Comprar passagens online é seguro? 3 dicas para não cair em golpes!

Na verdade, comprar qualquer coisa pela internet nunca foi tão seguro como é atualmente! As empresas investem cada vez mais em recursos de proteção, como sistemas antifraude e as ferramentas de segurança dos navegadores estão cada vez mais eficientes.

Portanto, você pode comprar passagens online sem cair em golpes. Agora, claro que é preciso ter cuidado para que isso não aconteça. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Os cuidados!

Nós não podemos esquecer que se trata de uma compra em um ambiente virtual, onde é muito fácil ser enganado e que é cheio pessoas mal intencionadas.

Então, é preciso tomar alguns cuidados para evitar fraudes e golpes.

Além disso, é necessário procurar conhecer a qualidade do serviço prestado porque uma passagem aérea não é como um produto qualquer, que você compra e apenas espera chegar em casa.

Há uma série de questões envolvidas.

A seguir, você confere algumas dicas para comprar passagens aéreas pela internet com total segurança. Continue acompanhando.

1 – Pesquisa antes de escolher uma loja

Antes de escolher determinada loja para comprar suas passagens aéreas, faça uma pesquisa profunda para conhecer melhor quais são as mais conhecidas, confiáveis e que têm uma certa reputação no mercado.

Muitas pessoas, ao pesquisar as passagens para comprar, acabam entrando no primeiro site que aparece ou se deixam levar por preços baixos, o que é extremamente perigoso.

Isso porque a quantidade de sites fraudulentos na internet é gigantesca e as chances de se cair em um golpe ou ter o cartão clonado assim são enormes.

Por isso, pesquise bem antes de escolher determinada loja.

O ideal é sempre optar pelas mais conhecidas, com mais reputação no mercado, embora os preços geralmente sejam mais altos.

2 – Questões de segurança

Depois de escolher determinada loja para comprar suas passagens aéreas ainda é preciso conferir se ela é realmente segura e confiável.

Principalmente se for uma loja menos conhecida, com aquele preço imperdível do tíquete aéreo que você não pode perder.

E para isso, você tem diversos recursos ao seu favor.

O principal deles é o certificado SSL, aquele “cadeado” verde que aparece logo antes da URL do site, um protocolo de segurança que garante que todas as informações colocadas naquele site estarão protegidas.

Outra dica básica para conferir se a loja é segura, é conferir se há um número CNPJ visível na página principal ou no rodapé do site.

Isso indica que por trás daquela loja virtual existe uma empresa séria, o que diminui as chances de que seja um sistema fraudulento.

Se houver dúvidas, pesquise pelo número no site da Receita Federal.

Por fim, veja se no site da loja virtual escolhida consta o seu endereço físico. Este é outro indicador de que não se trata de um sistema fraudulento.

3 – Opinião de outras pessoas

Uma loja virtual pode ser completamente segura, mas ao mesmo tempo prestar um péssimo serviço, com marcações erradas, alterações de preços de última hora e diversos outros problemas que podem acabar com sua viagem.

Por isso, é preciso procurar conhecer, também, como é o serviço prestado.

E para isso, nada melhor do que a opinião de quem já comprou não é mesmo? Um ótimo lugar para se ter acesso a essa informação é no Reclame Aqui.

A nota da loja por lá é um ótimo indicador da qualidade dos serviços que ela presta.

Você também pode acessar fóruns de discussão, redes sociais ou até mesmo entrar em contato pessoalmente com quem já comprou.