Confira 5 dicas para evitar fraudes com passagens aéreas

Recentes pesquisas comprovaram que o Brasil é um dos países que mais sofrem com golpes. Mas, dá para evitar fraudes com passagens aéreas. Aliás, metade das que acontecem no mundo estão por aqui. Assim sendo, separamos dicas para evitar esse tipo de prejuízo.

Inclusive, as dicas são bem focadas nas compras online, que ainda não são tão simples de serem feitas por boa parte dos brasileiros. Apesar disso, a compra de passagens feita pela internet ainda é vantajosa do ponto de vista financeiro.

Se você não sabe como lidar com anúncios falsos ou se tem medo de usar determinadas formas de pagamento, continue lendo porque vamos falar sobre tudo isso de forma muito simples e segura. Aliás, a prevenção é a melhor saída.

As fraudes com passagens aéreas

A Associação Internacional de Transporte Aéreo fez uma pesquisa recentemente e mostrou alguns dados interessantes do setor. Por exemplo, o fato de que as fraudes cometidas através dos cartões de crédito são responsáveis por impactos negativos no mundo todo.

Assim, apenas nas Américas, nos anos de 2019, isso representou algo acima de US$ 1,4 bilhão para a indústria do transporte aéreo.

Aliás, a pesquisa ainda tem outro dado importante. Ela diz que de todas as fraudes com o cartão de crédito, 46% dos fraudadores usam esse meio de pagamento para comprar passagens aéreas.

Só que o dado mais preocupante é esse que vem a seguir: metade de todas as fraudes das Américas acontece aqui no nosso país, no Brasil. Por isso, é importante considerar os cuidados para evitar tais prejuízos. Inclusive, é sobre isso que se tratam os próximos tópicos.

Os cuidados para evitar as fraudes

Com base nessas informações, Paula Rebouças, da Turismo City, deu algumas dicas para quem vai viajar e comprar passagens online. Obviamente, são alguns cuidados para evitar fraudes com passagens aéreas, que você pode conferir a seguir.

Veja o que ela disse: “Atualmente, podemos fazer quase tudo pela internet. Assim, uma das práticas mais comuns é a compra de passagens aéreas online, através de sites de viagens ou buscadores digitais”. Mas, ela alerta.

“Porém, com o avanço da tecnologia, aumentou também o risco dos ataques cibernéticos, que ocasionam as fraudes. É preciso cuidados para colocar dados pessoais e financeiros na rede na hora de comprar online”. Por isso, as dicas abaixo são tão valiosas.

1 – Os anúncios falsos

Esse cuidado é importante porque existem muitos ladrões online, chamados de cibercriminosos que se passam por agentes de viagens e oferecem os bilhetes falsos. Portanto, cuidado para não comprar passagens aéreas que não existem.

O golpe do anúncio falso parece muito real e esse é o grande problema. Assim sendo, o agente falso seduz o viajante a comprar passagens que não existem. Geralmente, isso acontece exigindo o pagamento via boleto bancário e com descontos que são fora do real.

Depois do pagamento, as passagens não são enviadas, justamente porque não existem. Mais do que isso, os ladrões também podem exigir pagamentos com cartões de crédito. Nesse caso, eles roubam os dados financeiros e clonam o cartão.

2 – Os buscadores originais

Com isso, temos aqui a próxima das dicas. Nesse caso, a ideal é que você, enquanto viajante e usuário da internet, utilize de buscadores de voos que sejam credenciados, originais e confiáveis. Mas, como saber disso? Busque informações na própria internet.

Atualmente, há sites como o Reclame Aqui que recebem comentários positivos e negativados de todos os grandes buscadores. Uma boa ideia para não errar é sempre buscar agentes que são conhecidos no país todo, como o Sub Viagens, a Decolar, a Expedia, Viajanet, Voopter.

Confira 5 dicas para evitar fraudes com passagens aéreas

Além dos buscadores, uma boa ideia também é buscar as promoções das passagens em sites de companhias aéreas. Essa pesquisa mais assertiva é simples e torna a compra totalmente confiável, evitando fraudes.

3 – A forma de pagamento

Outro detalhe importante para evitar fraudes com passagens aéreas é ficar atento à forma de pagamento que é exigida pelos agentes. Alguns sites oferecem opção de pagamento via boleto bancário, cartão de crédito ou débito e transferências bancárias.

Assim, fique sabendo que quando o site é fraudulento corre-se um grande risco de ele oferecer apenas a opção das transferências bancárias. Inclusive, por menos que você acredite, atualmente, a forma mais segura é através do cartão de crédito.

Vai comprar passagens aéreas online? Veja como saber se o site é confiável

Mas, mesmo que o site tenha a opção de pagar com o cartão nunca deixe de pesquisar sobre a confiabilidade da plataforma em que você está fazendo a compra online.

4 – O antivírus

Mais uma dica que vale ouro é sempre manter o seu antivírus atualizado. Por isso, considere que esse programa pode ser gratuito ou não, mas deve estar ativo e atualizado. Tanto para computadores, notebooks, smartphones, tablets.

Basicamente, para proteger o seu aparelho você vai precisar instalar o antivírus e manter ele atualizado. Nada mais do que isso. Ok? Existem alguns que são ótimos e oferecem até mesmo uma análise de informações que podem ser copiadas como RG, CPF ou dados bancários.

5 – A reserva antecipada

Para terminar o conteúdo sobre evitar fraudes com passagens aéreas saiba que uma boa ideia é fazer a reserva antecipada das passagens aéreas. Por isso, considere que esse tempo a mais pode significar a pesquisa pelas promoções e também a busca por sites confiáveis.

Comprar passagens online é seguro? 3 dicas para não cair em golpes!

Com isso, não restam dúvidas que comprar antecipadamente a sua passagem pode garantir a prevenção contra fraudes. Até mesmo porque elas sempre acontecem como “ofertas de última hora”.