Confira 10 destinos para fugir do carnaval brasileiro

O brasileiro ama o carnaval. Mas, nem todo brasileiro, né. Alguns preferem ficar quietinhos, vendo suas séries favoritas, jogando vídeo game ou até mesmo jogando conversa fora. Outros preferem descansar e ter paz. Nesse caso, temos destinos para fugir do carnaval.

Inclusive, a nossa lista é bem variável e vai de Campos do Jordão até o Jalapão. Tem ainda a Chapada dos Veadeiros e da Diamantina. Se você já conhece esses lugares, sabe do que estamos falando. Se não conhece, saiba que tem muitos motivos para isso.

1 – Campos do Jordão (SP)

Existem vários motivos para Campos do Jordão estar nessa lista de destinos para fugir do carnaval. Mas, um dos principais é o fato de estar bem pertinho de São Paulo, da capital. Assim, permite um verdadeiro bate-volta, mas bem tranquilo.

Enquanto uma boa parte do país vai para a capital paulista sambar, você pode fugir de lá e ir para Campos. É aquele tipo de lugar que você já deve ter visto em fotos: totalmente bucólico e com muito chocolate.

2 – Chapada dos Veadeiros (GO)

A verdade é que você nem precisaria de uma desculpa para ir para a Chapada dos Veadeiros. Mas, já que no carnaval a maioria das pessoas buscam festas, samba e marchinhas de rua, o lugar acaba sendo uma ótima opção de escolha para quem não liga tanto assim para a festa.

A Chapada fica bem no Planalto Central do estado e é um lugar incrível para quem gosta da natureza. Por lá, você encontra trilhas, cachoeiras e um cenário que só se vê em filmes – e na Chapada, claro. A boa notícia é que tem hospedagens a partir de R$ 120.

3 – Curitiba (PR)

Você já ouviu falar do carnaval em Curitiba? Obviamente que não porque lá não tem um carnaval tão grande e tão famoso e tão agitado e tão dançante como a gente vê em outras partes do Brasil, né. O lugar é um sossego só, ideal para quem quer paz.

Inclusive, é nessa época que a cidade fica vazia. Inclusive, é quando acontece o Zombie Walk, uma passeata de pessoas vestidas de zumbi que passam pelo centro da cidade. A capital do Paraná, por sua vez, já foi eleita como a mais sustentável do país. Então, é uma boa ideia.

4 – Chapada Diamantina (BA)

Do Sul para o Nordeste vamos direto para a Bahia. Calma, que a gente vai explicar antes que você pense alguma bobagem. É claro que nessa época do ano, as passagens para a Bahia ficam bem mais caras, né. Afinal, o carnaval de lá é bem famoso.

No entanto, a Chapada fica vazia e se torna um dos destinos para fugir do carnaval mais incríveis para você visitar. É o tipo de lugar que agrada quem gosta da natureza.

5 – Jalapão (TO)

Outro lugar que você nem precisaria de desculpa para conhecer é o Jalapão. Não é o tipo de lugar que tem praia e nem mesmo serra. Então, o que fazer lá? Tem dunas, cachoeiras, trilhas e até mesmo fervedouros. Gostou? Ótimo para quem quer esfriar a cabeça, literalmente.

Os brasileiros, mesmo aqueles que gostam de viajar, sempre acabam optando por lugares mais famosos. Mas, o Jalapão é aquele lugar incrível de tão especial. E com certeza a sua passagem por lá vai ficar na memória, como sendo um dos seus carnaváis mais incríveis.

6 – Itá (SC)

Itá vai entrar na lista por vários motivos. Inclusive, por ser um dos lugares mais exóticos para você conhecer durante o festejo do carnaval brasileiro. Na verdade, o que tem lá é um lago, que é muito louco e ficou conhecido após a construção da usina de Itá.

Calma que não é confuso de entender. O lugar tem um monte de fazendas com ovelhas, produção de cachaça e tem focado muito no ecoturismo. Então, já sabe: é para quem gosta desse tipo de aventura no meio do mato. Ok?

7 – Domingos Martins (ES)

E já que falamos de uma cidade exótico, por que não citar outra, né? Domingos Martins também está sendo incluída na lista dos destinos para fugir do carnaval porque é um lugar perfeito para a prática do ecoturismo. A ideia é bem parecida com a de Itá.

Assim, por lá você pode fazer trilhas, nadar nas piscinas naturais, fazer rapel e até mesmo passeios de quadriciclos. Sem falar que ultimamente o lugar tem se destacado por ter recebido uma grande opção de cervejarias artesanais.

destinos para fugir do carnaval

8 – Bonito (MS)

Pensa em um lugar bonito para conhecer… Brincadeira a parte, saiba que o nome da cidade não é à toa, viu. A cidade sul-mato-grossense é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza e aventuras nesses lugares verdes.

Tem grutas, cachoeiras, arvorismo, boia cross, etc. Os bares e restaurantes também ficam agitados durante boa parte do ano. Mas, na época do carnaval, o lugar se torna apropriado para quem quer ouvir o som dos passarinhos e ver o entardecer em meio as árvores.

9 – São Miguel do Gostoso (RN)

Fica pertinho de Natal, então dá para fazer um bate-volta de lá. A cidade respira paz o ano todo. Mas, no carnaval isso é ainda mais intenso. Olha só: dá para ouvir o barulho do mar daqui, você consegue ouvir, também?

Para quem gosta de gastronomia, o prato mais falado lá é o polvo.

Leia Também:

10 – Serra da Canastra (MG)

Para fugir do carnaval sem precisar fugir muito do estado, temos a Serra da Canastra. É o nosso último dos destinos para fugir do carnaval brasileiro, mas pode ser a sua primeira opção. Ainda mais se você não consegue viver sem o bom mineirês, né.

Lá tem de tudo o que você está imaginando mesmo: café no bule, doce de leite em muita tranquilidade. É destino certo para fugir da badalação carioca ou paulista e dos seus sambódromos. Aliás, o queijo da canastra é de dar água na boca, viu.