Descubra qual é a diferença entre escala e conexão

Você sabe qual é a diferença entre escala e conexão? Aliás, você sabe quais são as vantagens de cada uma? E sabe no que você precisa ficar atento na hora de comprar a sua passagem aérea? A verdade é que muita gente ainda se confunde com os termos  “escala” e “conexão”.

E para quem viaja com freqüência isso parece até um bicho de 7 cabeças! Só que não é. Se você entende os conceitos, fica bem mais fácil saber para que cada uma serve. E assim dá para comprar a passagem, no futuro, de forma mais inteligente também.

A diferença entre escala e conexão

Vamos começar explicando o que é a escala, está bem?

Basicamente, um voo com escala significa que ele vai ter uma parada intermediária em alguma cidade antes do seu destino final.

De modo geral, a escala envolve uma parada rápida de 30 à 40 minutos em um voo nacional e entre 1 hora e 2 horas num voo internacional.

Também é comum que os passageiros não desçam do avião! Apesar de alguns passageiros embarcarem ou desembarcarem naquela cidade.

Para quem anda de ônibus, essa é a famosa parada nos postos de combustíveis e conveniência à beira de estradas, sabe? A ideia é um pouco parecida com essa.

Mas, note que durante essas paradas também é feita a limpeza da aeronave, por exemplo. Além de outros serviços de manutenção necessários, de prevenção ou mesmo de serviços aos viajantes.

Para você entender, note que se o seu voo está indo de Porto Alegre para Fortaleza, ele pode ter uma escala no aeroporto de São Paulo.

Nesse caso, o mesmo avião que decola de Porto Alegre vai fazer uma parada técnica em São Paulo e seguir viagem para Fortaleza.

E o voo com conexão?

Já o voo com conexão quase sempre envolve a troca de aeronave.

E isso significa que você vai precisar desembarcar da aeronave e aguardar no terminal o seu próximo voo. É bem simples entender a diferença, né?

As conexões geralmente são mais demoradas do que as paradas. Elas costumam levar entre 40 minutos e 4 horas entre um voo e outro. E em alguns casos o voo seguinte pode ser feito por uma outra companhia aérea também.

Retomando o exemplo de Porto Alegre. Vamos lá. Você vai de Porto Alegre até São Paulo e em São Paulo vai pegar uma outra aeronave que vai te levar até Fortaleza. Beleza?

As semelhanças e diferenças das paradas nos voos

Tanto na escala quanto na conexão pode haver mudança no seu assento para a sequência da viagem. Portanto, isso é uma semelhança.

Agora, para quem está estudando a diferença entre escala e conexão, fica a pergunta: qual que é a melhor opção, a que tem escala ou a que tem conexão?

Isso vai depender muito de pessoa para pessoa e de viajante para viajante.

Por exemplo, para quem gosta de se movimentar, a conexão oferece a possibilidade de caminhar até o terminal fazer um lanche e usar o banheiro enquanto aguarda o próximo embarque. Já na escala você é obrigado a ficar sentado dentro da aeronave aguardando. O que são situações bem diferentes!

Em compensação para os mais afoitos e desesperados, a escala terá uma duração menor enquanto a conexão pode levar muito mais tempo.

Inclusive, existe alguns casos em que durante a escala há troca de tripulação ou a necessidade de manutenção da aeronave em que os passageiros são obrigados a deixar a aeronave temporariamente.

Mas, depois retornam para o mesmo avião.

Veja como fazer conexões gratuitas para conhecer outros países

Os voos com escala tem alguns vantagens

Agora, mais um ponto importantíssimo para quem está estudando a diferença entre a escala e a conexão de um voo, saiba que os voos com escala oferecem algumas vantagens.

A primeira vantagem do voo com escala é que se tem a menor chance de extravio da sua bagagem. E o motivo que explica isso é que ela não precisará ser retirada da aeronave para ser colocada em outro avião. O que diminui muito as chances de extravio, né?

A segunda vantagem que vale destacar é que se houver qualquer atraso no seu voo original, a seqüência dele será feita pelo mesmo avião. Nesse caso, não tem risco de você ficar pelo caminho. Apesar disso ser pouco provável no voo com conexão, ainda é uma possibilidade.

Os voos com conexão também tem vantagens

Já a conexão muitas vezes têm a vantagem de você economizar muito na compra da passagem aérea. Por que isso acontece? Uma vez que ela permite uma combinação muito maior de voos. E sim, isso faz uma diferença e tanto no valor da passagem aérea.

Agora, se você chegar voando para outro país, vamos deixar aqui uma dica importante! Ainda mais no caso da Europa e dos Estados Unidos. Tome cuidado com o controle de imigração porque ele é feito antes da sua conexão.

Neste caso, o ideal é você reservar uma conexão com um mínimo de 2 horas para você ter tempo hábil de fazer todos os procedimentos com calma. E apesar de o Brasil ser considerado o país da burocracia, isso existe em todos os lugares do mundo, ok?

Em alguns aeroportos é comum haver troca de terminais com uma distância muito grande de um para o outro, por exemplo, o que também dificulta esse processo aí. Além disso, dependendo do país que você vai visitar você é obrigado a “redespachar” as bagagens.

O importante é considerar que a companhia aérea é quem pode fornecer informações precisas do que você vai precisar fazer durante a viagem. Isso se você tiver algum problema ou alguma dúvida sobre esse assunto. Eles são os mais confiáveis para falar.

Agora, conte aí, você já teve algum problema durante uma escala ou conexão?