Veja como fazer conexões gratuitas para conhecer outros países

A possibilidade de fazer a conexão de um voo em um lugar estratégia para adicionar ao currículo mais um país a ser conhecido não é mais um sonho. E sim, uma realidade. O procedimento é chamado de Stopover e costuma funcionar muito bem.

Por exemplo, você pode comprar uma única passagem para o seu destino final. E, se houver o Stopover, você pode fazer uma conexão em outro país internacional sem ter que pagar nada a mais por isso.

Mesmo que não seja um procedimento realizado pelas companhias aéreas nacionais, saiba que as linhas aéreas internacionais fazem isso com bastante frequência. Descubra mais sobre a prática do Stopover.

A Prática do Stopover

Essa é uma prática comum em companhias aéreas internacionais, como a TAP, de Portugal.

Para se ter uma ideia, a companhia possui voos internacionais para a França onde permite as conexões em Portugal. Para um brasileiro que compra essa passagem, a ideia é simples: aproveitar os dois destinos pagando uma única passagem aérea.

Então, dá para ir para o destino final, que é a França. Mas, no meio tempo, na conexão, ficar hospedado em Portugal.

O que é preciso considerar são algumas condições desse tipo de procedimento. Por exemplo, uma conexão como essa nunca deve durar mais do que 1 dia. Portanto, a sua estadia em Portugal será para apenas uma noite nesse caso citado.

A Compra da Passagem

Para que você possa visitar dois lugares internacionais pagando uma passagem, no procedimento do Stopover, o ideal é que saiba disso antes de comprar a sua passagem.

Por isso, mesmo que aproveite as promoções de passagens aéreas em várias linhas aéreas internacionais, o recomendável é que você procure saber sobre o Stopover.

Para você que ainda não sabe, as passagens aéreas que tem paradas obrigatórias (conexões) podem ser baratas. Por isso, é que elas costumam ser vendidas de forma promocional.

E aí é que dá para aproveitar para curtir o novo destino.

Na hora de procurar por essas passagens, tente ver os pontos estratégicos que são permitidos. Por exemplo, uma viagem que passa pelos Estados Unidos pode permitir conexões em Miami, Nova Iorque ou Los Angeles, por exemplo.

Os Cuidados com o Stopover

Como falamos, para que tudo dê realmente certo, é necessário se planejar para a viagem. E isso envolve a compra das passagens aéreas que tem esse procedimento, já que nem todas as companhias permitem ou faze conexões.

Outra coisa é sobre as bagagens. Por ser uma conexão de 1 dia, na maioria das vezes, saiba que a sua bagagem chegará ao destino final e você não poderá retirar ela durante a conexão. Em alguns casos, até que pode, mas isso tem um custo.

A dica é sempre deixar os documentos pessoais e itens necessários na mala de mão.

Outro cuidado tem a ver com as regras das alfândegas. Por exemplo, se você vai parar em uma conexão e quer comprar tudo o que vê pela frente, saiba que pode não passar no limite de valor que se pode gastar nessas viagens.

Então, considere também isso para evitar dores de cabeça.