Como juntar dinheiro para uma viagem de fim de ano?

Não importa qual seja o motivo, economizar dinheiro é fundamental. Com uma reserva você consegue ficar tranquilo para fechar as contas do mês, viajar caso apareça algum convite inesperado, arcar com algum extra caso apareça alguma emergência como de saúde…

São muitos os motivos para você economizar e evitar gastar com bobeira.

Muita gente começa a economizar para conseguir se divertir, como é o caso da folga de fim de ano. As pessoas querem viajar, aproveitar cada segundo sem trabalhar para tirar o nervosismo do corpo. Sendo assim, como agir para conseguir uma renda extra?

1 – O relacionamento com o dinheiro

Antes de tudo é necessário repensar a sua relação com o dinheiro. Isso no sentido de que você precisa conhecer onde você gasta mais. Monte uma planilha.

Se você não sabe mexer no Excel ou em programas próprios de computador para isso, não esquenta. Pegue um bloquinho, uma caneta e mão na massa!

Escreva a renda da família, o bico que você fez, todo o dinheiro que entrou naquele mês.

Escreva também o que saiu. Onde você gastou?  Contas da casa, aulas de inglês, presente para a sogra?

Coloque exatamente tudo no papel para descobrir onde seus gastos estão sendo excedentes.

2 – A economia para o objetivo final

Com certeza, você vai ver que gastou mais com alguma coisa específica do que deveria. É aí que está o segredo do negócio. Ao invés de você gastar com esse setor, a ideia é economizar.

Então, o dinheiro que está indo para esse setor, você deve colocar na poupança. Não precisa ser na poupança de banco, se preferir, pode ser dentro do seu porquinho mesmo.

O importante é economizar. Se você, por ventura, achar que não dá para cortar nada… Então é necessário rever as prioridades.

Às vezes a gente precisa abrir mão de algumas coisas para concretizar outras.

3 – O planejamento da viagem

Planeje sua viagem de acordo com o seu orçamento.

As viagens de fim de ano costumam ser mais caras porque são no período em que a maioria das pessoas está de folga. Todo mundo quer aproveitar esses dias sem trabalho e curtir o passeio.

É a alta temporada. Os preços vão lá em cima e você paga o dobro do que normalmente pagaria em dias normais, sem ser essa época. Veja quanto vai gastar.

Se for muito caro, o ideal é deixar esse destino para depois e optar, no momento, por um mais em conta.

4 – Compre passagens aéreas mais baratas!

Decidiu o destino. Agora decida quantos dias vai ficar, quais os passeios que quer fazer, qual o valor desses passeios, quem vai com você na viagem, se vai ser necessário pagar para essa pessoa, se vai de carro ou de avião…

Responda a tudo isso e já garanta a viagem. Compre com antecedência. Deixar para a última hora só traz dor de cabeça e aumento no preço. Mas antes de comprar, pesquise.

Entre em sites, vá até agências de viagens, converse com os amigos que já foram para o local. Eles podem ter dicas preciosas que podem fazer você economizar uns bons trocados.

Caso você tenha receio de comprar com meses de antecedência, aplique o dinheiro. Ele vai fazer render bem e você só vai lucrar com isso.

Por fim, a dica principal: relaxe e divirta-se durante do o processo!