Saiba quais são os 10 erros em viagens de férias mais comuns

O período das férias escolares ou do trabalho é sempre marcado por muitas novidades na vida de crianças, jovens, adultos. Inclusive, é um dos melhores momentos para viver em família e viajar. No entanto, é nessa hora que acontecem os mais comuns erros em viagens de férias.

Portanto, se você está de férias e se vai viajar para qualquer lugar do do mundo, saiba que tem como evitar esses percalços que podem acontecer. Com as dicas que trouxemos você vai estar mais preparado para evita-las. Inclusive, isso garantirá uma viagem mais proveitosa.

Aos viajantes mais experientes, esses tropeços podem até ser conhecidos já. Porém, mas os mais novatos, eles não são tão comuns assim. Logo, a gente usou um texto da Budget Travel e trouxemos aqui dicas sobre esses erros de viagens. Confira.

1 – O pedido do passaporte

O primeiro dos erros que é mais comum na vida de jovens viajantes é o de não considerar o tempo para fazer o pedido do passaporte. Saiba que esse processo pode levar mais tempo do que você acha que vai levar.

Portanto, a melhor dica é sobre você fazer esse pedido com bastante antecedência. O mesmo vale para o visto de entrada em alguns países. Esse planejamento deve acontecer, ao menos, com 90 dias antes da viagem para evitar que a burocracia do processo estrague o seu passeio.

2 – A ideia de querer fazer tudo de uma vez

Esse também é um dos erros em viagens de férias que são mais comuns na vida de quem está viajando pela primeira ou primeiras vezes. Isso porque aquela vontade de querer aproveitar tudo em pouco tempo é bastante real. No entanto, ela pode não gerar bons resultados.

Dessa forma, a dica é não tentar fazer coisas demais em pouco tempo. Assim sendo, você evita o estresse e ainda aproveita melhor cada passeio que for fazer. Ainda que você queira aproveitar a viagem para conhecer vários lugares, tome cuidado com isso.

3 – O foco apenas nos roteiros conhecidos

O próximo item é para aquelas pessoas que ficam “fuçando” muito no Instagram e só veem lugares que são pontos turísticos para conhecer. Isso pode ser legal sim. No entanto, você também tem que avaliar que existem pontos nem tão conhecidos assim que são ótimos.

Caminhar em parques mais distantes, conhecer bairros menos movimentados, ir em praias mais tranquilas… Tudo isso pode fazer a sua viagem ser única sem ter que ser aquela viagem tradicional e com roteiro pronto. Conheça mais do que está fora do comum. Vale a pena.

4 – O fato de acreditar apenas nas fotos

Essa é uma das dicas para evitar erros em viagens de férias pensando especialmente na hospedagem. Obviamente, os hotéis, hostels, pousadas e resorts vão usar as suas melhores imagens para divulgar seus serviços e produtos.

Porém, você como bom viajante que é, tem que saber que não dá para acreditar apenas nas fotos, né. O ideal é ir além, o que quer dizer que você deve analisar os comentários das pessoas que falam desses lugares. Hoje, há sites especializados nisso.

5 – O descuido de não ver a descrição do hotel

Outra dica de hospedagem é para você jamais esquecer de ver a descrição do lugar. Isso porque na hora de buscar uma hospedagem mais barata pode ser que você não note que o quarto é compartilhado ou que o lugar não tem internet gratuita, por exemplo.

É claro que ainda assim, esse lugar pode ser útil para você. Por outro lado, seria desesperador saber disso apenas quando chegar lá para fazer o check-in, não acha?

6 – A distância do hotel

Mais uma dica de hospedagem em viagens de férias é sobre a distância do hotel para outros pontos turísticos ou lugares onde você vai passear. Isso quer dizer que você tem que procurar o melhor custo-benefício.

Mas, isso inclui também a distância porque se o hotel for afastado demais, você terá problemas para chegar até o seu passeio. O gasto vai acabar não compensando. E, muitas vezes, você acaba até mesmo estragando a viagem toda.

Descubra como montar um roteiro de viagens para as férias

7 – O tempo entre os voos

Agora, a próxima dica para não cometer os principais erros em viagens de férias é sobre os voos. Isso porque é comum que quem queira conhecer vários lugares ou tenha que fazer conexões acabe tendo problemas com o tempo entre os voos.

O ideal é sempre deixar, ao menos, 2 horas de distância entre 2 voos. Em caso contrário, você pode ter problema na sua conexão e perder viagem. O atraso pode acontecer. Inclusive, ele é comum. Por isso, nada como estar prevenido.

8 – O erro de não ser sincero com o roteiro

O erro aqui acontece quando você cria um roteiro inimaginável para fazer em poucos dias. O ideal é você ser sincero com o tempo que tem, com o dinheiro que tem e as condições que tem. Obviamente, nem sempre vai dar para fazer tudo o que você pretendia.

Então, tente optar pelo que é prioridade para você. Por outro lado, não se sinta preso aos grupos de viajantes. Faça o que tiver vontade e o que for melhor para você, naquele momento.

9 – O aeroporto afastado demais

Assim como você pode ter problemas com o hotel afastado demais dos pontos turísticos, saiba que se o seu aeroporto for distante demais você também vai ter problemas. Pode ser o problema de ter que gastar mais com o táxi, por exemplo.

10 – O gosto pelas promoções

Por último, saiba que o brasileiro adora uma promoção. E isso realmente é bom para economizar dinheiro. O cuidado se deve para o fato de que você não tem que comprar algo apenas porque está em um bom preço.

O ideal é você criar um roteiro e começar a procurar os melhores a partir disso. Obviamente, se fizer o contrário correrá o risco de não fazer uma viagem como a que sonhou.