3 dicas para fazer verdadeiras obras de artes ao tirar fotografias em outros países

Você é daqueles viajantes que amam tirar fotos durantes suas viagens, principalmente as internacionais, mas dificilmente consegue uma fotografia legal? Se sim, saiba que você não está sozinho.

Na verdade, boa parte dos viajantes não conseguem tirar boas fotos. E o pior é que isso acontece pela falta de noções e técnicas simples e fáceis de fotografia.

Quando bem usadas, essas simples técnicas e noções podem transformar qualquer foto em verdadeiras obras de arte, o que fica ainda mais bonito se essa foto retrata uma Torre Eiffel. Abaixo, você descobre quais são elas!

1 – Brinque com a luz

Em toda fotografia, mesmo que não percebamos, a luz é sempre a protagonista. É ela quem dá forma, cor, transmite sentimentos e cria tudo aquilo que está sendo fotografado. Sendo assim, por que não brincar um pouco com ela? Você vai se surpreender com o quão divertida ela é!

Experimente tirar fotos contra luz, deixando apenas a silhueta do objeto à sua frente aparecer e favorecendo a grande protagonista. Não deixe também de explorar as sombras e suas formas em torno da pessoa ou objeto a ser fotografado, pois assim você pode dar um tom de mistério às suas fotos.

E aproveite ao máximo a chamada “Golden Hour”, os horários próximos ao pôr do sol, quando a luz fica mais dourada e suave. Esses momentos dão um verdadeiro tom mágico a qualquer fotografia!

2 – Explore momentos ordinários

Os modelos para as fotos de todos os viajantes são sempre os cartões postais do destino. E, obviamente, eles devem ser fotografados. Afinal, quem visita Paris e não tira uma foto da Torre Eiffel?

Porém, por que não ir além desses lugares já tão explorados e aproveitar aquilo que praticamente ninguém ver?

Uma pessoa apressada indo para o trabalho, uma idosa tentando atravessar a rua, as fileiras de carros esperando o sinal abrir, ou, até mesmo, uma rua deserta durante a noite. Todos estes momentos formam cenários incrivelmente autênticos e, se enquadrados corretamente, podem render fotos extraordinárias.

Então, na sua próxima viagem, tente capturar momentos assim. Eles estão acontecendo a todo momento a nossa volta e basta um olhar mais atento para captar um significado implícito, mas latente, que vai te surpreender.

3 – Seja criativo

A criatividade também pode transformar as suas fotos por completo e dar novos significados a lugares extremamente explorados por milhares de outros viajantes. Melissa Hie, dona do perfil “Girl Eat World” no Instagram, te mostra exatamente como.

Ela viaja o mundo tirando fotos dos maiores cartões postais dos destinos. Mas eles não são os protagonistas das fotografias da moça. Na verdade, eles ficam desfocados ao fundo e quem realmente rouba a cena são as comidas locais.

Em Paris, por exemplo, Melissa Hie fotografou os coloridos macarons franceses em frente à Torre Eiffel, ressignificando completamente esse monumento parisiense. Então, por que não ressignificar os monumentos do seu destino com a sua criatividade?

Bônus: Use as ferramentas de edição certas

Por fim, após utilizar todas essas dicas e tirar fotos extraordinárias, você precisa partir para a edição. E, nesse momento, usar as ferramentas certas fazem total diferença. Se você tira suas fotos no celular e quer editar nele mesmo, ótimos apps são: Snapseed, PicsArt e Adobe Photoshop Lightroom.

No computador, o Photoshop, Pixlr e e Gimp são algumas das melhores e mais utilizadas ferramentas.