Vai viajar? Descubra o que é o bilhete eletrônico e como usar!

Hoje em dia muito se fala em bilhete eletrônico e para quem está acostumado a viajar, não há muitas novidades. No entanto, para quem vai pegar o avião pela primeira vez, o assunto pode ser duvidoso… Afinal, o que é um bilhete eletrônico?

O assunto é simples de ser entendido e a primeira coisa pela qual devemos nos atentar é para o fato de que estamos falando de passagens aéreas. O fato é que elas estão sendo substituídas, gradativamente, pelos bilhetes eletrônicos, também chamados de e-tickets.

Assim, se pode concluir que um bilhete eletrônico é uma ferramenta que torna possível processar todas as informações das passagens aéreas em um aplicativo tecnológico, assim como dados do passageiro, do número da passagem, do valor, da reserva, do localizador, companhia, etc.

É obrigatório usar o bilhete eletrônico?

Atualmente, não há lei que obrigue o uso do bilhete eletrônico em embarques. No entanto, saiba que ele funciona exatamente como uma passagem aérea em papel, sendo que contém a mesma validade e isso pode ser considerado uma comodidade para o passageiro.

Já que com o tíquete digital dá para fazer check-in e ter o cartão de embarque. Isso sem contar que hoje em dia já dá para fazer o check-in online também, justamente por meio do número do bilhete eletrônico e de outros documentos, como o número do RG.

Agora, por não ser obrigatório e sim opcional, saiba que também existe a possibilidade de realizar viagens com a forma mais tradicional que existe, apresentando a passagem aérea que deve ser comprada anteriormente.

Portanto, entenda que não há riscos: o bilhete eletrônico é uma forma de substituir a passagem aérea, sendo que é emitido na internet.

Fácil acesso ao e-ticket

Além da economia de dinheiro que se pode ter ao optar pelo e-ticket (como vamos mostrar abaixo), o consumidor também deve considerar que em caso de perda, também existe a opção de solicitar o bilhete eletrônico por vários canais, sem que tenha que perder o voo.

Na Latam, por exemplo, que tem parceria com o Multiplus, saiba que o e-ticket é enviado por e-mail e para ter mais informações ou solicitar um novo envio da mensagem, basta ligar na central de relacionamento, através do 11-3272-1400 ou 0300-726-4455.

E por que comprar passagens na internet?

Hoje em dia, várias plataformas estão focadas em ajudar o consumidor a comprar passagens aéreas online, isto é, com alguns cliques, pela internet. Isso porque as vantagens são muitas, a se partir dos valores financeiros, já que na internet dá para encontrar promoções.

Logo, ao optar pela compra online das passagens aéreas, o consumidor acaba pegando o seu bilhete eletrônico para que seja usado nos aeroportos. Lembrando, obviamente, que ele tem a mesma validade da passagem aérea.

E o melhor é que esses sites buscam, através de pesquisas, opções que são mais em conta, conforme o local da viagem, do destino, do horário, do dia ou da hospedagem. A dica aqui é pesquisar a compra nesses sites, como o 123 Milhas, o Submarino Viagens, o Voopter, etc.