Aprenda como tirar o passaporte brasileiro na Polícia Federal

Você está com dúvidas sobre como tirar o passaporte brasileiro? Fique tranquilo porque essa é uma dúvida comum de muita gente. Mas, a boa notícia é que é mais simples do que parece. Abaixo, a gente vai trazer os pontos mais importantes sobre o assunto.

A gente já tinha feito uma matéria sobre qual é o passo a passo para tirar um passaporte brasileiro. E nessa matéria a gente citou os passos mais importantes para conseguir o documento, que é importante para viagens internacionais.

Só que muita gente ficou com dúvidas e solicitou algumas questões mais aprofundadas. Por isso, a gente criou este novo conteúdo. A ideia, a princípio, é a mesma. Só que o nosso intuito é reservar mais espaços para falar mais sobre cada uma das etapas.

Sendo que as etapas criadas no artigo anterior e que serão citadas agora são praticamente as mesmas. Exceto com algumas poucas alterações. Para relembrar, saiba que em 2017 houve mudanças no processo de solicitação do passaporte brasileiro, por isso, a matéria é tão importante.

Ah, e sobre os passos que vamos trazer estão: a documentação, a solicitação, a taxa de emissão e o comparecimento ao posto policial. A diferença é que agora vamos trazer mais detalhes. Continue lendo para saber tudo sobre como tirar o passaporte brasileiro.

E se quiser ler a matéria inicial que publicamos sobre o assunto, clique aqui.

Os documentos

O interessado em tirar o passaporte de brasileiro tem que considerar que vai ser preciso apresentar documentos pessoais oficiais no processo. Então, o mais usado é ainda o RG. Só que também é solicitado o CPF, que pode ser substituído pela CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Agora, vem alguns detalhes. Se a pessoa tiver um passaporte antigo, ele também pode ser apresentado como documento oficial. E também será preciso apresentar a GRU (vamos falar dele no próximo tópico).

Outra novidade é que a partir de 2017 tornou-se obrigatória a consulta junto ao serviço militar e a quitação eleitoral. Isso é feito online lá no posto que você vai no final do processo, mas saiba que é preciso estar em dia e de acordo com essas situações também.

A GRU (Guia de Recolhimento da União)

Esse é o próximo passo para tirar o passaporte brasileiro. E aqui vai ser preciso entrar no site da Polícia Federal. Isso porque é lá que está o formulário para preenchimento, ou melhor, a GRU. Essa é uma guia de pagamento para ter o documento. Atualmente, o valor é de pouco mais de R$ 250.

Nessa página o interessado tem que preencher dados pessoais e de contato. Sendo que também é por aqui que será indicado o caminho mais próximo para ir até um DPF (Departamento de Polícia Federal), isto é, um posto de atendimento.

Agora, uma coisa a mais que a gente vai dizer é sobre a renovação do passaporte. Para quem vai renovar, o processo é o mesmo, inclusive, nesse acesso ao site da Polícia. Assim como também será preciso a visita até um posto de atendimento.

O atendimento

Seguindo a ordem correta, temos agora a sua ida até o posto policial para levar os documentos, que citamos no início do passo a passo. Lembrando que no passo anterior você agendou a visita também. E é preciso cumprir esse horário de agendamento.

O ideal, inclusive, é levar o boleto e o comprovante do pagamento dele. No posto de atendimento, além de todo recolhimento das informações e dos documentos, também será feita uma fotografia no formato 3×4. Por isso, que essa foto não é necessária de ser levada.

Para quem vai renovar o passaporte é obrigatório estar com o passaporte antigo. O motivo é que a Polícia Federal vai carimbar ele com os dizeres de “passaporte cancelado”.

E o atendimento, de modo geral, é breve. Assim, se tudo estiver de acordo com as orientações da Polícia, o interessado vai marcar uma data para a retirada do novo documento. Para os mais ansiosos, dá para acompanhar o processo pelo site. E a dica é guardar o protocolo de atendimento.

A retirada

Para finalizar o processo sobre como tirar o passaporte brasileiro, a última dica é sobre a retirada do documento. No atendimento até o posto, o interessado vai pegar um protocolo e pode consultar o processo. Sendo que após o documento estar pronto, resta retirar ele.

De modo geral, o passaporte para brasileiros fica pronto após 1 semana do atendimento no posto policial.

O detalhe aqui é que ele estará disponível apenas para o titular e tem que ser entregue pessoalmente. A retirada acontece em horários de atendimento de cada posto e para isso é preciso apresentar o documento oficial com foto, o mesmo usado no requerimento.

Bônus – países que não exigem passaporte

A gente também já fez aqui uma matéria de países que não exigem o passaporte de brasileiros. Por isso, se o seu documento ainda não ficou pronto ou se você não quer gastar dinheiro com isso agora, saiba que há alternativas para a sua viagem internacional.

As principais opções são os nossos países vizinhos. Isso porque eles fazem parte do Mercosul e permite que países da América do Sul, especialmente, viagem livremente. Dessa forma, a nossa lista se iniciou com um dos nossos vizinhos mais queridos, a Argentina.

E olha que por lá não se tem apenas a capital Buenos Aires. Dá para considerar cidades como Mendonza, Bariloche e a Patagônia. Isso porque nem falamos do churrasco ou dos vinhos, né. Para conhecer as outras opções de países para viajar sem passaporte, leia a matéria na íntegra:

5 países no exterior para viajar sem passaporte!