7 dicas para comprar passagens aéreas na última hora!

Seja qual for a razão para voar de última hora, comprar passagens de última hora pode ser difícil. Mas, não é impossível.

A boa notícia é que com um pouquinho de flexibilidade e algumas dicas tem como comprar esses tíquetes para não precisar cancelar a sua viagem. E nem mesmo precisar estourar o orçamento.

1 – Tenha paciência para pesquisar

A primeira dica é pesquise. Quanto mais combinações de voos você puder pesquisar, maior vai ser a sua chance de encontrar passagem aérea em promoção ou uma boa oferta.

Mas, se você não tem tempo para ficar procurando essas ofertas, existe um site que pode fazer o trabalho pesado para você. É o Kayak.

Nele, você encontra a ferramenta “Explore”, onde você vai inserir o seu aeroporto de destino, o orçamento e a data da viagem e em alguns segundos já são disponibilizadas todas as opções de passagens aéreas em um mapa interativo.

Para ajudar ainda mais, dá para filtrar algumas opções.

Você pode selecionar o tipo de viagem que você está querendo fazer e a partir de uma lista de categorias, você vai ver os melhores destinos, para, por exemplo, viajar a dois, viajar sozinho ou com a família inteira.

2 – Saia do óbvio

Uma ótima dica para conseguir uma passagem de última hora é fugir daqueles voos que a maioria está querendo.

Se você mora em Cascavel no Paraná e quer conhecer Salvador, vale a pena pegar um voo para Feira de Santana e depois, explorar o estado da Bahia.

A probabilidade de encontrar uma passagem aérea de última hora é maior.

3 – Fuja de datas comemorativas

É claro que Natal, Ano-novo e Carnaval, fica impossível conseguir voos em cima da hora.

E em épocas escolares de férias aqui no Brasil, a possibilidade de encontrar uma passagem aérea de última hora varia de acordo com o país que você queira viajar.

4 – No dia certo

Uma dica interessante é que em datas comemorativas, para você conseguir uma passagem aérea, experimente voar exatamente no dia do feriado, quando, de fato menos pessoas estão dispostas a viajar.

Numa pesquisa de uma companhia aérea do estado de São Paulo, do dia 21 ao dia 24 de dezembro do ano passado, cerca de 15 mil passagens aéreas foram vendidas nestes 4 dias.

Uma média de 3.250 pessoas viajando por dia, para mais de 50 destinos diferentes.

Já no dia 25 de dezembro do mesmo ano, apenas 131 pessoas compraram passagens aéreas para os mesmos destinos e em alguns casos, não houve voos para algumas localidades, por falta de demanda.

Isso não é realmente uma dica interessante, não?

5 – Evite alguns dias

Segundas, sextas, sábados e domingos! Nestes dias, os voos tendem a ser mais lotados, principalmente nos horários ditos comerciais.

Então, uma boa dica é pesquisar voos que saem no meio da semana, principalmente às quartas-feiras.

6 – Horários

A melhor dica é o primeiro e o último voo do dia.

Não é todo mundo que escolhe viajar no amanhecer ou na madrugada, então a chance de encontrar uma passagem aérea mais barata na chamada opção “antissocial” é um pouquinho maior.

7 – Escala

Se a sua intenção for fazer um voo de longa duração e está quase impossível encontrar um voo com um preço mais acessível, não desconsidere fazer uma viagem com duas ou três escalas.

Isso vai, além de aumentar as suas opções de rotas, mas sempre significa uma pequena economia na hora da compra da passagem.