas plataformas e agências e companhias aéreas distribuem e fazem promoções com descontos o tempo todo para todo lugar em vários dias e horários.

Agora, se o santo é demais… Vale a pena desconfiar. Os preços atrativos são bons argumentos para as empresas venderem, agora os preços fora da realidade é que devem ser desconfiados.

Se as passagens forem muito diferentes, com valores muito aquém do que é tradicional, o ideal é voltar ao tópico 1 e fazer uma nova pesquisa sobre a empresa para ver a veracidade dos fatos.

Ah, tem outra dica, os golpistas sempre optam por passagens de trechos conhecidos e usuais, como de São Paulo para Nova York, por exemplo.

3 – A Comprovação

Uma das formas de comprovar se o voo é verdadeiro é entrar no site da companhia e verificar se o voo bate com as informações passadas, seja em dia, hora e check-in. Essa é uma boa maneira de iniciar a sua pesquisa.

Isso porque se o voo não existe, obviamente é uma invenção de golpistas.

Bônus – as regras das passagens

Por fim, vale citar as regras das passagens aéreas, sendo que quanto mais se conhece delas, maior a chance de não cair nessas armadilhas. Por exemplo, quando as ofertas são disponibilizadas é preciso ler toda regra com atenção.

Conforme o Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor, todas as informações sobre os voos devem estar claras e com a descrição do preço, do portão de embarque, do horário de partida, chegada, assento, etc.

Portanto, busque essas informações nas promoções, nos editais, nos contratos, nos panfletos que ler. Porque se é uma norma a ser seguida, toda promoção tem que ter um regulamento e se não tiver… Bom, você já sabe como desconfiar, pesquisar e comprovar!