Descubra como evitar 5 erros ao investir dinheiro para viajar

Todo mundo que vai viajar tem que fazer planos. E um dos planos mais inteligentes é investir dinheiro para fazer rendimentos e ter um melhor cronograma. Só que muita gente comete erros ao investir dinheiro, inclusive, quando isso é pensado em viagens.

Aí, o que a gente fez? Selecionamos aqueles que são considerados os principais erros, isto é, os mais cometidos pelas pessoas que estão iniciando no mercado de investimentos. Se você está nessa fase da vida, conheça-os e saiba como evita-los da próxima vez.

Antes de começar a leitura, considere que em casos de dúvidas você também pode buscar ajuda de pessoas especializadas. Assim, hoje em dia, as corretoras de valores são altamente indicadas para posicionar melhor os clientes com os seus possíveis ativos financeiros.

Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto que é tão importante para quem vai viajar nos próximos dias, semanas ou meses.

1 – Investir de uma vez só!

O primeiro dos erros ao investir dinheiro é pegar tudo o que se tem e investir em determinados tipos de ativos, como as ações. Para quem não sabe, o mercado acionário é o que mais pode dar rentabilidade. Por outro lado, é o mais arriscado também.

Assim sendo, o ideal é evitar isso. E o mesmo vale para outras opções de ativos também. O que se recomenda é sempre diversificar o investimento para correr menos riscos. Além do mais, optar por ativos mais seguros, no começo, é uma boa ideia.

Para quem vai investir em ações em algum momento, a nossa dica é começar aos poucos e ir aumentando a porcentagem da carteira com o tempo. Você tem que estudar muito sobre as empresas e o mercado antes de fazer isso.

As ações são bem mais arrojadas do que a poupança, por exemplo. Por isso, merecem mais atenção também para evitar perdas.

2 – Comprar na baixa e vender na alta

Seguir o que todo mundo pode ser um erro se você não conhece o mercado. É claro que na teoria faz todo sentido você comprar uma ação na baixa e vender na alta, com a valorização dela na B3, a nossa bolsa de valores.

No entanto, como mencionamos acima, investir em ações tem suas características e você tem que ir além do que todo mundo diz. É preciso estudar afinco o mercado. Saiba que também dá para ganhar dinheiro vendendo na baixa ou comprando na alta, por exemplo.

Por isso, nada de fechar os olhos para o que as pessoas dizem. O ideal é analisar cada afirmação, cada caso, cada ativo, combinado?

3 – Não se preocupar com as taxas

Na hora de investir dinheiro para viajar, o que você considera? A rentabilidade, o tempo, o foco, né? Mas, e as taxas? Elas podem corroer muito a sua aplicação, ainda mais se forem altas demais, viu.

No caso dos fundos de investimentos, por exemplo, as taxas acima de 1% são consideradas altas e podem sim significar perdas de rendimento para você. Além do mais, em muitos ativos tem o imposto de renda e o IOF, também.

No caso do IR, ele segue uma tabela regressiva, o que quer dizer que quanto maior o tempo de aplicação, maior a sua rentabilidade, né. Já no caso do IOF, ele só é cobrado para quem investe por menos do que 30 dias. Então, fica a dica aqui!

7 maneiras nada tradicionais de ganhar dinheiro viajando

4 – Investir em produtos estranhos

Mais um dos erros ao investir dinheiro é o de ficar investindo em produtos que são estranhos. Seja do ponto de vista da rentabilidade ou da confiança mesmo. Saiba que não existe mágica no mercado financeiro, viu.

Os melhores ativos são aqueles que são regularizados pelos órgãos oficiais. E muita gente tem caído em armadilhas por aí, que são verdadeiros golpes financeiros. Para se ter uma ideia, a pirâmide financeira costuma ser um grande problema, portanto, cuidado.

Além de observar as taxas e o rendimento, comece a ver a confiabilidade dos produtos financeiros que existem também, ok? Essa é mais uma dica para evitar esse erro tão comum nos dias de hoje.

5 – Escolher produtos para objetivos não compatíveis

Se o assunto é investir dinheiro para viagens, saiba que um dos erros mais comuns é o de escolher ativos que não correspondem com esse objetivo. Dessa forma, considere que é preciso fazer uma análise entre objetivo e produto.

Vamos supor que você esteja pensando em investir para se aposentar, daqui 20 anos. Saiba que esse produto vai ser diferente de um ativo para quem quer viajar daqui 2 anos. Entendeu? São coisas diferentes e, portanto, produtos devem ser diferentes também.

Para evitar erros, o que você pode fazer é traçar o seu perfil de investidor. Depois, você lista os seus objetivos. E a partir daí começa a ver as opções que tem no mercado.

O planejamento para a viagem!

Agora que você conhece os principais erros ao investir dinheiro para viajar, resta começar a estudar, novamente, o seu planejamento para a viagem. Ele tem a ver com tudo o que você pretende realizar nesse passeio.

E a parte financeira é uma das mais importantes. Considere, por exemplo, as opções de compra de passagens online de forma mais barata, através de promoções. Além disso, há gastos com hospedagens, transporte e passeios, por exemplo.

Agora, na hora de investir dinheiro pensando na sua viagem, considere os erros acima e evite-os. Essa é uma forma de manter o seu planejamento sempre em ordem.