Aprenda como se legalizar na Bélgica com um dos 4 vistos

Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, atualmente há 48 mil brasileiros que vivem na Bélgica. A maioria está em Saint-Gilles, Anderlecht e Fores de Bruxelas. E isso tudo começou com o Golpe Militar de 1964 aqui no país. Mas, hoje há como se legalizar na Bélgica a partir da emissão de vistos, o que é bem mais fácil.

Abaixo, nós vamos indicar os 4 tipos de vistos que existem para quem quer para a Bélgica para passar uns bons dias, além dos 90 que o turismo permite.

Curiosamente, saiba que não são apenas brasileiros que querem se mudar para o país belgo e morar em cidades como Bruxelas, viu. Um estudo recente mostrou que imigrantes que vão morar lá são 25% da população. Logo, a cada ano são 150 mil pessoas que se mudam para lá.

Os vistos que existem para morar na Bélgica

Saber como se legalizar na Bélgica é simples: você precisa ter um visto. Agora, de qual visto estamos falando? Na verdade, atualmente existem 4 deles. O de estudante, de trabalho, de familiar (casamento) e o de residente. A gente vai explicar cada um deles agora.

1 – Visto de Estudante

O visto de estudante é o mais conhecido entre todas as opções que atualmente estão disponíveis. Além disso, também é o mais fácil de conseguir – isso se você realmente vai estudar na Bélgica, obviamente.

Então, considere que ele tem que ser solicitado no país de origem. No caso, aqui no Brasil. Para ter a aprovação, você terá que apresentar todos os documentos exigidos. Como aqueles que comprovam a matrícula em um curso na Bélgica.

Também é preciso comprovar a renda (como você vai sobreviver lá) e o tempo de permanência com base no tempo de estudo, claro. O seguro de saúde também é obrigatório.

Esse visto de estudante para morar na Bélgica vale por 12 meses e pode ser renovado. Portanto, é um visto temporário. O lado bom é que além dos estudos, ele também permite que o brasileiro trabalhe no país por até 20 horas semanais. Saiba mais no site da Embaixada.

2 – Visto de Trabalho

O próximo visto para morar na Bélgica também é conhecido, que é o de trabalho. É um dos mais comuns entre os brasileiros que vão para lá. Nessa situação, o que acontece é que a empresa é quem dá entrada nos documentos. Então, para o viajante fica mais fácil.

No entanto, há um ponto complicado. É que o empregador tem que comprovar que não encontrou profissional belga para atuar na função desejada. Bem, se o funcionário da empresa conseguir ir para lá, nessas condições, ele terá o visto tipo A.

Ele precisa ser renovado todos os anos. Assim, após 5 anos de renovação também dá para pedir o visto tipo B, que permite morar na Bélgica de forma permanente.

3 – Visto de Casamento

A próxima alternativa que responde como se legalizar na Bélgica tem a ver com o visto de casamento ou de reagrupamento familiar. Esse caso é um pouco menos comum, ainda assim não é complicado de conseguir. Para tê-lo, no entanto, é preciso seguir as regras.

Por exemplo, quem é casado com algum belga tem direito. Ou também quem se mudou para a Bélgica para trabalhar ou estudar e se uniu a uma pessoa de lá. E como isso funciona? Os agentes de imigração solicitam um documento de comprovação do relacionamento.

Mas, além disso, também exigem que você mostre o seu seguro de saúde, declaração de habitação e a de finanças. Então, se tiver condições reais de estar lá, possivelmente, o visto de casamento é aprovado.

A regra é a seguinte: quando o companheiro tem nacionalidade belga, o brasileiro consegue o visto F, que vale por 5 anos. Após isso, ele pode solicitar a cidadania belga.

4 – Visto de Residente

O último visto que temos conhecimento é o de residente de longa duração. Ele é para quem já vive na Bélgica por mais de 5 anos ininterruptos. Então, a pessoa pode pedir essa qualificação. É como se fosse um visto que substitui a nacionalidade.

Há um formulário que tem que ser preenchido para solicitar esse documento. Lembrando que quem tem o cartão azul de outro país da União Europeia também poderá acrescentar os anos vividos ali para pedir esse novo visto. Ok?

Sobre os vistos

Considere que para morar na Bélgica é preciso ter o visto. Agora, lembre-se que a Bélgica faz parte do Espaço Schengen ou do Acordo Schengen. Assim, os brasileiros ficam isentos do visto se ficarem por lá apenas por 90 dias ou menos.

como se legalizar na Bélgica

Quem vai parar morar, obviamente, vai ficar mais do que isso. O que torna o visto obrigatório. Agora, você já parou e pensou sobre o custo de vida na Bélgica? Aliás, será que vale mesmo a pena morar na Bélgica ao invés do Brasil? Nós temos matérias que respondem as perguntas.

Essas duas matérias indicadas acima são recentes, com dados atuais. Assim, é uma ótima forma de estudar essa ida para o país belgo, agora que você sabe como se legalizar na Bélgica. Além do mais, esse é um dos países mais seguros do mundo.