Aprenda como viajar gastando pouco em 3 passos

Atualmente, fazer uma viagem de férias não é algo impossível ou luxuoso, como era antigamente. Mais do que isso, dá até para viajar para outros países. Mas, a pergunta que se faz é como viajar gastando pouco. A ideia deste conteúdo é responder tal questão.

Até mesmo porque uma viagem, independente de qual ela seja, não precisa ser cara. Dá para viajar em família, viajar nas férias, viajar para a Disney sem ter que gastar uma fortuna. Inclusive, existem ótimas alternativas que permitem isso.

Se você procurar aqui no blog vai ver que tem várias dicas para fazer uma viagem econômica. E isso inclui a pesquisa de passagens aéreas mais baratas e em promoção até mesmo a busca por hospedagens com ótimos custo-benefício.

No entanto, o conteúdo de hoje não é para dar essas dicas. O nosso foco é mostrar como, em apenas 3 passos, você pode viajar gastando pouco em qualquer época do ano e para qualquer motivação que você tem. Está preparado para aprender? Vamos nessa!

1 – O CONTROLE FINANCEIRO

A primeira dica é você ter um bom controle financeiro. Isso quer dizer que não importa quanto você ganhe mensalmente porque ainda que o seu salário seja baixo, saiba que o grande diferencial é saber separar uma parte disso para as viagens.

Os maiores investidores do mundo sempre dizem que não importa o quanto você ganha, mas sim o quanto você gasta. Por isso, ainda que você tenha o rendimento de 1 salário mínimo, considere guardar ao menos 10% do todo para o seu objetivo, que pode ser a viagem.

Mas, calma lá. Temos aqui nesse início de tópico muitas informações importantes que não podem passar despercebidas. Uma coisa é que você tem que ter um bom controle financeiro e outra é que tem que separar uma parte do salário para viagens.

Então, com fazer tudo isso sem sofrer? A anotação dos gastos é o que vai ser o seu grande diferencial para conseguir alcançar o objetivo final.

Anote os gastos!

Por isso, considere a importância de criar uma planilha financeira ou usar um aplicativo de celular para anotar todos os gastos. É bem provável que você comece a notar que tem muito consumo ali que poderia ser evitado. Inclusive, dá até para reduzir custos com serviços.

Mas, a dica é que você anote tudo mesmo: isso inclui o cafezinho da padaria, a cerveja do final de semana, a pizza da sexta-feira à noite, etc. No fim das contas, você tem que dar um jeito de gastar menos do que ganha e ainda tirar os 10% para viagens. Ok?

2 – O INVESTIMENTO FINANCEIRO

Você já ouviu falar que dinheiro na mão é vendaval, né? Então, saiba que mesmo que você seja alguém super consciente dos seus gastos, na hora de aprender como viajar gastando pouco você vai ter que criar uma conta e um investimento para esse objetivo.

Leia Também – Peixe Urbano: como encontrar pacotes de viagens em promoção

Assim sendo, o que mais se recomenda é ter uma conta em uma corretora de investimentos. O motivo é que lá você encontra todo tipo de aplicação que você poderia fazer. Nos bancos, essas opções são bem mais restritas.

E independente se for a XP Investimentos, a Genial Investimentos, a Clear Corretora, a Spinelli, qualquer uma. O fato é que você deve ter um ativo que vá potencializar o recurso que você está juntando. Nesse caso, a dica é você se atentar ao tipo de aplicação que está fazendo.

Isso porque você vai fazer em alguma época, certo? Então, o seu investimento não poderá ser pensado no longo prazo. Mas, dá para considerar um investimento para daqui 2 anos, por exemplo, não é? O Tesouro Prefixado 2026 não serve, mas um CDB com liquidez diária sim.

A escolha do investimento!

A boa notícia é que ninguém precisa fazer essa escolha sozinho. Por isso, a importância de estar em uma corretora de investimentos. Nela, a equipe vai te ajudar a determinar o melhor ativo para o seu perfil e para o seu objetivo. E mesmo que você não conheça nada de investimentos, saiba que dá para fazer uma boa escolha.

3 – A RENDA EXTRA

 

como viajar gastando pouco

O último tópico deste conteúdo é para falar que na hora de aprender como viajar gastando pouco você vai notar que quase sempre o orçamento financeiro fica apertado demais para conseguir guardar aquele valor de 10% do salário.

Além do mais, se a sua renda mensal for baixa, você pode demorar bastante tempo para atingir o seu objetivo. Para esses casos, uma dica é você encontrar formas de ganhar dinheiro extra. Mas, é supra importante que você saiba o que fazer com tal renda extra, né.

Sendo assim, é conveniente que você faça bicos de garçom, atue escrevendo textos para web no final de semana ou faça qualquer trabalho extra para receber essa grana. Depois, faça aportes mensais na sua aplicação. É assim que o seu dinheiro vai se potencializar.

Lucro sobre lucro!

Se você não entendeu porque esses aportes são importantes, saiba que todo investimento funciona no formato lucro sobre lucro. Assim, vamos supor que o seu ativo renda 1% ao mês. Então, você terá o rendimento sobre o que aplicar.

Mas, no próximo mês terá o rendimento sobre o que aplicou e sobre o que já rendeu antes, entendeu? O dinheiro sempre rende sobre o que você tem investido e não sobre o que você já colocou lá, entendeu? Isso é ótimo para quem investe.

Dessa forma, considere que você pode chegar ao ponto de ter rendimentos tão alto que eles podem ser maiores do que os seus aportes, já pensou nisso? É só fazer as contas e começar a juntar dinheiro (e investir, claro) para alcançar o seu objetivo da viagem.