3 formas de abrir uma conta sem taxas e economizar dinheiro

Você também é do tipo de pessoa que odeia ter que pagar taxas bancárias? Ainda mais quando é apenas para “fazer a manutenção da conta corrente”, não é mesmo? Só que hoje em dia a gente tem alternativas.

Afinal, existem muitas maneiras de abrir uma conta corrente sem taxas. E nós listamos as 3 principais. Inclusive, são formas totalmente dentro da lei e que podem ser feitas em instituições financeiras responsáveis e registradas no Banco Central.

Por isso, além de ficar gastando dinheiro com as mensalidades da conta, comece a pensar sobre economizar esse dinheiro para fazer viagens cada vez mais incríveis. Mesmo porque o custo de uma conta no país, ao ano, passa dos R$ 300, né.

1 – A conta salário

A conta salário é o tipo de conta que é mais conhecido aqui no Brasil. Isso porque antes as empresas “obrigavam” as pessoas a abrirem contas em determinados bancos que tinham parceria com tal empresa.

Aí, a conta salário era uma espécie de conta que servia apenas para receber o salário. O cliente tinha direito à alguns saques por mês, mas não podia fazer muitas movimentações com ela.

Hoje em dia, essas contas ainda existem e muitos bancos fazem a abertura delas para novos clientes. No entanto, elas, aos poucos, estão sendo substituídas pelas duas opções que listamos a seguir.

Confira mais da conta essencial e da conta digital antes de cogitar abri a sua conta salário.

2 – A conta essencial

A conta essencial também vem de grandes bancos e é muito parecida com a conta salário. A diferença é que ela não está atrelada ao salário de uma pessoa. Mas, ela também é gratuita.

Porém, como lado negativado dessa história é que, assim como a conta salário, ela também é restrita de muitos serviços.

Então, na prática, isso quer dizer que a pessoa tem aí o direito a fazer 4 saques no mês sem custos e também 2 transferências gratuitas, mas apenas para contas do mesmo banco. E apenas isso. O restante é cobrado em tarifas.

Com essas cobranças, a conta essencial acaba sendo, exatamente, essencial e nada mais. Não traz muitas vantagens para quem precisa de uma conta corrente para movimentações, com pagamentos, saldos, saques, consultas, etc.

3 – A conta digital

Por último, a opção que tem sido a melhor para muita gente é a conta digital. inclusive, para quem viaja ou tem planos para viajar e não quer ter aquele gasto enorme com as tarifas bancárias.

Isso porque as contas digitais são gratuitas e tem muitos serviços que são grátis também, como saques, saldos, extratos, TEDs (que são transferências eletrônicas) e outros. A dica é conferir isso no seu banco digital.

E, para terminar, saiba que atualmente existem vários bancos digitais que possuem tais contas correntes gratuitas, como o banco Inter, o Nubank e o Neon. Eles são certificados pelo Banco Central e também são confiáveis, como os bancos tradicionais.

Inclusive, por essas empresas dá para solicitar o cartão de crédito sem anuidade. Agora, tanto o pedido de abertura da conta como do cartão passa por análise de crédito. Saiba mais nas páginas de cada uma dessas empresas.