Conheça 5 destinos no norte do Brasil para conhecer na próxima viagem

A região norte do nosso país é muito famosa por ter a Floresta Amazônica. Só que nem todo brasileiro conhece a região. Por isso, a gente fez um estudo para selecionar 5 destinos no norte do Brasil que valem a sua visita algum dia. São lugares incríveis que vão te deixar de boca aberta.

Considere também que boa parte da região é focada no turismo. Mesmo assim, muita gente exclua a região e as cidades do turismo nacional. O que é um grande erro. Tanto é que você vai se impressionar com essas nossas dicas, que, por mais que pareça um lugar distante, está logo ali, no Norte do nosso país.

Aliás, se você já teve alguma experiência em um desses lugares, comente abaixo e deixe a sua impressão para outras pessoas que querem visitar os destinos no norte do Brasil. Nada como uma indicação, não é mesmo? O que você recomendaria?

1 – Arquipélago de Anavilhanas (AM)

Esse é um dos destinos no norte do Brasil que tem impressionado muita gente, muitos turistas que ainda não conhece a região. Ele fica no Amazonas e está há 100 quilômetros da capital do estado, Manaus.

É considerado um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo, sendo que permite passeios de barco entre as ilhas e os igarapés, também.

O cuidado que se deve ter é durante a época de seca. Mas, o lado bom é que nessa época dá para ver a formação das praias em toda a região.

Outra dica para aproveitar o melhor do arquipélago é visitar o Parque Nacional do Jaú. Por lá dá para fazer trilhas de todos os tipos, tamanhos e intensidades. A maioria delas são exploráveis por turistas e esportistas.

2 – Alta Floresta (MT)

Alta Floresta fica no Mato Grosso, mas é considerado um destino da região norte, sim. Isso porque ela fica bem no extremo norte do estado. E o lado bom é que lá dá para fazer passeios, visitas e o turismo em todas as épocas do ano.

A cidade é considerada ótima para a pesca, por isso, atrai muitos turistas. Outro motivo é o ecoturismo, que está muito presente em Alta Floresta e também atrai gente do país e do mundo todo.

Uma dica de passeio em Alta Floresta é a Pedra Preta e o Parque Estadual do Cristalino. Esse é um dos lugares mais interessantes para quem quer ver parte da Floresta Amazônica Preservada. Mesmo porque é considerada a primeira Reserva Participar do Patrimônio Natural do país.

E por lá também dá para fazer várias trilhas em meio as florestas e serras que existem na região. Aliás, a fauna a flora de Alta Floresta é incrível e vai te deixar apaixonado pelo lugar.

3 – Alter do Chão (PA)

No Pará também temos algumas opções de cidades além da famosa Belém. Aliás, Alter do Chão está entre os destinos no norte do Brasil mais incríveis para visitar. E quase todo mundo que já foi, quer voltar, viu.

Alter do Chão é um distrito que pertence à Santarém. Ele foi considerado como uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês de mais fama no mundo, o The Guardian. E, assim sendo, você já deve imaginar o que vai encontrar por lá, não é mesmo?

São praias lindas, belas e com tudo o que o Pará tem a oferecer de melhor. A areia é branca e ao redor as águas esverdeadas do Rio Tapajós fazem o cenário perfeito. O destino não é o mais conhecido da região norte, mas é um dos principais, sendo acessível de avião também, de Santarém.

Para quem ficou interessado nesse passeio, saiba que há meses bons para a viagem. Eles são: agosto e novembro. Isso porque é quando acontece o período de vazante do Rio e a praia se torna acessível. E aí, vai negar essa visita no Caribe Amazônico?

4 – Parintins (AM)

Outro destino do Amazonas que merece destaque é Parintins. Aliás, você já deve ter ouvido falar desse lugar por conta do Festival Folclórico de Parintins, né. Ele acontece no final de junho, todos os anos e é bem famoso aqui no Brasil.

Com a fama do festival, saiba que é preciso se programar muito bem para viajar para o Amazonas nessa época do ano. Aliás, os voos saem de Manaus para lá. Ou se quiser ir de barco também dá, mas aí vão levar mais do que 18 horas, viu.

Já fora da época do festival, considere que dá para visitar as praias de Parintins e ver as areias brancas que estão por lá. O lugar é lindo ainda mais durante a vazão dos rios.

5 – Ilha de Marajó (PA)

O último dos destinos no norte do Brasil para conhecer antes de morrer também é do Pará. A Ilha do Marajó é um lugar incrível e isso se parte do fato de que a considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo. Assim sendo, é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Amazonas.

O que se encontra na ilha? Mangues, Igarapés, Águas Desertas, Fauna e Flora! Assim sendo, saiba que dá para ir até a ilha através de Belém, de onde os barcos partem. Uma viagem para a ilha pode te trazer uma experiência única, com certeza.

E, para terminar, saiba que também há boas épocas para ir para a Ilha de Marajó: julho, quando o clima está propício para passeios, ciclismo e trilhas.