Descubra 7 cursos gratuitos do Senac na área de turismo

Existem ótimos cursos na área de turismo que podem ser feitos por quem gosta muito de viajar. Inclusive, vale aquela ideia de ganhar dinheiro viajando, sabe? Afinal, nunca se sabe onde você estará enquanto profissional. Mas, quais são esses cursos? A gente separou 7 dos melhores cursos gratuitos do Senac na área de turismo para você conhecer.

A ideia é que você conheça um pouco mais sobre eles e busque aquele que mais se identifica. No entanto, não se esqueça de que, após isso, você deve buscar todas as informações do curso, de forma completa, para saber se vale a pena para você ou não. Além do mais, os cursos do Senac estão distribuídos em várias áreas do país, especialmente na região de São Paulo.

A boa notícia é que as inscrições podem ser feitas online. E que a maioria dos cursos oferecem vagas grátis, sendo que representam uma parcela do total de alunos. Porém, para saber sobre o programa de gratuidade do Senac é preciso buscar ajuda na unidade física da instituição.

1 – Técnico em guia de turismo

O primeiro dos cursos gratuitos do Senac na área de turismo é o de técnico em guia de turismo. Sem dúvidas, é um dos cursos mais buscados nessa instituição. Basicamente, ele prepara o profissional para orientar grupos de pessoas ou casais em viagens.

A carga horária é de 800 horas e para cursar é preciso cumprir alguns requisitos. Por exemplo, ter o interesse em estudar o turismo receptivo e ampliar as habilidades nessa área. Além do mais, é preciso ter mais de 17 anos e estar acima do 2º ano do ensino médio.

ANÚNCIO

Há vagas abertas em 4 polos: Bebedouro, Franca, Piracicaba e São Bernardo do Campo, todos em São Paulo. Saiba mais sobre o curso grátis.

2 – Técnico em Hospedagem

Os requisitos são os mesmos que foram citados acima, inclusive, a carga horária também. A diferença está na formação. Nesse caso, de técnico em hospedagem, o estudante vai ter habilidade para atuar em hotéis, como prestadores de serviços.

São vagas abertas, inclusive algumas gratuitas, em 2 polos: Aclimação e Ribeirão Preto. Sendo assim, se você mora em uma dessas cidades pode ir até a unidade física portando o seu documento pessoal e o histórico escolar para fazer a sua inscrição.

Ou você pode entrar no site do Senac para saber mais sobre esse curso.

3 – Agente de informações turísticas

É um curso técnico na área de turismo mais rápido, sendo que a carga horária é de apenas 200 horas. Mas, para cursar é preciso ter o ensino fundamental II completo. Porém, a notícia boa é que o estudante que terminar o curso vai ter um certificado de Qualificação Profissional de Agente de Informações Turísticas.

Infelizmente, esse curso só está aberto em São José do Rio Preto, sendo no formato presencial. A notícia boa é que há vagas gratuitas também. O agente vai estar apto para atender os turistas, visitantes e moradores locais que possuem oferta turística regional.

Também é possível saber mais do curso e se inscrever pela internet.

Como escolher qual curso fazer no exterior?

4 – Agente de viagem

O próximo dos cursos gratuitos do Senac na área de turismo é um dos mais procurados do Brasil todo também. Em Campinas, ele é sempre muito disputado. Além de estar com vagas abertas em Aclimação também.

O interessado deve ter, pelo menos, 17 anos para cursar as mais de 170 horas aulas de estudo. O agente de viagens formado vai estar eficiente para atuar no dia a dia de uma agência de turismo, inclusive, com foco nas tecnologias.

Aliás, é preciso ter conhecimento mínimo em informática e no pacote Office. Dessa forma, para saber mais sobre as exigências e valores, acesse a página do Senac.

5 – Condutor de turismo de aventura

O estudante que pretende fazer esse curso tem que saber que o foco é formar pessoas para atuarem no meio natural ou artificial de viagens. Assim sendo, ele vai sempre estar atento às caminhas e trilhas, que podem ser de curta ou longa duração.

A ideia é prestar um serviço com segurança a partir de conhecimentos técnicos. O profissional terá um ponto a mais no Cadastro Brasileiro de Ocupações, que é do Ministério do Trabalho. Inclusive, ao todo são 240 horas aulas e a idade mínima exigida para o estudo é de 16 anos.

Saiba mais no site.

Descubra 7 cursos gratuitos do Senac na área de turismo

6 – Organização e planejamento do receptivo turístico

O próximo dos cursos gratuitos do Senac na área de turismo é o de organização e planejamento. Inclusive, esse é um curso mais voltado para quem gosta de organizar viagens. Aí, no curso dá para aprender várias técnicas, como de marketing.

É um curso bem curto, de 36 horas, sendo que exige que a pessoa tenha, ao menos, 16 anos e o curso do ensino médio completo. Atualmente, só está disponível em São Miguel Paulista. E você pode saber mais no site do Senac.

7 – Recepcionista em meios de hospedagem

Por último, o curso de 160 horas de recepcionista. O estudante vai poder atuar em equipe, interagindo com funcionários de vários setores e sempre focando na fidelização do cliente. Entretanto, é preciso ter 16 anos de idade e estar, ao menos, no 1º ano do ensino médio.

Inclusive, esse curso gratuito está disponível, com algumas vagas gratuitas, em Campinas, Registro e São Bernardo do Campos. E você pode saber tudo sobre ele, como carga horária e aulas, no site.

ANÚNCIO