A culinária de Cuba – saiba sobre o prato principal, sobremesas, doces e bebidas

O que você sabe da culinária de Cuba? Será que a comida de lá é muito diferente da nossa? E o preço? Será que tem restaurantes caros ou dá para comer pagando menos? A gente fez um texto muito bacana falando disso tudo.

Curiosamente, saiba que os principais pratos locais são bem próximos do que conhecemos. Por exemplo, o arroz e feijão. Não acredita? Então, leia o próximo tópico. E no decorrer da matéria ainda falaremos sobre o mojito, a paella, o flan e muito mais.

O principal prato cubano

O principal prato cubano é o moros y cristianos. Ele é servido em qualquer parte da ilha. Mas, o que seria isso? Uma espécie de mexido de arroz e feijão, que tem um tempero todo especial e bastante caraterístico de lá.

Sobre o nosso famoso arroz com feijão, considere que são bem próximos do que conhecemos por aqui. Ou seja, estamos falando sobre o arroz branco e o feijão com caldo, que pode ser o “carioca” ou o “preto”.

Ainda sobre a comida típica de Cuba, saiba que a principal carne que temos por lá e de porco. Assim, a carne suína é a principal proteína dos cubanos, sendo que é servida como bife ou em cubos. Já a carne de boi (ou de vaca) não é tão comum. Apesar de ter nos restaurantes.

Outros pratos tradicionais

Além do arroz e feijão citado acima, considere que há outros pratos conhecidos em Cuba. Vamos mencionar, brevemente, cada um deles. Leia.

Ajiaco – é comum em países latinos. A base leva batata, frango e milho. Porém, o diferencial cubano está nas ervas nativas, como a guasca.

Arroz con pollo – é muito próximo da nossa “galinhada”. Sendo assim, ele é um misturado que vai achiote. Mas, como o nosso prato, ele vai arroz e frango também.

Ropa vieja – outro prato tradicional, básico e simples. Ele leva carne de vaca desfiada, arroz branco, feijão e salada. Aliás, o grão de bico sempre acompanha o prato.

Tamales – um último prato típico que temos aqui é o tamales. Ele é comum em outras regiões também, sendo que o diferencial está no tempero. O restante você sabe: frango e milho. Mas, esse tamales não uma refeição e sim uma espécie de pamonha.

E não deixe de ler o artigo até o fim porque vamos citar as bebidas também, como daiquiri e mojito. Saiba tudo.

Os peixes e os mariscos

Saindo um pouco do prato principal, considere que a culinária de Cuba envolve também os peixes. Assim, há uma grande riqueza e fartura de frutos do mar. Entre eles, a lagosta, o camarão, os pescados, os mariscos. Tudo fresco e servido na hora.

Sendo assim, por lá, muito se fala sobre a paella cubana. Logo, nada mais é do que uma versão do prato espanhol. Ele se parece com um risoto. Mas, saiba que esse “excesso” de comida marinha não se diz com a realidade do que vem da terra, como legumes e verduras.

Um bom exemplo é a vianda frita (a nossa banana frita). Ela é muito comum em praticamente todos os pratos do país todo. Assim, pode vir com saladas de pepino, tomate e alface. Mas, considere que não é comum por lá, ok?

Os pães

Aqui a gente tem uma curiosidade. Saiba que todo cubano tem direito a um pão por dia que sai por um preço simbólico de CUP 0,05. Se for comprar um próximo pão, o valor sobre para CUP 1. Logo, é uma medida do governo.

Ainda falando de padaria, considere que um dos alimentos mais comuns lá é a tortica. Esse é um tipo de biscoito amanteigado que é feito de milho ou de trigo. Ele também tem o valor de CUP 1. Mas, há um problema.

Os brasileiros que visitam as padarias cubanas dizem que elas não são nada higiênicas. Assim, comentam que “as mesmas mãos que pegam os pães recebem o dinheiro, sem qualquer proteção”. Então, fica a dica.

Os doces e as sobremesas

Fugindo um pouco das padarias, mas não dos doces, vamos falar das sobremesas também. Entre os mais famosos de lá estão os nossos preferidos também. Por exemplo, temos os pudins (com sabor industrializado) e o flan (como o nosso pudim de leite).

Também se fala muito sobre o chivicho, que é uma espécie de massa frita, como de um pastel. Porém, ela vem coberta com açúcar. E para fechar a lista dos doces, considere que o sorvete tem um gosto bastante atrativo para brasileiros.

O mojito

Como o assunto de hoje é para falar sobre a culinária de Cuba, vamos falar também do mojito, que é uma bebida típica. Afinal, o rum é a bebida nacional e que permite a produção de vários drinques. O mojito é o mais tradicional deles, nascido nas ruas de Havana.

Além dele, também temos o daiquiri. Essas bebidas estão à venda em praticamente todos os pontos comerciais da cidade, como bares. Logo, dá para experimentar uma das bebidas por nada menos do que CUC 5. Lembrando que as refeições acontecem até as 23 horas.

Brevemente, vamos falar das principais bebidas alcoólicas:

  • Mojito – é feita a base de rum e parece com a nossa caipirinha, com hortelã
  • Daiquiri – tem várias versões. Geralmente, usa rum, suco de limão e açúcar
  • Piña colada – é a base de rum, com leite de coco, suco de abacaxi e açúcar

E já que falamos das bebidas, saiba que as cervejas mais famosas de lá são: Cristal e Bucanero. A primeira é leve, ideal para beber na praia. A outra é bem mais forte e encorpada. Sem falar que toda a linha da Coca-Cola pode ser encontrada em Cuba.

O que são os paladares?

culinária de Cuba
Ropa Vieja is a classic Cuban stew of shredded beef, served here with white rice and fried plantains.

Se você vai viajar para Cuba nos próximos dias pode ser que ouça falar dos paladares. Eles são restaurantes que ficam em casas particulares. Assim, acabam sendo mais informais, mais simples, mais originais e até mesmo mais baratos.

Você também pode se interessar por ler essa matéria, de ontem: “Veja como alugar carro em um passeio em Cuba

Um bom exemplo é um prato que é feito na cozinha de uma moradora. Ela serve arroz, feijão, salada de reponho, banana e bistec (carne de porco frita em forma de bife). O preço não supera CUC 3, o que é raro de encontrar em outros restaurantes.