Descobrimos o custo de vida na Bélgica, segundo os brasileiros

Quando se fala em morar na Europa, uma das principais informações que as pessoas buscam é sobre o custo disso. Será que é mais barato ou mais caro do que no Brasil? Claro que isso varia muito. De qualquer modo, fomos atrás para descobrir o custo de vida na Bélgica.

Se você está pensando em ir até esse país incrível para estudar ou morar, saiba que essa leitura pode fazer a diferença para você. Até mesmo porque há algumas dicas que são vindas de brasileiros que moram lá há algum tempo.

E o mais legal é que trouxemos aqui uma média de preços de alimentos, de aluguéis, de serviços. Ou seja, de tudo aquilo que, inevitavelmente, vai fazer parte da sua vida – porque sãogastos básicos. Interessou? Então, continue lendo e saiba mais do custo de vida na Bélgica.

Qual é o custo de vida na Bélgica

Leticia Mendes é uma brasileira que vive na Bélgica. Na internet, ela se pronunciou sobre o custo de vida nesse país. “É importante ter um bom planejamento das finanças, pois não é um país barato de se viver”, ela afirma.

Assim, há de se considerar que esse custo vai depender de diversos fatores individuais de cada pessoa e morador. Logo, é preciso considerar o tipo de casa (se for compartilhada é mais barata), as prioridades (comer em restaurante é mais caro), etc.

De qualquer modo, o que ela diz é que as cidades que os brasileiros mais se interessam são, também, as mais caras para se morar na Bélgica. Por exemplo, ela cita Bruxelas, Gante e Antuérpia. Por outro lado, há cidades mais baratas, como Liege.

Além do que a Leticia contou, também fizemos uma pesquisa no site Numbeo e Expatistan, que trazem dados interessantes sobre o custo de vida de certos países.

No mercado

No mercado, o brasileiro vai encontrar produtos como o leite por 1 euro cada caixinha de 1 litro. Já o pão fresco sai por 1,65 euros a cada 500 gramas. Os ovos custam 2,51 euros para cada dúzia. O frango custa 8,77 euros o quilo. Já o quilo da maça fica em 2,26 euros.

Aliás, para quem gosta de bebidas, o litro do vinho é 7 euros e a garrafa de ½ de cerveja nacional custa 1,39 euros.

Curiosamente, saiba que comer em um restaurante econômico para 1 pessoa, o custo será de, ao menos, 15 euros. No entanto, se for para duas pessoas, em um restaurante de custo médio, o valor sobe para 60 euros.

No serviço básico

Pensando no transporte belgo, a gente tem um bilhete de ida que fica em 2,5 euros. Mas, também dá para comprar o passe mensal, que sai por 49 euros. O táxi tem a tarifa normal de 2,10 euros para cada 1 quilômetro. Além disso, o litro da gasolina está em 1,43 euros.

Aliás, também tem outros serviços podem ser aqueles domésticos, como com energia elétrica, água, lixo. Para quem mora em um apartamento de 85 m², o custo vai ser, na média, de 140 euros por mês. Por fim, a internet de 60 Mbps vai sair por 45 euros no mesmo período mensal.

No aluguel

Na hora de analisar o custo de vida na Bélgica também temos que pensar no valor do aluguel, da moradia, da hospedagem. Então, um apartamento com 1 quarto no centro da cidade fica em mais de 730 euros. Mas, fora do centro, o valor é de 610 euros.

Para um apartamento maior, com 3 quartos, o valor será de mais de 1,1 mil euros no centro. Porém, ele cai para 940, quando fica fora do centro da cidade.

Para quem tem o intuito de comprar uma casa na Bélgica, considere que o preço do m² é de mais de 3,1 mil euros no centro ou 2,4 mil euros fora do centro.

No lazer

Quanto aos gastos com o lazer, isso se torna ainda mais característico de cada pessoa. Mas, podemos citar aqui alguns exemplos que podem ser úteis para você, também. Por exemplo, a academia. O valor mensal é de 26 euros.

Já se você quiser alugar um campo de tênis por 1 hora no final de semana, o custo será de 17 euros. E para ir ao cinema, o valor do ingresso é de 11 euros.

No fim das contas

custo de vida na Bélgica

Agora que a gente conhece a maioria dos gastos que podemos ter para analisar o custo de vida na Bélgica, a gente pode pensar em uma estimativa aqui. Se a gente considerar uma família com 4 pessoas, o custo mensal não deve ser menor do que 3,4 mil euros.

Já para quem vai viajar e morar sozinho na Bélgica, o custo não deve ser maior do que 1,6 mil euros. Lembrando que dá para baratear esse custo de vida conforme as suas escolhas e prioridades, a partir da cidade, por exemplo.

Salário mínimo

Para fins comparativos, a gente vai terminar essa matéria trazendo alguns salários mínimos para determinadas profissões. Assim, você vai entender que o custo de vida de lá não é tão baixo como muita gente pensa.

Você também pode gostar de lerVeja quanto custa morar em Vancouver para brasileiros

Um auxiliar de dentista tem o salário mínimo de 2 mil euros. Enquanto que um vendedor de carros ganha mais de 2,3 mil euros no mês. Uma recepcionista de hotel tem a média de 2,9 mil euros. Já um cuidador de idosos recebe 200 euros a menos. Um motorista de ônibus pode garantir uma salário de 2,9 mil euros também.