Como fazer um orçamento financeiro para viagens de férias?

Você trabalha o ano inteiro e espera ansiosamente pela sua folga para viajar, curtir destinos diferentes que você está morrendo de vontade de conhecer e, aí, quando as férias chegam, você está sem dinheiro para nada. Aí não dá, né?

É por isso que se planejar com antecedência é o ideal para que tudo dê certo na hora de viajar e você não passe estresse, muito menos vontade. Mas por onde começar? Quais são as principais dicas para conseguir se organizar no orçamento e fazer aquele tão sonhado passeio?

A Economia!

A primeira dica é quase uma solução: comece a economizar. Sem dinheiro guardado você não vai a lugar algum.

O ideal para conquistar seu objetivo é montar um planejamento financeiro desde bem antes de você pegar a estrada.

Anote tudo o que entra de renda na casa e tudo o que sai, desde o gasto com as contas do mês como luz, água, aluguel e condomínio, como um simples cachorro-quente no carrinho da esquina. Assim você vai conseguir ver onde está gastando mais e começar a cortar.

A Poupança!

Feito isso, esse dinheirinho que ia embora “à toa”, agora pode ir para o cofrinho. Poupe algum dinheiro. Bom seria se fosse em torno de 10% da renda total da família.

Sente na cadeira, pegue um bloquinho e analise a viagem. Antes de tudo, escolha um destino. É difícil, são vários e muitas pessoas acabam optando pelo destino justamente de acordo com o seu orçamento.

  • Vai ser uma viagem mais simples?
  • Uma viagem grande?
  • Quantas pessoas vão?
  • Cada uma vai arcar com ela mesma?

Seja como for, comece anotando os custos básicos: a hospedagem, a passagem, quanto vai de comida. Entenda os gastos e não dê um passo maior do que a perna.

Escolha algo que caiba dentro do seu dinheiro do mês.

As vantagens!

O cartão de crédito facilita muito a nossa vida e nessa hora não vai ser diferente. Muitas bandeiras oferecem programas de fidelidade que dão milhas aos usuários.

Você consegue trocar pontos acumulados por milhas aéreas e ir, “de graça”, para novos destinos. O programa ajuda nas passagens e no aluguel de veículos também, por exemplo. Como você vai planejar com antecedência a viagem…

Veja direitinho o que cada bandeira oferece e planeje pegar o seu cartão com esse único objetivo.

Além daquele dinheirão todo com passagem, hotel, passeios…

A Reserva!

Separe também uma reserva de emergência. Não é todo convênio de saúde que é aceito no país inteiro, por exemplo.

Lembre-se de que imprevistos acontecem e que você precisa estar preparado para eles.

Primeiro para dar o exemplo para a sua família e segundo porque ninguém quer passar dificuldade longe de casa, não é?

Não se descontrole e saia usando o dinheiro de emergência! Se você quiser comprar alguma coisa, esse valor precisa já estar no seu orçamento da viagem.

Nada de pegar o dinheiro de emergência e sair gastando com presentes, produtos diferentes no outlet e por aí vai.

Se você gastar o dinheiro de emergência vai precisar de mais dinheiro ainda, além do previsto, para dar conta de suprir suas necessidades caso aconteça alguma coisa. Seja esperto.