Nubank ensina como controlar o cartão de crédito fora do país

O hábito de controlar o cartão é muito saudável para a vida de todo mundo. Agora, controlar o cartão de crédito fora do país se torna ainda mais importante porque a viagem internacional pode mudar algumas coisas nesse controle.

Sendo assim, se vai passar um tempo fora de casa em outra nação ou se está de mudança definitiva para outra cultura, considere o uso do cartão de crédito. Aliás, mais do que isso, considere o controle sobre esse produto financeiro tão importante.

O próprio Nubank criou um conteúdo explicando qual é o melhor jeito de fazer esse controle. E a gente vai reproduzir parte dele nas próximas linhas, acompanhe.

Agora, antes de tudo é bom que você saiba que o uso do cartão no exterior gera o pagamento de impostos, que aqui no Brasil é conhecido como IOF. Portanto, nada melhor do que ter também outras opções de pagamentos, como o dinheiro em espécie.

O cartão de crédito fora do país

A primeira coisa que você tem que saber é que o cartão de crédito Nubank é internacional, da bandeira Mastercard e pode ser usado em outros países. No entanto, para isso, é preciso habilitar a função no “Aviso Viagem”.

Essa função fica disponível dentro do aplicativo gratuito. E é simplesmente para fazer com que o seu cartão se torne viável e usável em outros países.

Agora, leve em conta que isso é bom porque o cartão é aceito em milhões de estabelecimentos ao redor do mundo. E ativando o seu aviso viagem você evita dores de cabeça e problemas nas compras internacionais.

No entanto, mesmo sendo tão simples, ainda assim, o assunto pode causar dúvidas. Inclusive, quando tem a ver com controlar o cartão de crédito fora do país. E, por isso, criamos todos os tópicos abaixo, com informações da Nubank. Confira.

Dá para usar a NuConta fora do país?

A NuConta também pode ser usada fora do país. Isso se você tiver um CPF que seja válido e não for definitivamente para outro país, ser residente de lá por tempo indeterminado. A ideia de fazer uma viagem ao exterior permite o uso da conta normalmente.

Agora, o que o Nubank recomenda é que todo cliente tenha conta em um banco nacional para fazer as TEDs para a conta Nu ou para pagar os boletos de depósitos e movimentar a NuConta.

Até mesmo porque essa conta é digital e gratuita e você não paga nada para tê-la. Mesmo que fique um tempo sem usar, você não terá custos e não há motivos, assim sendo, para cancelar a conta da Nubank.

Leia Também5 principais cartões de crédito com milhas aéreas!

Como pagar a fatura do cartão no exterior?

Essa sim é a nossa primeira dica sobre como controlar o cartão de crédito fora do país e que vai te ajudar muito.

O assunto da fatura do cartão sempre causa dúvidas. Mas, no Nubank isso é bem simples de ser resolvido. O boleto pode ser pago pelo internet banking até o vencimento. Então, aqui não tem erros.

Mas, se você passar dessa data e deixar o boleto vencer, aí tem outra alternativa. Que é justamente gerar um novo boleto pelo aplicativo para que a data seja atualizada e os juros também. Assim, o novo boleto terá validade de 2 dias úteis e poderá ser pago pelo internet banking, também.

O pagamento precisa ser feito em Real

A grande questão que se deve considerar é que os boletos Nubank só podem ser pagos em reais. Portanto, você tem que ter uma conta do Brasil no seu app, sendo que não dá para usar outro banco de outra moeda, que não a nossa.

O Nubank traz uma ideia para quem está com problemas com isso. “Uma opção é pedir para algum amigo do Brasil efetuar o pagamento por uma conta local”. Aí, depois, você transfere o dinheiro para ele.

Como usar o cartão no exterior?

 controlar o cartão de crédito fora do país

Se você ativou a função para usar o cartão no exterior, então, aqui não tem muito segredo, não. Você pode fazer a sua compra e pagar com o cartão internacional Nubank, sendo que é preciso verificar se o estabelecimento aceita a bandeira Mastercard.

Uma boa dica é evitar comprar por impulso ou fazer contas muitas altas e parcelamentos muito longos. Isso porque as contas vão vir nos próximos meses e o atraso ou parcelamento delas podem trazer juros e multas.

Faça uso inteligente do cartão

A dica é usar o cartão com sabedoria e isso inclui fazer as contas para que os pagamentos das faturas sejam feitos até os dias dos vencimentos.

Também é importante considerar que o uso do cartão de crédito no exterior tem a cobrança do IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras. Portanto, também é inteligente levar parte do dinheiro em espécie.

Assim, mesmo que pague pela cotação da moeda, o valor pode ser menor do que esse imposto. Por outro lado, o cartão sempre é uma forma segura de ter dinheiro para custear compras. Então, o Nubank se torna uma opção confiável para ter no bolso e na carteira em viagens ao exterior.

Estrangeiro também pode ter o cartão?

Uma última dúvida sobre o cartão de crédito Nubank e o exterior é sobre a possibilidade de um estrangeiro ter o cartão. E a resposta é positiva, porém, com alguns detalhes.

Primeiro que vai ser preciso apresentar documentos pessoais, como CNH, RG ou RNE, que é o Registro Nacional de Estrangeiros. Portanto, passaporte e carteira de trabalho não são aceitos.

É preciso ter alguns dados brasileiros

Aí, outro detalhe é que o sistema Nubank aprova apenas quem tem telefones e endereços nacionais, isto é, aqui do Brasil. Por isso, é preciso estar residindo aqui.

E o restante do procedimento é normal: para solicitar o cartão é preciso instalar o aplicativo no celular e seguir o passo a passo que é indicado nele.

Os custos de usar o cartão de crédito fora do país

Por último, um ponto bastante importante é considerar os custos de usar um cartão de crédito em outros países. A primeira coisa a se pensar é que a Nubank cobra o dólar referencial de PTAX Venda e mais 4%. Sendo essa taxa fixa.

Além disso, tem o IOF, que é o Imposto sobre Operações Financeiras, que também é fixado. O valor dele é de 6,38%. Agora, além disso, é preciso ter alguns cuidados para evitar o atraso no pagamento das parcelas da fatura. E evitar também o parcelamento da fatura.

Outros custos e programa de pontos do cartão

Isso porque a Nu Pagamentos AS, que fica na Rua Capote Valente 39, em São Paulo (SP) também tem custos de juros para esse tipo de serviço. Os juros do rotativo parte de 2,75% ao mês enquanto que os juros de parcelamento da fatura parte de 0,99% ao mês.

Ainda tem os 2% da multa por atraso. E vale comentar que, para quem viaja, o programa Rewards pode ser uma ótima ideia. Mas, ele também tem o seu custo, que é de 12 parcelas de R$ 19 ou R$ 190 à vista. Essa é a anuidade do cartão para o programa Rewards.

Entre em contato com a Nubank

Ficou com dúvidas sobre as tarifas e taxas? Faz o seguinte: entra em contato com a Nubank através de um dos canais de atendimento disponíveis. Tem o site oficial, assim como o telefone gratuito (0800-591-2117) e o endereço de e-mail (meajuda@nubank.com.br).