6 destinos de ecoturismo para visitar no Brasil

Quem é do Brasil não precisa ir para longe para curtir a natureza e fazer belos passeios, curtindo a paisagem. O país é enorme e rico. São vários lugares bem bonitos perfeitos para descansar, curtir e fazer até turismo de aventura em parques, cachoeiras, dunas, lagoas.

Separamos uma lista de 6 lugares incríveis para viajar com foco no ecoturismo. Se você gosta de aventuras tem que conhecer essas opções!

1 – São Sebastião (SP)

O primeiro lugar é São Sebastião, no litoral de São Paulo. É um trecho, aliás, muito badalado. Tem bons restaurantes e muitos hotéis. São 100km de orla em meio à Mata Atlântica, a conhecida Serra do Mar.

Enseadas e ilhas fazem parte da paisagem e as praias agradam de famílias a surfistas. Vale dizer que todas as praias são ligadas pela Rio-Santos, que traz um monte de paisagem.

As mais conhecidas são Cambury, Juquehy, Baleia e Maresias, mas tem outras também belíssimas como Barra do Uma e Paúba.

2 – Presidente Figueiredo (AM)

Partimos agora para Presidente Figueiredo (AM). A cidade fica a 133 quilômetros de Manaus. No meio da floresta o visitante consegue ver cachoeiras.

Esse destino é bom para quem busca o contato direto com a natureza. O grau de dificuldade das trilhas varia com pontos acessíveis até outros locais que exigem muito esforço.

Se o tempo estiver curto, dê prioridade ao passeio que leva a caverna Maroaga e à gruta da Judeia.

3 – Parque Nacional de Monte Roraima (RR)

O Parque Nacional de Monte Roraima, em Boa Vista (RR), também é ótima escolha, pois é o ponto mais elevado do Brasil. Já pensou dizer para as pessoas que visitou o local mais alto do país?

O alto do platô está a 2.734 metros de altitude. São grandes paredões, lagos, cachoeiras e formações rochosas com formatos diferentes.

4 – Paraty (RJ)

De Roraima de volta para o sudeste. O Rio de Janeiro continua lindo com Paraty. Para chegar nas incríveis praias da cidade é preciso usar barcos ou fazer trilhas.

Como elas são mais difíceis de serem encontradas, as praias ficam praticamente intactas e a gente consegue ver a beleza natural, quase que sem interferência do humano.

5 – Jericoacoara (CE)

Nosso quinto destino fica no Ceará. Jericoacoara ficou bem popular nos últimos anos, mas ainda reserva praias maravilhosas para conhecer.

Elas ainda contam com aquele clima rústico e são paradas importantíssimas para quem quer apreciar um bom pôr do sol. Também dá para garantir essa visão em cima das dunas, bem conhecidas pelos passeios de buggy do Ceará.

6 – Nobres (MT)

Para encerrar, a Gruta do Lago Azul, em Nobres (MT). As cachoeiras e as grutas encantam o pessoal. As águas dos rios são transparentes, bem cristalinas e abrigam várias espécies de peixes.

É quase que impossível ir para Bonito e não passar pela Gruta do Lago Azul. A trilha até ela é bem tranquila, só é preciso ter fôlego para descer e subir os 300 degraus.

Vá! A história que passa por ela é linda.  Curta o mergulho!