Como fazer um tour na Europa com uma única passagem (de ida e volta)

Fazer qualquer tipo de viagem exige planejamento, pesquisa e muito tempo; no caso de um Tour pela Europa com uma única passagem então… Sem um bom planejamento, aquele Tour dos sonhos pode se transformar em um terrível pesadelo.

Abaixo, trouxemos diversas dicas para que esse não seja o caso da sua viagem. Acompanhe!

Planeje com (muita) antecedência

Esse conselho é válido para qualquer viagem, nacional ou internacional, mas ganha muito mais importância quando se quer fazer um tour pela Europa com data e horário de volta já marcados no momento de saída. O ideal é começar o planejamento até uns 4 meses antes da viagem para garantir que dê tudo certo.

E planejar com antecedência também te permite economizar bastante, pois você terá mais tempo para pesquisar e esperar por promoções, além de ter a flexibilidade de ajustar as datas de saída e retorno para conseguir bons descontos.

Além do mais, com tudo bem planejado, você pode aproveitar melhor a sua viagem, sem precisar se preocupar com não ter tempo suficiente, ou não conhecer todos os lugares que queria. Mas o que inserir nesse planejamento? É o que veremos a seguir, acompanhe!

Defina o seu Tour

Defina bem quais cidades quer conhecer e quanto tempo vai passar em cada uma delas com base no tempo total da sua viagem. Se vai ficar na Europa 30 dias, por exemplo, distribua o número de dias entre os locais de forma que o total fique dentro do seu mês de viagem.

E não se esqueça de incluir o tempo com deslocamentos internos nessa equação!

Na hora de definir o seu Tour pela Europa não deixe, também, de otimizar o seu roteiro. Organize as cidades que vai conhecer seguindo uma ordem de proximidade. Se vai desembarcar em Paris, por exemplo, a próxima cidade a ser visitada (dentre as que você escolheu para conhecer) deve ser a mais próxima de lá. E assim sucessivamente.

E quando for definir o seu Tour, não deixe de pesquisar bem antes. Muitos lugares da Europa são melhores para quem vai viajar em família, enquanto outros valem mais a pena quando se está sozinho ou em casal.

Não se esqueça do deslocamento interno

Antes mesmo de sair do Brasil, você já precisa ter em mente como vai se deslocar entre as cidades lá na Europa. Existem, basicamente, 3 opções: trem, avião e ônibus. E a sua escolha vai depender de quanto tempo você dispõe, do conforto nas viagens e de quanto pode gastar.

Ir de ônibus pode ser uma boa pelos preços mais em conta, mas se os destinos forem muito longe uns dos outros, a viagem se torna cansativa e demorada. O trem é quase sempre a melhor opção pelo preço, rapidez e conforto, só não deixe para comprar as passagens em cima da hora, pois vai encontrar valores salgados.

E, para quem deseja rapidez, os aviões são, com certeza, a melhor alternativa. O grande problema é o custo que pode ser alto.

Por outro lado, existem diversas companhias aéreas low cost na Europa oferecendo preços imperdíveis, mas as diversas restrições no quesito bagagem podem ser impeditivas no caso de um Tour.

Por fim, você não precisa se restringir a um único meio de transporte para se deslocar durante toda a viagem. Você pode, e deve, buscar escolher sempre a melhor opção para um trecho ou outro.

Como economizar com a passagem

A passagem é um dos itens mais caros em qualquer viagem e para a Europa as coisas não são diferentes. Mas você pode economizar com o tempo que vai passar preso em um avião, para poder aproveitar o seu Tour com um pouco a mais no bolso e menos restrições; basta saber como.

A principal dica nesse sentido é pesquisar bastante e ir à procura de promoções e descontos. E não há melhor lugar para isso que as plataformas de passagens aéreas, como o Skyscanner. No site, basta inserir as informações da sua viagem para saber na hora quais as passagens mais baratas para o seu destino.