Aprenda como diminuir o peso da mala com 4 dicas para nômades digitais

Existe uma grande batalha que a gente traça quando vamos fechar a nossa mala de viagem, não é mesmo? Só que o assunto hoje é para falar sobre como diminuir o peso da mala. E para isso, vamos citar algumas dicas muito simples e efetivas.

Agora, se você é um nômade digital ou está entrando nesse estilo de vida de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, sabe como fazer isso fica ainda mais difícil, né. Na verdade, nem tão difícil assim se você considerar aquela boa e velha ajudinha da tecnologia.

O que é importante saber, antes de chegarmos as dicas, é que, de modo geral, as malas devem ter um peso de 23 quilos, que é padrão. Isso quer dizer algo que é bem pouco para quem precisa levar artefatos de trabalho, como notebooks, câmeras, etc.

Mas, a gente vai te ajudar a resolver isso ou pelo menos parte disso. Até mesmo porque você ainda precisa adicionar na sua mala as roupas, sapatos e acessórios, né.

ANÚNCIO

1 – Aprenda a trocar livros por e-books!

A primeira dica tecnológica que trouxemos aqui, que tem tudo a ver com diminuir o peso da mala, é sobre os livros. Independentemente do número de páginas que ele tenha, ele faz peso e se for mais do que 1, o peso é ainda maior.

A saída parece ser bem simples, ainda mais para quem tem o hábito de ler: os e-books! Que nada mais são do que livros digitais, que só vão ocupar o espaço de um tablet ou de um Kindle ou de outros aparelhos usados para isso, chamados de e-readers.

O resultado é um só: você economiza uma boa quantidade de peso na sua mala enquanto não abre mão da sua leitura diária. É claro que ter um livro em mãos é ótimo, uma sensação única. Só que para uma viagem, a leitura digital pode ser uma ótima saída.

E sem contar que há benefícios nesse tipo de leitura. Geralmente, os aparelhos possuem luz própria para a leitura de textos e imagens.

2 – Aprenda a usar aplicativos de anotações!

Você é daquelas pessoas que tem um livro para anotações, uma agenda física e vários blocos de nota na bolsa? Saiba que isso não vai ser mais necessário quando você começar a usar a tecnologia a seu favor.

Existem muitos aplicativos gratuitos que vão te permitir fazer tudo isso em alguns toques. Dá até para baixar apps que te permitem desenhar, criar gráficos e anotar o que quiser em lista, em tópicos, em negrito e em diversos formatos.

Se você não sabe por onde começar, estude o Notability, que é um app que te permite inserir qualquer tipo de arquivo nele. E aí você pode escrever e anotar em cima dele. Dá para usar o zoom e fazer anotações de tudo quanto é tipo. É um aplicativo bem interessante.

Ah, e tem ainda o bom e velho Evernote, né. Ele ajuda muito na hora de ter um caderno nas mãos. Pode ser usado, inclusive, por quem precisa preparar aulas, criar projetos ou fazer referências que precisam ser usadas depois. E tem serviços gratuitos ou pagos.

3 – Aprenda a ver filmes e séries online!

Agora vamos falar de algo que muito provavelmente você já conhece: o Netflix. Mas, saiba que também existem outras assinaturas que são baratas e vão te permitir ver filmes e séries online. Mas, por que isso pode te ajudar a diminuir o peso da mala?

Simplesmente porque você não terá que carregar com você aquela bolsa de DVDs, de CDs, de dispositivos para ver esse tipo de coisa. Até mesmo porque hoje em dia já nem se usa tanto assim esses produtos, né.

Então, se você não tem o Netflix ou outra assinatura, saiba que está perdendo tempo e, possivelmente, dinheiro também. Ah, e você pode assistir tanto em TVs Smart como em tablets, smartphones ou notebooks. O que é bem legal e apropriado para um nômade digital.

4 – Aprenda a jogar vídeo game no notebook!

A nossa última dica é para quem gosta muito de jogar vídeo game. E isso é bem comum hoje em dia em gente de toda idade. Não é coisa de criança, viu. Se você pensa assim, infelizmente, quer dizer que está vivendo uma época atrasada.

A sua vida de nômade digital, inclusive, pode ser boa para você ter esse tempo extra para se divertir. Bom, o fato é que um vídeo game, como um Xbox ou um PlayStation, tem um peso muito significante, né. E não vai rolar levar ele na mala.

Por isso, a alternativa tecnológica aqui é comprar controles de vídeo game que possam ser conectados no computador. Inclusive, dá para baixar emuladores de vários vídeos games, como o Nintendo 64, o Gameboy e por aí vai. O que vai dar uma nostalgia danada, né.

O fato é que você pode comprar os controles com entrada USB e ligar no seu notebook. A única coisa que vai precisar estudar é a configuração do seu notebook e como baixar os jogos, mas isso é mais simples do que você pode imaginar. E na internet tem tutoriais ensinando.

Descubra qual é o melhor aplicativo de GPS para viajar

Bônus – e as câmeras fotográficas?

É claro que a gente não pode comparar as câmeras fotográficas profissionais com os smartphones. No entanto, a gente sabe que temos aparelhos celulares hoje em dia que têm uma qualidade na imagem que é incrível. E com recursos diferenciados.

Portanto, pode ser que você não precise gastar dinheiro comprando essas máquinas e nem ocupando o seu espaço na mala. Exceto se você for um profissional da área, né. Agora, para quem não é, ter um celular mais moderno é uma ótima escolha.

ANÚNCIO