5 dicas para ter férias sustentáveis

Separamos algumas dicas para quem quer ter um plano de férias sustentável. As dicas vão desde os roteiros de viagens para lugares que tem esse foco, que protege o meio ambiente, até mesmo a busca por conhecimento com o tema da sustentabilidade.

Saiba que até nas férias dá para aprender algo novo. Inclusive, dá para optar por criar um roteiro de viagens que seja compatível com esses ideias, como aquelas que se preocupam com o ecoturismo.

Se você nunca parou para pensar nisso, considere que cidades como Londrina, Curitiba e João Pessoa estão entre as mais sustentáveis do país. Então, o seu roteiro poderia começar por elas. Mas, calma, vamos falar mais disso em um dos tópicos.

1 – os amigos de infância

A busca pelo encontro com os amigos de infância é algo que realmente vale a pena a partir de vários pontos de vistas. Por exemplo, pelo fato de colaborar com a questão psicológica e a saúde física.

Outra coisa é que isso possibilita criar viagens em conjunto, que podem relembrar os velhos tempos ou mesmo marcar um novo local de encontro, a fim de se criar novas experiência. Estude locais que sejam bons e agradáveis para ambos os amigos.

2 – as pessoas diferentes

Agora, para contrariar um pouco o tópico acima, saiba que a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que as pessoas busquem a diversidade. E isso tem sido impulsionado pela tecnologia e globalização.

Então, também é possível planejar uma viagem para conhecer gente nova. Hoje em dia muito se fala de um tipo de intercâmbio que possibilita isso.

Você passa uns dias em outro país, em uma família. Depois, retorna para cá com outras pessoas dessa família que você frequentou.

Portanto, também dá para considerar essas novas conversas com novas pessoas, buscando a diversidade, nessas próximas férias.

3 – os filmes e documentários

Outro meio de se manter atualizado sobre os assuntos sustentáveis do nosso planeja é assistir a documentários e filmes.

E hoje em dia nem precisa gastar para isso, né: existem opções gratuitas no Youtube, no Netflix e em outros canais também.

Daí que você pode reunir os amigos para fazer isso juntos, de forma sustentável.

Dá até para pensar em fazer uma viagem às cidades do interior e levar esse material produzido, caso eles não tenha acesso.

4 – os produtos de ONGs

Se você vai viajar para algum lugar, saiba que todo lugar tem ONGs (Organizações Não Governamentais).

E também produtores artesanais que vendem seus produtos.

Aí que essa é uma forma legal, criativa e sustentável de levar uma lembrancinha para casa.

5 – as cidades sustentáveis

Por último, vale considerar as cidades sustentáveis, que são ótimos exemplos para terem seus turismos impulsionados e também para você aprender um pouco mais sobre as práticas regionais.

Já citamos algumas das cidades mais sustentáveis do país.

Mas, saiba também que existem outras cidades que buscam a destinação correta do lixo, que focam no meio ambiente, que protegem as matas, que buscam a diminuição da poluição e por aí vai.

Dá até para pensar em fazer passeios em centros energéticos de energia renovável, por exemplo.